Música para gato e cachorro

Compartilhar:


Musica para gato e cachorro
Música tem poder de relaxar seu pet

Dias de final de campeonato ou de chuvas volumosas, com raios, são os mais estressantes para alguns cães e gatos. Se o barulho do foguetório ou do trovão incomoda a gente, imagina o que faz em animais com a audição muito mais sensível? Um “remédio” prático e eficaz de se ministrar é a música para gato e para cachorro!

Há uma infinidade de playlists voltadas aos ouvidos caninos e felinos em aplicativos de música como Spotify e Deezer.

E nas playlists há grande variedade de estilos: umas músicas têm barulhos de bichos, outras contêm letras. E há algumas que lembram bastante canções de ninar para bebês humanos.

Música para gato relaxante instrumental

Gatos e cães gostam de música

A maioria das playlists, porém, é composta por músicas relaxantes instrumentais. Elas têm sons da natureza, como cantos de pássaros e barulho de cachoeira e de chuva.

“Estudos apontam que as vibrações sonoras contidas nas músicas afetam diretamente o sistema límbico dos animais, que é a região do cérebro responsável pelas emoções”, diz o biólogo Luiz Roberto Lisboa, da Educação Corporativa da Cobasi.

Isso desencadeia alterações significativas nos organismos dos nossos pets. “Como na redução dos níveis de hormônios causadores de estresse, na alteração dos batimentos do coração em concordância com a frequência musical, dentre outros efeitos benéficos”, acrescenta o especialista.

E esse mesmo mecanismo funciona entre nós, humanos. Não à toa, a maioria dessas músicas voltadas para tirar o estresse de cães e gatos não é muito diferente das que as pessoas usam em sessões de meditação e de relaxamento.

Será que a música para gato e cachorro também relaxa gente?!

Ansiedade da separação

Cachorro pinscher com fone
Música ajuda a combater a ansiedade de separação

A música também ajuda a diminuir a ansiedade de separação, algo muito comum conforme as pessoas vão retomando a rotina de escritório.

Além de deixar uma peça de roupa com seu cheiro, o tutor pode deixar tocando músicas dessas playlists.

Com o tempo, o bichinho vai se distrair com o som agradável e se acalmar, chegando mesmo a “esquecer” que o tutor saiu faz algum tempo.

Outra ideia é deixar a televisão ligada. Há atualmente canais voltados aos pets, com imagens repetitivas de outros animais na natureza –tudo embalado por músicas relaxantes.

Música para gato e cachorro não deu certo? Procure um especialista

Mas atenção: se seu cão ou gato seguir estressado durante tempestades ou quando você sai de casa, mesmo com o uso de música para gato e cachorro, o auxílio de um especialista é recomendado.

“Se necessário, procure seu médico veterinário para que ele te ajude a lidar com a situação. Em alguns casos, os animais podem precisar de acompanhamento e até mesmo de medicações”, explica Lysandra Barbieri, médica veterinária da Educação Corporativa da Cobasi.

Saiba mais sobre como a música pode trazer benefícios para o seu pet:

Gostou deste texto? Leia mais em nosso blog:

Luiz Roberto Lisboa

| Atualizada em

Colaboração de Luiz Roberto Lisboa

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário