O que é ecoturismo? Principais tipos e como praticar

Compartilhar:


ecoturismo


Você sabe o que é ecoturismo e como ele funciona? Com as férias chegando não existe nada mais gostoso do que passear e aproveitar dos recursos que a natureza nos proporciona. Vamos aprender um pouco mais sobre isso. 

O que é ecoturismo?

Também conhecido como turismo da natureza ou turismo ecológico, o ecoturismo é uma modalidade de turismo focada na natureza, que se utiliza de formas sustentáveis e incentiva a sua conservação.

O ecoturismo é caracterizado por passeios e atividades que colocam as pessoas em contato direto com a natureza. Isso proporciona a elas mais vivência e aprendizados, além de apresentar formas de conservação e sustentabilidade.

Qual a importância do ecoturismo?

O ecoturismo busca trabalhar uma forma de garantir a preservação do meio ambiente através de passeios culturais por reservas naturais do meio ambiente. Portanto, para que ele seja realizado de maneira adequada, é necessário estar de acordo e respeitar as normas ambientais. 

Esta modalidade de turismo é uma importante forma de ensinar a população a respeitar a natureza e preservar os recursos naturais encontrados nas áreas visitadas. Além disso, o ecoturismo é responsável por ensinar a não poluir a natureza, não caçar e nem promover desmatamentos. 

E mais: o turismo ecológico também é capaz de promover maior contato da população com a natureza, promovendo conhecimento cultural e lazer. 

No Brasil, um dos principais pontos de ecoturismo está localizado na Ilha de Fernando de Noronha, onde são apresentados dados sobre o controle do ecossistema da região e conscientização com o meio ambiente. Além disso, para fazer o turismo ecológico nesta região, há limites de vagas e as regras costumam ser bem rígidas. 

o que é ecoturismo

Quais são as principais características dessa prática?

O ecoturismo é uma valiosa fonte de lazer e informação, capaz de proporcionar conhecimento sobre a natureza e sua preservação. Conheça algumas das principais características que o ecoturismo proporciona.

  • O ecoturismo ocorre em regiões de maior riqueza ambiental, em áreas com uma farta beleza natural e de ecossistemas. 
  • O ecoturismo busca diminuir os impactos causados pelas visitas nos locais de riqueza ambiental.
  • Promovem as práticas culturais de respeito e consciência ambiental.
  • Busca proporcionar experiências positivas para os visitantes, oferecendo maior valor cultural da região, lazer e relaxamento.
  • Utiliza os recursos financeiros arrecadados durante as visitas com a finalidade da colaboração para a conservação do local. 
  • Fortalece a cultura e o trabalho dos habitantes locais, ajudando financeiramente e promovendo a troca de informações culturais. 
  • Colabora com a divulgação internacional das riquezas naturais de determinado país. 

Quais atividades podem ser praticadas com o ecoturismo?

O ecoturismo visa a prática de atividades ao ar livre, com interação com a natureza e aproveitando os recursos naturais de cada região. Falaremos agora sobre algumas das principais atividades relacionadas ao tema:

Tirolesa:

A tirolesa é uma das principais práticas do turismo ecológico, realizadas com a ajuda de cordas, cabos e instrumentos específicos para a prática do esporte. O participante é levado de um ponto a outro sobrevoando entre as montanhas do local escolhido

Observação de aves:

Embora seja um passeio mais calmo, a observação de aves pode ser praticada por pessoas de diversas faixas etárias. O objetivo desta atividade, é promover o conhecimento de diversos tipos de aves, observando seus comportamentos em seu habitat natural


Cicloturismo:

Para quem gosta de ciclismo, esta atividade é a união entre ciclismo e natureza, tendo como principal foco pedalar apreciando paisagens e lugares. Vale ressaltar que para essa prática é importante ter os equipamentos adequados. 

Além dessas, outras atividades como trekking, asa-delta, canoagem, rafting, turismo geográfico e outras podem ser praticadas durante o turismo ecológico

E ai, gostou de saber um pouco mais sobre o que é ecoturismo? Que tal agora aproveitar as férias e colocar em prática alguma dessas atividades?

Leia mais em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário