O que é pedigree? Saiba os detalhes sobre o tema

Compartilhar:


O termo pedigree é extremamente popular no Brasil. Até mesmo as pessoas que não são necessariamente amantes do universo canino o utilizam para se referir, por exemplo, a alguém que nasceu em um berço abastado. Mas será que as pessoas sabem a definição correta sobre o que é pedigree?

O que é pedigree de cachorro?

Em resumo, a palavra se refere a um certificado que atesta a pureza da raça de um cachorro. Isto é, que aquele pet não é fruto do cruzamento de nenhuma mistura de raças, mas uma raça pura.

No Brasil, este documento é emitido por instituições como a Sobraci (Sociedade Brasileira de Cinofilia) e pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). E, apesar de não ter relevância alguma no amor compartilhado entre pets e seus tutores, possui algumas funções práticas importantes para um grupo específico de pessoas.

Mas para que ele serve?

Para a grande maioria dos tutores, o fato de um cachorro ter ou não pedigree é um fator absolutamente irrelevante. Afinal, os laços de carinho e afeto compartilhados entre eles superam qualquer status que o cão possa ter em seus órgãos representativos.

Em contrapartida, o certificado possui, sim, uma relevância prática para nichos bastante específicos.

O atestado de pedigree é, por exemplo, obrigatório para tutores que desejam inscrever seus animais em competições e exposições oficiais da CBKC.

Além dos cães de competição, saber o que é pedigree e concretizar seu processo de regulamentação é especialmente importante para criadores de raças específicas.

Nesses casos, o certificado oferece credibilidade ao criador quanto à origem dos animais e, mais importante, sobre a lisura e a organização de sua atuação junto aos órgãos competentes.  

Como fazer o pedigree do cachorro?

Agora que você conhece o que é pedigree, é possível que esteja interessado em retirar o certificado do seu pet. Para fazê-lo, antes de tudo, é preciso se dispor a participar de um processo relativamente burocrático.

O principal objetivo das etapas conduzidas pela CBKC é garantir que o cachorro em questão pertence, de fato, a uma linhagem pura de uma das cerca de 350 raças reconhecidas mundialmente.

Neste contexto, o caminho mais simples é a apresentação da documentação de origem do animal a partir do compartilhamento dos pedigrees do pai e da mãe do filhote.

Mas, ora, e se eu não tiver em mãos os pedigrees dos pais do meu cachorrinho? É impossível tirar o certificado nesses casos?

Calma, tutor! Neste caso, o caminho é agendar uma avaliação com os árbitros do Kennel Club. Sabedores de o que é pedigree e daquilo a que ele se atém mais do que à aparência do animal, eles irão observar seu cão com o objetivo de avaliar se ele atende a todos os padrões de sua raça.

Quanto custa para tirar o pedigree do pet?

O processo para a retirada do pedigree não é caro, apesar de relativamente burocrático e rigoroso. Em média, o custo para realizar todos os trâmites para a retirada do certificado gira em torno dos 100 reais.

Se o cachorro foi comprado em um canil sério, é possível que ele já venha com cerificado de pedigree. No entanto, ele não é tão necessário quanto se imagina. Seja qual for a raça do seu bichinho, o amor e carinho por ele devem ser iguais sempre!

Agora que você sabe o que é pedigree e sua importância, continue acompanhando os conteúdos do Blog da Cobasi sobre cachorros!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário