O que faz um Médico Veterinário

4 de março de 2021

Saúde e Cuidados
O que faz um médico veterinário

Um médico veterinário é alguém que estudou muito para se especializar no tratamento de diferentes tipos de animais, no que diz respeito à sua saúde e bem-estar, incluindo aspectos como alimentação, medicamentos, tratamentos, atividades físicas, reprodução etc.

Mas você sabia que existem muitas áreas de atuação para quem escolhe essa profissão tão bonita? É verdade! O médico veterinário não cuida apenas de animais domésticos, como cachorros, gatos, peixes e pássaros, mas exerce um papel fundamental em muitas outras áreas da nossa sociedade. Pronto para conhecer mais sobre este assunto? Vamos lá!

Onde é possível encontrar médicos veterinários

Além das clínicas que costumam cuidar dos nossos pets, e que por si só já são bem variadas (algumas são exclusivas para gatos, outras atendem animais silvestres e por aí vai), os médicos veterinários também podem atuar em muitos outros campos.

Médicos veterinários podem, por exemplo:

  • acompanhar a criação de gado;
  • realizar o tratamento de cachorros e cavalos que participam de competições esportivas;
  • ajudar na formulação de alimentos para animais de todos os tipos;
  • pesquisar, prevenir e ajudar a controlar as doenças transmitidas pelos animais (especialmente quando podem ser transmitidas para os seres humanos);
  • atuar nos projetos de preservação das espécies selvagens e do meio ambiente, pois entendem com profundidade sobre como os animais se comportam na natureza.

Existem, ainda, os médicos veterinários que atuam junto à Vigilância Sanitária em indústrias de alimentos à base de proteína animal, e nos laboratórios, contribuindo para o desenvolvimento de vacinas, medicamentos e muitos outros produtos.

A clínica e a cirurgia na medicina veterinária

A clínica e a cirurgia na medicina veterinária

Assim como no tratamento de seres humanos, os médicos veterinários podem se especializar no atendimento clínico (que é aquele realizado nos consultórios), ou em cirurgia. Existem muitos que atuam nas duas áreas.

Não é raro encontrar casos em que é necessário submeter um animal a um procedimento cirúrgico. Esses procedimentos podem ser considerados relativamente simples, como uma castração, ou mais complexos, como a reabilitação de um animal que sofreu um acidente ou a remoção de um tumor.

Pequenos, grandes, gigantes: animais de todos os tamanhos

Pequenos, grandes, gigantes: animais de todos os tamanhos

É fácil pensarmos em gatinhos e cachorros quando imaginamos um médico veterinário. E está tudo bem, pois essa realmente é a realidade da maioria de nós! Mas vale a pena saber que esse profissional é capaz de cuidar de todo tipo de animal, desde os bem pequenos, como passarinhos, pequenos roedores e répteis, até os bem grandes, como leões, girafas e elefantes!

Além do amor pelos animais, muito amor pelos estudos

A medicina veterinária não é muito diferente da medicina humana, e por isso está constantemente se atualizando e evoluindo. Assim, os médicos veterinários precisam se dedicar muito para oferecer aos seus pacientes sempre o melhor tratamento possível.

Muito além da vocação e do gosto pelo trabalho com animais, o médico veterinário precisa saber lidar com os tutores desses animais, ter bastante equilíbrio emocional para se sair bem nas mais diferentes situações, ser dedicado tanto aos estudos, que precisam ser constantes, quanto aos pacientes, e exercitar a empatia.

Da próxima vez que você for levar seu pet a uma consulta com um médico veterinário, lembre-se de que ele se preparou muito para estar ali e dar o seu melhor!

Curtiu esse artigo? Então, vem com a gente conhecer mais alguns que preparamos para você: