Organizar guarda-roupa: 20 dicas para ter tudo no lugar

Compartilhar:


Organizar guarda-roupa: 20 dicas para ter tudo no lugar

Organizar guarda-roupa uma vez não é fácil, mas manter tudo no lugar todos os dias pode ser verdadeiramente desafiador! Para não ter que passar por isso com frequência, o ideal é mesmo fazer uma grande arrumação. Embora isso demore um pouco mais, ajuda bastante inicialmente. Depois, vale investir na manutenção desse cuidado, um pouquinho a cada dia.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre a organização de roupeiros, dando dicas de organização de guarda-roupas práticas e que você pode aplicar independentemente do tamanho do armário disponível na sua casa. Vem com a gente!

Como organizar guarda-roupa na prática

Muito se fala sobre como manter a organização de guarda-roupa, mas quando a situação está verdadeiramente caótica, fica difícil até mesmo saber por onde começar. Nesses casos, é natural desanimar, ficar com preguiça e adiar o máximo possível a arrumação.

Mas é preciso vencer o desânimo! Então, para te ajudar, vamos dar 20 dicas práticas para organizar guarda-roupa. Você pode começar hoje mesmo a arrumar o seu!

1. Esvazie totalmente o guarda-roupa

1. Esvazie totalmente o guarda-roupa

Quer você tenha um armário de duas portas ou um de 10, é preciso tirar tudo o que há nele para fazer uma organização completa. Você não precisa colocar tudo de uma vez sobre a cama e no chão, até para não ficar intimidado pela quantidade de coisas a resolver.

Uma dica é escolher um par de portas e começar por aí. Tire tudo e vá separando em três ou quatro pilhas:

  • uma pilha de itens a descartar;
  • outra de itens a doar;
  • uma terceira pilha de itens, para consertar;
  • uma última pilha de itens que vão voltar para o armário.

O ideal é colocar os itens que são lixo em sacos plásticos ou caixas próprios para isso. Aqueles que irão para doação, você deve separar e identificar, assim facilita o reconhecimento na hora de levar para as pessoas que precisam.

Se você tem roupas e objetos que precisam de conserto, como um botão ou um zíper novo, ou um quadro com a moldura quebrada que precisa de substituição, esse é o momento de resolver.

2. Cada coisa em seu lugar, um lugar para cada coisa

2. Cada coisa em seu lugar, um lugar para cada coisa

Defina onde quer guardar cada categoria de objeto. Roupas de uso diário, roupas de praia, roupas de cama, mesa e banho, documentos… Cada item deve ter seu cantinho determinado. Uma vez escolhido o local, você pode separar as roupas por frequência de uso, por exemplo.

Uniformes que são utilizados diariamente precisam ser de fácil acesso. Já aquele casaco pesado de inverno que você só leva nas viagens pode ficar no fundo do armário (devidamente armazenado).

3. Padronize os cabides para organizar guarda-roupa

3. Padronize os cabides para organizar guarda-roupa

Pode parecer uma bobagem, mas investir em cabides do mesmo tipo economiza um bom espaço dentro do armário. Existem modelos próprios para evitar que blusinhas e vestidos de alça fiquem caindo o tempo todo, além de outros específicos para pendurar gravatas e cintos. Faça uma pesquisa considerando os itens que você vai guardar e calcule as quantidades.

Não deixe de investir em alguns modelos para calças, já que eles são feitos para economizar espaço.

4. Invista em organizadores

As caixas plásticas podem ajudar muito na hora de organizar guarda-roupa. Elas servem tanto para guardar brinquedos quanto documentos antigos e estão disponíveis nos mais variados tamanhos.

Já os organizadores de gaveta podem facilitar a vida na hora de guardar e manter organizada a gaveta de roupas íntimas e roupas de banho, e até mesmo os relógios, óculos de sol, bijuterias e outros pequenos objetos.

Calcule a quantidade de organizadores para cada gaveta e não esqueça de medir a altura, para que não haja problema para fechá-la.

5. Proteja as roupas delicadas

Vestidos de festa, roupas de seda e cetim, casacos de lã e afins precisam ser armazenados de maneira a proteger a fibra do tecido e detalhes frágeis, como bordados, paetês etc. No caso das roupas que são raramente usadas mas que serão mantidas mesmo assim, você pode investir em sacos de armazenamento a vácuo.

Além de protegerem as peças, eles ocupam pouco espaço e comportam bastante coisa. Você pode utilizá-los para guardar roupas de cama volumosas, como edredons e travesseiros extras.

6. Cuide dos sapatos

Se seus sapatos ficam armazenados dentro do armário, é fundamental que sejam limpos antes de guardados. Você pode utilizar caixas plásticas ou saquinhos próprios para calçados e colocar etiquetas que facilitem sua identificação.

7. Atenção ao uso das prateleiras ao organizar guarda-roupa

7. Atenção ao uso das prateleiras ao organizar guarda-roupa

Guardar roupas dobradas nas prateleiras do armário é uma ótima maneira de economizar espaço, mas é preciso fazer isso do jeito certo. Comece separando peças do mesmo tipo (calças, bermudas, saias etc.) e dobre de maneira que fiquem com o mesmo tamanho.

Na hora de guardar, deixe as maiores por baixo e as menores por cima e disponha de modo que as mais utilizadas tenham um acesso mais fácil.

Aqui vamos dar uma dica relacionada a disciplina: se você arruma o armário, mas na hora de escolher as roupas puxa de qualquer jeito e deixa tudo bagunçado, vai jogar seu tempo e esforço no lixo.

Dedique dois segundos a mais para tirar a roupa que deseja com cuidado e veja a organização durar muito mais tempo.

8. Cuide das peças de couro

Se você possui peças de couro no armário, precisa ter alguns cuidados extras. De tempos em tempos (duas ou três vezes por ano, dependendo de onde você mora), pegue essas peças e limpe com um pano úmido limpo. Remova as eventuais manchas que encontrar.

Passe um pano seco que não solte fiapos e garanta que toda a superfície esteja bem sequinha. Agora, faça a hidratação do couro. Você pode fazer isso com um pequeno pedaço de algodão e óleo de amêndoas comum, do tipo vendido em farmácias, mas o melhor é optar por um produto próprio para isso.

Assim você garante que sua peça de couro tenha uma vida útil muito mais longa e esteja sempre bonita e pronta para usar!

9. Troque as roupas de lugar de acordo com a estação

9. Troque as roupas de lugar de acordo com a estação

Considerando a cidade onde mora, organize as roupas no armário de maneira a deixar aquelas de uso frequente mais acessíveis. Assim, no verão você pode guardar calças, casacos, gorros e luvas no fundo do armário, e deixar biquínis, sungas e chapéus de praia fáceis de pegar. O mesmo vale para os sapatos e acessórios.

10. Cuide das roupas de cama e de banho

Uma dica simples que economiza muito tempo nos cuidados com a casa consiste em manter os conjuntos de roupa de cama e banho organizados dentro do armário. Assim você não perde tempo procurando a fronha certa para um determinado lençol, ou a toalha de rosto que vai com aquela de banho.

Faça pacotinhos utilizando a peça maior (o lençol de cobrir e a toalha de banho, por exemplo) e guarde-os sempre juntos.

11. Separe as roupas por tipo e cor

11. Separe as roupas por tipo e cor

Na hora de escolher a roupa para o dia, fica mais fácil localizar a peça que você quer se ela estiver com outras do mesmo tipo. Então você pode separar todas as blusas de manga comprida e mantê-las juntas e fazer o mesmo com as de manga curta e alça, por exemplo.

Outra possibilidade é fazer uma organização por cor. Assim, todas as peças pretas ficam juntas, bem como as azuis, verdes, vermelhas e por aí vai.

12. Cuidados com cintos, bolsas, chapéus e acessórios

12. Cuidados com cintos, bolsas, chapéus e acessórios

Alguns itens precisam ser armazenados de acordo com a sua natureza, para não comprometer a qualidade da peça. As bolsas, os chapéus e cintos, por exemplo, podem ficar amassados e deformados se não forem guardados de acordo.

Cintos e lenços podem ser pendurados como as gravatas. As bolsas devem ser armazenadas uma ao lado da outra, com enchimento para não perder sua forma original. Os chapéus não devem ser dobrados, a não ser que sejam feitos para isso.

Cabide para gravatas

13. Roupas enroladinhas ocupam menos espaço

Alguns tipos de roupa, como toalhas, cobertores e mantas, podem ser enrolados para ocupar menos espaço nas prateleiras. Algumas pessoas gostam de fazer isso com camisetas básicas que são guardadas em gavetas também.

14. Malas e outras bagagens

Esses itens maiores, que costumam ser usados apenas nos momentos das viagens, não precisam ficar em um local acessível. Quando for organizar guarda-roupa, coloque-os na parte mais alta do armário e, sempre que possível, guarde as menores dentro das maiores para economizar ainda mais espaço.

15. Evite utilizar papelão ao organizar guarda-roupa

Organizadores de papelão podem ser úteis para outros tipos de objetos, mas não são recomendados para roupas. Além de serem mais propícios a serem afetados pela umidade e deteriorarem com o tempo de armazenamento, eles não contribuem para o visual de organização que buscamos.

16. Ganchos são aliados dos armários

Itens de uso diário podem ser pendurados próximos à porta de entrada da casa ou na parede do quarto, evitando assim entulhar o armário com algo que será utilizado novamente em breve.

17. Um pouquinho todos os dias, para não acumular

Praticamente todo armário tem uma parte que recebe roupas e outros objetos que são despejados quando não estamos com vontade de guardá-los no lugar certo no momento. Sabemos que há dias em que não temos tempo nem vontade de fazer nada, mas resista a esse impulso sempre que puder para evitar ter que organizar guarda-roupa com frequência.

18. Cuide da roupa recém-lavada

18. Cuide da roupa recém-lavada

Assim que a roupa limpa estiver seca, passada e pronta para ser guardada, dedique uns minutinhos para finalizar logo essa tarefa. Roupas deixadas em pilhas pelo quarto rapidamente ficam amassadas e cheias de poeira, e podem ser a desculpa perfeita para embolar o guarda-roupa.

19. Cuidado com documentos

Se você armazena documentos importantes no guarda-roupa, certifique-se de dedicar um espaço adequado para isso. Dê preferência às pastas plásticas e transparentes, de tamanho adequado para guardar os papéis sem amassar, e utilize etiquetas para identificá-las.

Você também pode colocar um desumidificador nessa parte do armário, para garantir que os documentos serão preservados ao longo do tempo.

20. Pratique o desapego

20. Pratique o desapego

Seja sincero consigo mesmo sobre as roupas que tem no armário. Tire aquelas que não vai mais usar, que não cabem ou que não combinam mais com seu estilo. Faça doações para instituições de caridade da sua cidade e ajude as pessoas que mais precisam.

Além de praticar o bem, você mantém seu guarda-roupa enxuto, contendo apenas os itens que você gosta de usar e que estão sempre com você.

Agora que você já sabe como organizar guarda-roupa na prática, confira o site, o app ou as lojas físicas da Cobasi para conhecer todos os itens que oferecemos para ajudar você a manter sua casa linda e sempre em ordem. Venha descobrir!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário