Pássaros do cerrado

Compartilhar:


Você conhece o cerrado brasileiro e sabe dizer quais são as suas principais características? O cerrado é um bioma, ou seja, um tipo de ecossistema marcado por uma vegetação bem densa, formada principalmente por arbustos, gramíneas e árvores. Os animais desse ecossistema, especialmente os pássaros do cerrado, são muito resistentes e totalmente adaptados ao clima do lugar.

Os pássaros do cerrado podem ser encontrados nos seis estados brasileiros onde o ecossistema é encontrado: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia. Vamos saber mais sobre eles nesse artigo especial.

Exemplos de pássaros do cerrado

Existem quase mil tipos de pássaros do cerrado conhecidos e catalogados por especialistas. Enquanto cerca de 740 tipos podem ser encontrados em outras partes do mundo, que possuem vegetação e clima semelhantes, existem 148 espécies de pássaros do cerrado que só podem ser encontrados nesse tipo de bioma.

Vários pássaros do cerrado não chegam propriamente a voar, e utilizam suas asas como uma espécie de leme para auxiliar no deslocamento terrestre. A ema é o principal exemplar desse tipo, já que é a ave mais pesada do mundo.

A coruja buraqueira, por outro lado, é perfeitamente capaz de voar, mas prefere construir seus ninhos em buracos no solo do cerrado. 

Pássaros do cerrado endêmicos da região

Alguns pássaros do cerrado são endêmicos, ou seja, são típicos dessa região e não são encontrados em outros lugares, mesmo quando o clima e as condições de alimentação e abrigo se assemelham.

Um desses pássaros do cerrado se chama andarilho. Com apenas 11 centímetros de altura, uma cauda bem curtinha e hábitos alimentares que incluem pequenos insetos que vivem no solo, o andarilho é um dos pássaros do cerrado que está sob ameaça de extinção devido à destruição do seu habitat natural.

Outra espécie endêmica da região é o galito. Esses pássaros do cerrado tem penas em tons de cinza, branco e preto, quando são machos, e em diferentes tons de marrom e branco quando são fêmeas.

Pássaros do cerrado que podem ser encontrados em outros locais

Alguns pássaros do cerrado são conhecidos até mesmo por quem nunca visitou a região. É o caso da seriema, também chamada de sariema. Com aparência distinta, marcada por pernas, pescoço e cauda bem longa, a seriema chega aos 90 centímetros de altura na idade adulta, e pode pesar até 1,5 quilo. O canto da seriema é sua marca registrada, e pode ser ouvido a até 1 quilômetro de distância. Para quem não conhece, os sons que se assemelham a risadas e gritos podem ser até um pouco assustadores.

Para encerrar nossa lista de pássaros do cerrado, não poderíamos deixar de falar da arara azul grande. Apesar de ser encontrada em outras regiões do país, como a Amazônia, ela é típica do cerrado e do pantanal. Pode chegar a 190 centímetros de comprimento e 2 quilos de peso na idade adulta.

Os pássaros do cerrado são muito diversos e todos merecem nosso respeito e preservação!

Continue sua leitura com mais alguns artigos selecionados:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário