Pastor de Shetland: inteligente e carinhoso

24 de março de 2021

Sem categoria
Pastor de Shetland adulto

Uma das raças mais inteligentes do mundo, o Pastor de Shetland é dócil, atlético e muito fofo! Como seu nome já diz, ele é um cão pastor e a raça foi criada nas Ilhas de Shetland, na Escócia. 

Sua aparência é muito parecida com a do Collie. A grande diferença é que o peso dele não ultrapassa muito mais do que 12 kg e sua altura fica entre 33 e 40 centímetros. O pequeno Sheltie, apelido carinhoso dado pelos apaixonados pela raça, surgiu a partir do cruzamento de animais da raça Collie com outras raças, como o Cavalier King Charles Spaniel. Por isso, seu tamanho reduzido.

Ele não perdeu centímetros de tamanho apenas para fica ainda mais fofo. Sua diminuição foi proposital para ser um animal que gerasse menos despesas com alimentação, mas que ainda pastoreasse o gado. Ainda como animal de serviço, o pastor de Shetland ficou popular na Inglaterra em outros lugares da Europa. Hoje, a raça é tida como cão de companhia e já conquistou todo o mundo!

Características físicas do Sheltie

Seu porte é pequeno e seu peso varia entre 7 e 12 kg. A altura pode chegar aos 40 centímetros. Dono de uma exuberante pelagem, o Pastor de Shetland pode ser encontrado em algumas variações de cores. Sempre com o pelo predominantemente branco, os cães dessa raça podem ser tricolores ou apresentar manchas castanhas, pretas entre outras variações.

Apesar de atléticos e saudáveis, a raça possui algumas doenças com maior taxa de ocorrência. É o caso da displasia de quadril, que consiste na má formação óssea na região e que exige acompanhamento semestral com veterinário para caso se manifeste, seja tratada precocemente. Além disso, não é incomum problemas nos joelhos, principalmente porque o Pastor de Shetland é um cachorro que acorda correr e brincar! A principal dica para prevenir, é evitar pisos muito lisos.

No mais, o Sheltie é um cão muito saudável e que adora brincar e se divertir.

Comportamento do Pastor de Sheltland

Assim como seu porte atlético é influenciado por seu passado de pastor, o comportamento do pequeno Sheltie também carrega traços até hoje. Inteligente, o Pastor de Shetland é muito fácil de adestrar.

Por ser um cão pastor, é atento e está sempre vigilante. Isso também pode ter alguns pontos negativos, como estranhar e mordiscar as pernas das pessoas desconhecidas até a saída da casa, como uma referência clara ao pastoreio. Esse comportamento pode ser facilmente controlado com a socialização do animal desde filhote. Por isso, apresente seu pet para pessoas diferentes, bem como cães, gatos e outros animais.

Esse pequenino pastor também muito dócil e divertido com quem ele conhece. Um cão doce e amável!

O que eu preciso para ter um Pastor de Shetland em casa?

Apesar de ser um cão de porte pequeno o Pastor de Shetland só é um cão adequado para apartamento, se o tutor estabelecer uma rotina de exercícios e adestra-lo. Cheio de energia, ele precisa de passeios diários e muitas brincadeiras com bolinha e outros brinquedos dentro de casa.

A dica é deixar brinquedos com dispensar de alimentos e brinquedos interativos para ele quando sair. Inteligentes, eles adoram esse tipo de interação, que ainda o ajuda a gastar energia e deixa os pés das cadeiras e chinelos em segurança! Esses brinquedos ainda colaboram para reduzir os latidos, que podem ser um problema para quem tem vizinhos próximos.

Além de muitos brinquedos, fizemos uma lista dos principais itens que você precisará para ter um Sheltie em casa:

Agora você já sabe tudo sobre essa raça incrível! Que tal aprender mais sobre outros cães que fazem sucesso entre os tutores brasileiros?