Você já analisou se seu cão ou gato estão abaixo ou acima do peso?

12 de julho de 2019

Saúde e Cuidados

Nós, seres humanos notamos mais rapidamente quando estamos com alguns quilos extras. Se as roupas que costumamos usar começam a encolher, é geralmente um sinal de que nosso peso mudou. No entanto, nossos animais de estimação geralmente não se vestem de manhã e não têm esse método de controle tão óbvio! Para ajudá-los nessa tarefa, o primeiro passo será identificar a condição corporal do seu pet. Saiba detalhes sobre este assunto abaixo e aprenda a entender mais sobre a saúde do seu pet

Alterações físicas são as mais perceptíveis

Fisicamente é onde a mudança será mais evidente. Com um peso adequado, podemos diferenciar as costelas ao toque, porém o aumento de peso dificultará essa tarefa.

A condição corporal pode ser determinada pelo que chamamos de escore de condição corporal. Esta metodologia considera uma escala de 1 a 9 pontos que pode ser utilizada para auxiliar na identificação do peso corporal ideal do seu pet.

Uma condição corporal equilibrada tem efeito positivo na saúde e qualidade de vida dos animais, e ter uma vida mais longa e saudável é consequência de um estilo de vida equilibrado que alia alimentação adequada, com exercícios físicos regulares. Estudos evidenciam que animais que apresentam escore de condição corporal ideal podem viver mais e podem retardar o aparecimento de doenças.

Muito Magro

Ossos facilmente visíveis ao longo do corpo. Ausência de gordura corporal e perda de massa muscular generalizada. Cintura muito evidente.

Magro

Costelas podem ser palpadas facilmente. Cobertura de gordura mínima. Cintura evidente em vista dorsal e lateral.

Peso Ideal

Costelas palpáveis, com uma camada mínima de gordura. Linha da cintura bem visível em vista lateral e menos pronunciada em vista dorsal.

Sobrepeso

Costelas são difíceis de sentir e cobertas por uma camada espessa de gordura. Gordura corporal visível na base da cauda, região lombar e virilha. Linha da cintura ausente em vista dorsal ou difícil de observar lateralmente

Obeso

Não é possível palpar as costelas. Grandes quantidades de gordura no pescoço, tórax, base da cauda e na região da virilha. Ausência completa da cintura e abdômen distendido.

A partir das imagens acima é possível identificar qual a condição corporal do seu pet. O escore corporal dos cachorros e gatos podem ser classificados como: muito magro, magro, peso ideal, sobrepeso e obeso.

O que fazer se o pet estiver abaixo ou acima do peso ideal?

Se você notar que o seu pet está “muito magro” ou “obeso”, procure um Médico Veterinário, pois algumas alterações metabólicas podem resultar em condição corporal fora do ideal impactando sua saúde.

Muito magro: animais muito magros podem acabar sofrendo com uma série de problemas e doenças. Normalmente, cães e gatos com baixo peso se alimentam de forma ruim e, consequentemente, sofrem com a falta de nutrientes e deficiência de vitaminas.

Magros: os pets que se enquadram no escore corporal magro também merecem atenção. Uma dica é que seu tutor fique atento a sua rotina. A diminuição de peso nos animais pode ser um dos primeiros sintomas de uma doença. Também é importante estar alerta a quantidade de alimento que é consumido pelo animal diariamente. Vale consultar se porção dada está realmente de acordo com o indicado.

Peso ideal: esse é o escore corporal mais saudável de todos. Animais com o peso correto acabam sendo muito mais saudáveis, têm energia para aproveitarem o dia e poucas chances de acabarem desenvolvendo uma doença causada pelo excesso de peso ou magreza extrema.

Sobrepeso: ainda existem aqueles pets que se encaixam no sobrepeso, ou seja, que estão com acúmulo de gordura corporal. É essencial entender que animais com excesso de peso sofrem com uma série de fatores, como cansaço e maior probabilidade de desenvolver doenças. Outro ponto importante de ser mencionado é que o sobrepeso é o primeiro passo para que o cachorro ou gato se torne obeso, um quadro que envolve uma série de perigos a integridade física do pet.

Obeso: para os animais que já estão nesse escore corporal, o mais indicado é começar a diminuir o peso imediatamente. A obesidade acaba diminuindo a expectativa de vida do pet, além de afetar diretamente a saúde do cachorro ou do gato. Animais com peso muito elevado acabam sofrendo com diferentes problemas, como doenças cardíacas, diabetes, artrite, disfunção dos órgãos, redução da qualidade de vida e muito mais.

A principal dica para manter seu pet sempre saudável, é oferecer alimentação balanceada, exercícios regulares, consultas periódicas no veterinário e muito amor.

Conte sempre com a Guabi Natural para escolher a ração ideal do seu pet.

Sobre o autor

GUABI NATURAL

Guabi Natural é uma linha de Alimentos Super Premium desenvolvida para garantir uma alimentação variada, trazendo o equilíbrio ideal entre os grupos de ingredientes para que os pets tenham uma vida mais longa e saudável. Sua fórmula inovadora é conservada naturalmente e combina os melhores ingredientes naturais com nutrientes essenciais para cada porte e fase de vida.  É livre de transgênicos, corantes e aromas artificiais.