Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar semente de girassol

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como plantar semente de girassol

A famosa “flor do sol” enfeita jardins e chama a atenção por sua vivacidade. Você sabia que pode plantar semente de girassol em casa? Cultivar esta bela flor é fácil, basta aprender algumas dicas.

De nome científico Helianthus annuus, o girassol, que é de origem norte-americana, alegra qualquer ambiente. Ela é uma planta que possui um curto período de vida, mas que tem poucos segredos de cultivo. Aprenda como ter um em casa para deixar sua varanda ou jardim mais bonito.

O que você precisa para plantar semente de girassol

O ciclo de vida do girassol tem duração de um ano. Esse é o tempo que ele leva para nascer, se desenvolver e dar flores. E mesmo que o amarelo seja a cor predominante, ainda existem outras variedades, como os vermelhos e laranjas.

Para o plantio caseiro, uma espécie que faz sucesso é o girassol anão, que não passa de 30 cm e não precisa de tanto espaço. E claro, como o próprio nome diz, a sua plantinha precisa de bastante sol para se desenvolver.

Passo a passo para plantar semente de girassol

O primeiro passo para plantar semente de girassol é escolher o local. A sua semente tem que ficar em um espaço confortável para a raiz, em vasos. O ideal são aqueles com pelo menos 40 cm de largura.

Agora você pode colocar a mão na terra! Para começar, escolha um substrato que vai auxiliar na drenagem. Pode ser cascalhos e pedrinhas. Então faça uma camada na base, e em seguida, coloque a terra.

Na hora de colocar as sementes, deixe cerca de 3 cm de espaço entre elas e a uma distância de 10 cm da borda do vaso.

Pode plantar girassol em vaso?

Como plantar semente de girassol

É possível plantar girassol no vaso, mas é necessário alguns cuidados. Lembre-se que a raiz da planta precisa de uma área generosa para se desenvolver, então dê preferência para recipientes maiores.

Quanto tempo demora para nascer o girassol?

Um girassol demora mais ou menos 90 dias para ter flores, e a melhor estação do ano para a planta é o verão. Porém, para que o seu verdinho floresça, é interessante saber como cuidar dele no dia a dia. Vamos lá?

Principais cuidados com um girassol

A flor que cultua o sol, se for da espécie anã, precisa de pelo menos 4 horas de raios solares diariamente. E lembre-se: quanto maior a intensidade, melhor. Por isso, se for luz direta, melhor ainda.

Já em relação a irrigação, você pode se programar para regar de 2 em 2 dias, pois é uma planta que gosta de água. Entretanto, faça sempre o teste do dedo no solo para verificar se é preciso regar ou se a terra ainda está úmida.

Por fim, fique de olho no desenvolvimento do caule após plantar semente de girassol. Como o tronco costuma crescer bastante, talvez seja necessário incluir uma estaca de madeira para sustentação.

Agora que você já aprendeu como plantar semente de girassol, que tal cultivar um em casa? A jardinagem por si só já é um hobby relaxante e gratificante para qualquer um.

Aprenda mais sobre o mundo da jardinagem no nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. VILANI disse:

    Ótima orientação pra essas lindas flores e como plantar. Faço isso tenho flores orquídea só tinha dúvida com o girassol

  2. Georgina disse:

    Gosto de orientações sobre plantas,kkk agora tenho uma chácara kkk.

  3. Amei as dicas disse:

    Me ajudou muito, obrigada pelas dicas vou plantar mais

Deixe o seu comentário