Por que cachorro gosta de brincar com graveto?

1 de abril de 2021

Cachorros
Por que cachorro gosta de brincar com graveto?

Não são todos os cães que gostam dessa brincadeira, mas aqueles que curtem pegar graveto do chão, e correr atrás deles quando você os arremessa longe, costumam gostar muito! Eles costumam repetir a brincadeira de novo e de novo, sem querer parar.

Talvez a paixão do cachorro não seja nem pelo graveto em si, mas por qualquer objeto que você atire e que ele possa correr e buscar para você. Nesse caso, podemos dizer que são os instintos caçadores do seu amigo peludo falando mais alto.

Como você é o tutor, seu cachorro o enxerga como líder e vê a si mesmo como seu fiel escudeiro. Por isso, entende que uma das suas principais funções é a de ajudá-lo em suas atividades, incluindo encontrar alimento, ou seja, caçar. Quando você arremessa um brinquedo, ele corre, pega e traz de volta, está reproduzindo o comportamento dos seus antepassados, que ajudavam seus donos a caçar aves, coelhos e muitos outros animais.

No que diz respeito ao graveto, especificamente, talvez a textura, o cheiro e o “sabor de natureza” sejam irresistíveis para o seu pet, mas é preciso tomar cuidado com algumas coisas para que ele não se machuque.

Cuidados com graveto e outros “brinquedos” encontrados na natureza

Cuidados com gravetos e outros "brinquedos" encontrados na natureza

Existem cachorros que amam brincar com graveto, e outros tantos que adoram brincar com cocos (especialmente os verdes, encontrados comumente em praias de todo o país). Se você tem um desses peludos em casa, precisa saber que uma brincadeira inocente pode se transformar numa grande dor de cabeça em um piscar de olhos.

O graveto, assim como os cocos, podem soltar lascas, farpas e pedaços pontiagudos, capazes de machucar as gengivas, os dentes, o céu da boca e a garganta do seu cachorro.

Se o seu cão gostar de roer o graveto, além de pegar quando você o joga e trazer de volta, o perigo é ainda maior. Ele pode engolir um pedaço e ficar engasgado, ou ter sérios problemas no estômago e no intestino, provocados por uma lesão causada por uma dessas lascas de madeira.

Alternativas para o cachorro que adora brincar com graveto

Alternativas para o cachorro que adora brincar com graveto

Atualmente existem muitos tipos de brinquedos para cachorro, desde as tradicionais bolinhas e bichinhos de pelúcia, passando pelos frisbees, ossos e mordedores em tamanhos e formatos diversos, chegando até aos gravetos que são seguros para o seu amigo peludo pegar e até roer.

Esses gravetos de brinquedo são feitos de fibra de nylon e, portanto, são muito resistentes. Há até modelos que flutuam na água, para os cãezinhos que adoram nadar enquanto exercitam suas qualidades de caçador.

Seja qual for o modelo de brinquedo que você decidir oferecer ao seu pet, não deixe de supervisioná-lo enquanto brinca, e faça a substituição sempre que identificar a possibilidade de que partes pequenas (ou grandes) se soltem e sejam engolidas pelo cão. Nenhum brinquedo é indestrutível, por mais resistente que seja. Fique atento e cuide bem do seu amigo!

Confira mais alguns artigos que selecionamos para você: