Por que cachorro gosta de ficar no sol? Principais motivos

Compartilhar:


porque cachorro gosta de tomar sol

Um cantinho com raios solares e lá está ele! Afinal, por que cachorro gosta de ficar no sol? Se você é tutor de um cão, com certeza já percebeu que ele adora espreguiçar em um local bem claro e com iluminação, e, acredite, tem um motivo.

Entenda melhor sobre este comportamento canino e o que desperta a vontade do pet de tomar um sol.

Afinal, por que cachorro gosta de ficar no sol?

Assim como para nós, humanos, os raios solares são importantes para a saúde. Isso porque é a partir deles que o corpo absorve vitamina D, que é estimulada durante um banho de sol

Logo cedo os cães entendem que essa luz natural é benéfica para o seu organismo, então procuram sempre passar alguns minutos em um lugar com sol. Só com essa informação já dá pra entender por que cachorro gosta de deitar no sol, não é? Mas tem mais!

Há outras vantagens de passar um tempo debaixo dos raios solares, principalmente para animais com dores musculares. Isso porque, durante o frio, os desconfortos nos músculos e ossos são maiores, e um quentinho faz muito bem!

O cachorro precisa tomar sol?

A verdade é que sim, os cães possuem um estímulo natural de procurar o sol por conta da vitamina D, que, aliás, é responsável pela saúde dos ossos e pelo fortalecimento dos dentes do bichinho. Entretanto, a recomendação é tomar alguns cuidados na hora de deixar seu amigo aproveitando um bronze canino.

Banho de sol para cachorros e seus cuidados

A regra de precauções que seguimos para nós deve ser a mesma para os bichinhos. Isso quer dizer que o ideal é evitar a exposição ao sol das 10h às 16h, por ser um horário quente demais.

Se o pet adora ficar ao ar livre em casa, experimente passar um protetor solar para cães nas partes sensíveis do corpo dele, como barriga, patinhas e orelhas.

E por último, não se esqueça de que os passeios também devem acontecer fora do horário de alta exposição solar que falamos acima. 

Por que cachorro gosta de ficar no sol e dormir?

por que cachorro gosta de tomar sol e dormir

Se por um lado temos o instinto do animal que o faz procurar cantinhos com sol, por outro temos o quentinho agradável que o mesmo provoca. Em conjunto, há um auxílio na produção de serotonina, que estimula tanto o bem-estar do pet como a qualidade de sono. Então, não tem jeito, um cachorro tomando sol é sinônimo de cochilo!

E cachorro na praia, como fica?

Antes de viajar com o cachorro, se programe, avalie o destino e se o local é pet friendly. Ainda existem algumas regiões de praia onde os animais são proibidos. Portanto, pesquise antes para não passar sufoco ou acabar levando alguma multa. 

Antes de viajar com o cachorro, visite um veterinário para garantir que ele está apto a viajar, ou seja, com a saúde em dia. Além disso, se atente às vacinas, pois as praias podem ser cheias de bactérias que podem transmitir doenças caso o animal não esteja protegido. 

Na hora do passeio, não se esqueça de colocar no cachorro uma coleira com placa de identificação contendo o nome do pet, endereço e telefone do tutor. Inclusive, é importante passear sempre com o cão preso à guia, pois isso garante mais segurança para o pet, para o tutor e para os turistas. 

Separe uma mala para o cachorro e nela coloque os itens necessários para ele: comedouro e bebedouro, ração, escova, shampoo, condicionador e brinquedos. Não se esqueça do protetor solar para cães! 

Agora que você já sabe por que o cachorro gosta de ficar no sol, aprenda outras curiosidades caninas no Blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Elizabeth disse:

    Achei interessante os comentários pos me preocupo muito com minha cadela as fezes do nada ela esta com diarreia não quer comer e muito difícil dela comer ração só quer comer carne frango e tem dia que nao come nada mas não pode ver um capim fica desesperada

  2. Marcos Rodrigues disse:

    Cachorro as vezes parece mais inteligente que o ser humano.
    O meu procura o sol na parte da manhã.

Deixe o seu comentário