Seus gatos arranham? 7 dicas para acabar com isso

Compartilhar:


Por que gatos arranham?

Seja para demarcar território ou desgastar as unhas, o fato é que gatos arranham. O comportamento, no entanto, pode irritar muito os tutores, já que sofás, cortinas e móveis são alguns dos itens preferidos desses felinos.

O que nem todo mundo sabe é que o hábito de arranhar é instintivo e até saudável para os gatos. Repreender não é efetivo e nem faz bem para o seu bichinho, por isso, separamos 5 dicas para você deixar seus móveis a salvo.

Por que os gatos arranham?

Antes de dar as dicas valiosas, é importante entender porque os gatos arranham. O comportamento é instintivo e tem várias funções. A primeira delas é a demarcação de território, algo importante para esses peludinhos.

“Ao arranhar os gatos deixam nos objetos sinais visuais (a laceração), e o odor interdigital felino, um sinal químico que os gatos utilizam para comunicação.

Além disso, os gatos arranham os itens visando a demarcação do território, deixando sinais de sua presença pela casa”, explica a Médica Veterinária e Gerente de Produtos da Unidade de Pets da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec.

Outro motivo é o desgaste das unhas. Na natureza, os felinos usam as unhas muito mais do que na casa do seu tutor e, por isso, elas não crescem demasiadamente. Um gato doméstico pode ficar com as unhas muito grandes, se machucar e até ferir sua família.

Os gatos arranham também para fazer exercício e se espreguiçar. Mais uma vez, eles estão adaptando a sua vida na natureza dentro de casa. Por fim, os gatos arranham por defesa, mas dessa vez, os móveis estão livres e os arranhões são mais direcionados.

Como fazer para o gato não arranhar o sofá?

Se os gatos arranham o sofá, existem duas saídas: tire o sofá da sala ou direcione o comportamento! Brincadeiras a parte, a solução para manter seus móveis a salvo é direcionar a ação para um local apropriado, ou seja, um arranhador.

Preparado para as dicas? Vamos lá!

1.     Tenha um arranhador para gatos

O arranhador é peça-chave para gatos que arranham os móveis. Oferecer um para o seu gatinho, é apresentar uma alternativa muito mais divertida.

2.     Tenha dois arranhadores

Como assim? Nós explicamos! Caso você tenha mais de um gato em casa, é indicado ter mais de um arranhador, afinal cada um dele ficará como território de um felino. O mesmo vale para a caixa de areia, a caminha e o pote de comida.

3.     Lugar estratégico

Não basta colocar o arranhador em qualquer canto da casa, que seu gato vai começar a usar. Busque posicioná-lo próximo ao móvel que costuma ser arranhado pelo gato.

4.     Use catnip, a erva do gato

A maioria dos gatos adora o arranhador, mas alguns simplesmente ignoram o item. Existe uma forma de direcionar o uso do acessório com o catnip, ou a erva do gato. Disponível em diversos formatos, esse produto atrai e estimula os felinos. A dica é passar o produto no arranhador e levar seu gato até o item.

5.     Higienize o seu sofá e os móveis

Como explicamos mais cedo, um dos motivos porque gatos arranham o sofá e os móveis é para demarcar território. Para desestimular esse comportamento, você deve remover os feromônios que o gato deixa no local. Desinfetantes de uso veterinário e repelentes para pets são excelentes opções para você usar.

6.     Repense o bom comportamento

Sempre que o seu gatinho usar o arranhador, recompense o comportamento com petiscos e carinho. O reforço positivo é uma das formas mais efetivas de ensinar os animais.

7.     Ofereça opções para gatos que arranham

Além do arranhador, você pode oferecer outras opções para seu gato passar o tempo e deixar seus móveis em paz. Prateleiras, torres e brinquedos são ótimas saídas para estimular a brincadeira e gastar energia do bichinho.

Agora que você já sabe porque os gatos arranham e como direcionar o comportamento corretamente, veja outras dicas para cuidar do seu peludinho:


| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Lucilene disse:

    Já tive um gato, mais ele faleceu!gosto de gatos sou apaixonada por eles!

Deixe o seu comentário