Caixas de papelão: a verdadeira paixão dos gatos

Compartilhar:


gato em caixa de papelão

Você já se perguntou por que os gatos gostam de caixas de papelão? Todo mundo sabe que os felinos são apaixonados por caixas, mas com tantos outros brinquedos, por que eles sempre preferem esses?

Quem tem gato sabe: você pode comprar o brinquedo mais extraordinário do mundo para o seu pet, mas ele vai tirar o brinquedo e entrar na caixa. Por que será que eles têm esse comportamento?

Neste texto, vamos te contar alguns motivos que fazem os gatos serem tão apaixonados por caixas. 

5 motivos para entender por que os gatos gostam tanto de caixas

Se você sempre se questionou por que os gatos gostam tanto de caixas, chegou a hora de saber a verdade! 

Instinto de sobrevivência

Os gatos são predadores natos, e mesmo vivendo dentro das casas, esse seu instinto selvagem persiste. Com isso, eles mantêm vivo o instinto de se manterem a salvo dos possíveis predadores. 

Como os gatos passam grande parte do tempo dormindo, para que eles tenham um sono tranquilo, eles precisam se sentir seguros e, por isso, procuram um abrigo. 

Com as caixas acontece a mesma coisa – elas servem como se fossem tocas, fazendo os gatos se sentirem a salvo dos perigos, mesmo que imaginários.  

Temperatura

Você já percebeu que os gatos adoram tirar uma soneca no sol? Isso acontece porque a temperatura dos gatos é um pouco diferente da dos humanos. 

Sua temperatura normal é 38,5 °C, e por isso eles preferem ficar em ambientes com temperatura acima de 33 ºC. Sendo assim, as caixas são perfeitas, porque além delas manterem o gato refugiado do perigo, elas são quentinhas e aconchegantes

Curiosidade

Os gatos são animais extremamente curiosos, tudo chama a atenção deles e eles querem chegar perto, cheirar, enfiar a cabeça e deitar. E esse é mais um dos motivos que fazer os gatos amarem caixas, afinal, eles gostam de curtir esse momento de curiosidade e investigar o que é aquilo.

Textura

Os gatos também adoram a textura das coisas, e a textura da caixa de papelão pode ser muito agradável para os bichanos. Afinal, eles podem arranhar, morder, rolar, se esfregar e dormir. 

Diversão

Uma caixa de papelão pode até parecer um objeto simples. No entanto, elas podem ser muito divertidas para os gatos, afinal, elas possuem uma textura agradável para eles arranharem e, o melhor de tudo, elas podem se tornar brinquedos incríveis!

gatos amam caixas

Como deixar a caixa ainda mais agradável para seu gatinho?

Se ele gosta tanto de uma caixa de papelão, que tal preparar uma caixa especialmente para ele? Para isso, é importante garantir que a caixa não tenha grampos – embora eles sejam mais utilizados em caixas de eletrodomésticos, não custa averiguar. 

As caixas podem se tornar uma ótima caminha, para isso, basta colocar uma cobertinha ou um colchão dentro dela para que fique mais confortável. 

Além disso, a caixa pode servir de distração para o pet com a ajuda do enriquecimento ambiental, e com ela você pode criar incríveis brinquedos para gatos com caixa de papelão

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário