
É muito comum escutar que gato tem repulsa a água, apesar do animal ter intensa mania de organização e limpeza. Quer saber porque gato não gosta de água? Há vários motivos que causaram isso, incluindo a própria natureza do felino. Continue a leitura e venha conhecer mais sobre o assunto!
Vamos entender porque gato não gosta de água? Listamos alguns fatores que levam ao animal ter uma certa aversão a água, acompanhe:
Os gatos são extremamente cuidadosos e higiênicos, já que passam até 40% do dia se limpando. Então, a resposta é: não necessita de banho. Um gato jovem e com pelo curto consegue se limpar sozinho. Porém, os idosos ou aqueles que possuem algum problema de pele e peso, podem ter dificuldades e necessitam de ajuda para um bom banho.
Se você optou por banhar o seu felino, saiba que é preciso algumas táticas para tornar essa experiência positiva. Antes de molhá-lo, coloque ele no box, pia ou banheira, com petiscos e brinquedos, a fim de que ele se ambiente no local.
Quando finalmente for dar o banho, deixe tudo à mão e use um copo para derramar água sobre ele, transformando esse momento no mais relaxante possível. Crie um ambiente calmo, com o mínimo de ruídos possíveis e converse suavemente com ele.
Lembre-se de usar produtos com pouco odor e água morna. Ah, evite esfregá-lo demais, para não causar estresse. Uma boa dica é começar a higienização de baixo para cima e ignorar a cabeça, já que é uma área muito sensível.
Quando terminar, seque bem, mesmo que ele já esteja estressado. Isso evita que dê alguma inflamação nos ouvidos e até gripe. Caso esteja muito frio, só a toalha não ajudará: utilize um secador de cabelos em temperatura baixa.
Ao final, recompense seu gato com carinhos, brincadeira e um petisco favorito. Essa é uma maneira de mostrar que está tudo bem e estimular o seu bom comportamento.
Em geral, a experiência dos gatos com a água não é muito positiva e, por isso, é compreensível que a maioria deles não gostem de banho. Na maioria dos casos, ficam presos em um espaço com muita água e se sentem desabrigados, são borrifados com água (e odeiam) e, assim, forçados a essa atividade.
Diante disso, todas essas dicas acima são fundamentais, além de realizar a socialização desse contato desde que sejam filhotes, se possível.
Agora que você já entendeu porque gato não gosta de água, é fundamental se atentar a todos os cuidados, caso opte por dar banho no seu gato. Esse animal é incrível e possui várias peculiaridades.
Conheça mais sobre o comportamento do gato entrando em nosso blog: