Quais os sintomas da doença do carrapato? Sintomas e dicas de prevenção

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
um cachorro sendo examinado de quais os sintomas da doença do carrapato

Uma das mais conhecidas e também temida pelos donos de pets, a doença do carrapato, ou Erliquiose pode ser bastante severa se não tratada. Por mais que a enfermidade tenha cura, o ideal é identificar os sintomas o mais rápido possível para um tratamento adequado.

Aprenda neste artigo quais os sintomas da doença do carrapato, como tratá-la e a melhor forma de identificar no seu animal.

Descubra quais os sintomas da doença do carrapato

É se informando sobre quais os sintomas da doença do carrapato que um tutor consegue identificar a doença precocemente e procurar um veterinário com rapidez para que não aconteça uma piora do caso.

Um cachorro que tem a doença do carrapato pode demonstrar:

  • Falta de apetite;
  • Febre;
  • Perda de peso;
  • Mucosas na gengiva e olhos;
  • Sangramento nasal, na urina ou fezes;
  • Vermelhidão pelo corpo;
  • Problemas respiratórios;
  • Cansaço e apatia.

A fase crônica, que é a pior, costuma despertar os mesmos sintomas, porém com outros agravantes, como infecções, anemia e problemas de pele.

Qual o exame que detecta doença do carrapato?

O contato com o veterinário é crucial para não colocar a vida do seu animal de estimação em risco. É através do exame de sangue e testes sorológicos que o profissional consegue verificar se o pet está com anemia, volume baixo de plaquetas e outras alterações que a doença costuma causar no organismo do bichinho. 

São duas formas de contágio pelo parasita, a Babesiose, provocada por um protozoário, e a Erliquiose, causada por uma bactéria. O comum é que o animal seja infectado pelos dois, sendo a Babesiose mais fácil de identificar.

Qual o melhor remédio para doença do carrapato?

É delicado demais recomendar qualquer tipo de remédio para a doença do carrapato sem um exame clínico veterinário. 

A Erliquiose é grave e pode deixar sequelas no animal, por isso identificar em qual fase está a doença para depois tratá-la é o primeiro passo. Assim, o profissional prescreve, com confiança, o melhor tratamento, que inclui antibióticos, antiparasitários para eliminação completa dos parasitas que ainda podem estar no corpo do cachorro.

Quanto tempo leva para curar a doença do carrapato?

quais os sintomas da doença do carrapato no pet sendo examinado

Um tratamento de Erliquiose costuma durar de 15 a 30 dias, dependendo da evolução do caso e resposta do organismo do animal. Junto com os medicamentos talvez seja necessário o complemento com vitaminas para auxiliar o sistema imunológico.

Quais são as sequelas da doença do carrapato?

As consequências da doença do carrapato variam de cão para cão, mas se a enfermidade não for diagnosticada a tempo e o quadro clínico evoluir, pode ser que o cachorro tenha problemas neurológicos que afetam a coordenação motora, da mandíbula, e no pior dos casos, leva a óbito.

Doenças caninas: prevenção

Saber quais os sintomas da doença do carrapato é tão importante quanto entender o que você precisa fazer para proteger seu amigo de qualquer enfermidade parasitária, com destaque para o verão, que é a época que pulgas e carrapatos tendem a proliferar com maior facilidade.

Não existe vacina preventiva, porém usar uma coleira contra pulgas e carrapatos pode ajudar, além de cuidar do ambiente que o pet vive e estar sempre de olho no pelo do bichinho para identificar possíveis parasitas.

Agora você pode ler mais conteúdos para saber tudo sobre saúde canina! Olha só o que separamos para você:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário