Qual é o maior peixe do mundo?

Compartilhar:


peixe grande no aquário
Será o tubarão o maior peixe do mundo?

Muitas pessoas têm curiosidade em saber qual é o maior peixe do mundo de água doce, principalmente quem é ligado ao mundo da pesca. Mas o que pouca gente sabe é que ele nada em rios brasileiros. Seu nome? Piraíba.

Uma das principais características do piraíba é o fato de ele não possuir escamas, isto é, ele é de couro.

Agora que você já sabe qual o maior peixe do mundo, conheça mais sobre ele no conteúdo a seguir feito especialmente para os amantes do mundo dos peixes.

Características principais

Toda grandeza gera curiosidade, fascínio e medo ao ser humano. Assim, histórias de gigantes arrepiam crianças, grandes edifícios fascinam os homens e grandes obras da natureza despertam curiosidade nas pessoas. Com os animais, isso não é diferente. Ao tomar conhecimento sobre qual é o maior peixe do mundo, é natural querer conhecê-lo um pouco melhor.

Por isso, a Cobasi preparou uma lista com as principais características do piraíba, confira:

  • Altura – chega a atingir até três metros de altura;
  • Peso – sua massa de peso pode alcançar os 300 kg;
  • Filhotes – quando pequeno, chega a pesar até 60 kg, mas também é comum encontrá-los abaixo dos 10 kg.

Saiba mais sobre qual é o maior peixe do mundo

Com relação à alimentação da piraíba, trata-se de uma espécie carnívora voraz, que se alimenta à base de outros peixes de couro.

Como se trata de um peixe de grande porte, o piraíba tem a capacidade de engolir espécies por inteiro, e entre as principais presas do peixe, estão: piranha; cascudo; traíra; pacu-peba; matrinxã, chacorra, entre outros peixes.

Com corpo de grande porte e altamente robusto, o piraíba conta com 6 barbilhões na região que precede a sua cabeça. Além disso, o piraíba tem uma boca enorme que contrasta com os olhos bem pequenos.

tubarão no fundo do mar
Nada de tubarão ou água salgada. O maior peixe do mundo é o piraíba e fica em água doce.

Outros detalhes sobre o maior peixe do mundo

Piraíba é uma palavra de origem tupi e significa “peixe ruim”, pois é a junção entre os termos pirá (peixe) e aíba (ruim).

Esse nome se deve ao fato de que, para a culinária, os peixes adultos têm carne considerada não muito boa, pois animais muito grandes possuem diversos parasitas em seus músculos e em suas vísceras. 

O peixe conta com nadadeiras que possuem duas dorsais. Uma junto ao centro do seu corpo, com bom desenvolvimento. Já a outra nadadeira dorsal é totalmente simétrica, com o lobo da parte de cima e de baixo com o mesmo tamanho.

Onde o piraíba é encontrado

Acredito que você solucionou a sua dúvida sobre qual o maior peixe de água doce do mundo, certo? Como dito inicialmente, o piraíba nada em águas brasileiras, mas onde exatamente?

Ele pode ser encontrado na Bacia Araguaia-Tocantins, na região do rio Negro, Araguaia e Uatumã.

Com relação à reprodução do peixe piraíba, a sua procriação é tida como regular, ou seja, acontece no decorrer do período conhecido como piracema, isto é, anualmente, durante o período de chuvas.

Agora que você já sabe tudo sobre qual é o peixe maior do mundo, conheça mais sobre peixes domésticos.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário