
Quanto tempo passear com cachorro é uma dúvida comum dos tutores. Afinal, sabemos que os passeios são muito importantes para os pets. Mas, quanto é o ideal? Com qual idade? Qual periodicidade? Tem um horário certo? E em dias de chuva, o que fazer? Levantamos todas essas informações, para sanar qualquer dúvida em relação a um dos momentos mais especiais para os cães: a hora do passeio.
Bom, primeiramente sabemos que os cães adoram passear. Como saber disso? Quando você está indo em direção a porta, o seu pet não fica se oferecendo para ir junto? Pois é. Os passeios são fundamentais para a saúde física e mental dos pets, além de trazer inúmeros outros benefícios que logo vamos abordar.
Sobre o tempo que deve levar cada passeio, não existe uma resposta exata. Ou seja, isso depende diretamente do porte, peso, saúde, resistência e, claro, do tamanho do seu animal.
Se o seu amigão está uns quilinhos acima do peso, não é legal forçar grandes caminhadas que prejudiquem as suas articulações, certo? Isso também vale para os cães mais idosos, afinal, eles não tem mais o mesmo ritmo enérgico dos mais jovens.
Vale considerar que o tempo de passeio também pode aumentar gradualmente. Isso porque, assim como em nós, os pets acabam ganhando mais resistência e fôlego a cada caminhada.
Essa é uma resposta que o só o veterinário poderá dar. Afinal, com exames específicos e o check-up em dia, ele poderá saber o estado de saúde do animal e, portanto, orientar por quanto tempo e quantas vezes ao dia o passeio é ideal.
Já sobre o melhor horário, assim como nós, as recomendações são em períodos com o clima mais ameno, como o início da manhã e final da tarde.
Nas caminhadas é fundamental que o tutor permaneça de olho no pet, ele pode apresentar sinais de cansaço, por exemplo:
Embora seja divertido, o passeio na rua oferece inúmeros riscos aos animais, já que eles estão expostos a todos os tipos de bactérias. Por este motivo, não é indicado que cães filhotes, ainda em fase de vacinação, tenha um contato urbano.
Por isso, a orientação é que os cães saiam as ruas somente 30 dias após ter tomado a última dose da vacina v10.
Além da vacina, os cuidados são:
As caminhadas são bem-vindas para os pets e os tutores, veja os benefícios:
Gostou desse post? Leia mais sobre pets em nosso blog: