Raça de cachorro peludo: companheiro e fofo

Compartilhar:


Na hora de adotar um cachorro, é normal que você observe algumas características do animal. Detalhes como tamanho, interação, e energia são exemplos de elementos que se nota. Entretanto, algumas raças chamam mais a atenção por ter uma característica física bem visível, como é o caso da raça de cachorro peludo.

À primeira vista esse tipo de cachorro, além de ser muito fofo, se destaca bastante pelo seu pelo. Por outro lado, os cuidados com esse pet precisam ser focados na sua pelagem. 

Se você se interessou por esse tipo de cão, saiba mais sobre a raça de cachorro peludo e os principais cuidados com eles.

Raça de cachorro peludo: conheça as mais comuns!

Não pense que o poodle é a única raça de cachorro peludo mais comum. No entanto, caso você esteja pensando em adotar um, é interessante saber dos diferentes tipos de raça e saber qual se encaixa melhor com você e seu espaço disponível.

Chow Chow

Originado da Mongólia, o Chow Chow tem um temperamento teimoso e a língua azul. Além de poder medir entre 46 a 56 cm, essa raça de cachorro peludo se assemelha, e muito, a um urso de pelúcia devido ao seu pelo. 

Saiba que, normalmente, a juba dessa raça costuma ser mais longa nos machos. Porém, para que seu Chow Chow sempre fique com uma pelagem bonita e saudável, é necessário escová-lo de duas a três vezes por semana com a utilização de um pente especial.

Desta forma, você evita que seu pet tenha nós em sua pelagem e mantém um bom aspecto. É importante saber que os banhos devem ser dados nesse pet uma vez por semana e que depois de limpinhos, seus pelos devem estar bem secos.

Collie

De origem escocesa, essa raça de cão costuma ter um temperamento mais afetuoso. Podendo variar seu tamanho de 51 a 61 cm, o Collie é uma raça bem conhecida pela sua presença no conto do inglês britânico Eric Knight. 

Saiba que, em muitos casos, o Collie é usado como cão de pastoreio, principalmente por gostarem de ficar no campo ou ao ar livre.

Por isso, você deve ter atenção na limpeza dos pelos do seu Collie diariamente e a melhor maneira de fazer isso é escovando o pelo do seu pet diariamente para deixar arrumado e limpo.

Para isso, é ideal utilizar uma escova de cerdas, sempre escovando na direção do pelo e nas costas. Lembre-se de que os banhos devem acontecer a cada 4 semanas.

Lulu da Pomerânia

Natural da Alemanha, o Lulu da Pomerânia é uma raça de cachorro peludo bem amigável e inteligente. Cães pequenos dessa raça podem chegar até os 22 cm, ao contrário dos de porte grande, que podem ter até 60 cm.

Por isso, se você deseja um cachorro animado para te fazer companhia, o Lulu da Pomerânia é a melhor opção. Assim como é um pet bem alegre, ele também gosta de brincar e correr bastante, já que possui muita energia e disposição.

Porém, tenha atenção na higiene do seu pet. Essa raça não deve receber banhos semanalmente, mas sim quando for necessário. Além disso, como o pelo desse cão costuma cair bastante, faça a escovação da pelagem diariamente.

Old english sheepdog

Essa raça de cachorro peludo é originária da Inglaterra e possui um comportamento bem brincalhão, podendo medir até 61 cm.

É importante saber que até mesmo seu nome faz uma referência ao formato da sua pelagem. O Old English sheepdog possui os pelos nas tonalidades branca e preta. Além disso, pelo comprimento do seu pelo, essa raça de cão se assemelha ao formato de uma ovelha.

Porém, com o comprimento longo do pelo, esse pet sofre com o calor. Por isso, é importante que você evite passear com ele em dias muito quentes.

Também é importante saber que é a recomendação é que você comece a cuidar dos pelos do seu cão desde filhote.

Entretanto, dê banho no seu Sheepdog a cada dois meses e escove seus pelos para impedir nós em um período de dois dias. Também tenha atenção no momento de aparar os pelos do cão, principalmente na região dos olhos e das orelhas

Terrier Tibetano

Encontrado no Tibete, essa raça de cachorro peludo é conhecida por ser bem afetuosa. Com um porte de 36 a 41 cm, ele é muito utilizado como um cão pastor.

Se você gosta de companhia, saiba que o Terrier Tibetano também compartilha desse gosto. Ele é um cão que não gosta de ficar sozinho e começa a latir e uivar sem parar quando se vê solitário.

Desde já é importante saber que como ele possui uma pelagem longa e densa, você deve ter atenção nos cuidados com essa raça de cachorro peluda. Dê banho, pelo menos, uma vez por mês e apare seus pelos na região interna das orelhas. Lembre-se de escovar os pelos do seu pet a cada 2 ou 3 dias, mas não faça isso com os pelos do cachorro seco. Umedeça a região para evitar que os pelos quebrem facilmente.

Cuidados essenciais com a raça de cachorro peludo

cachorros peludos

Saiba que mesmo que cada cão tenha seus cuidados pessoais, lembre-se que ao dar banho neles, é necessário que você tenha maior atenção na hora de secar os pelos. Como são cães com pelos longos, o ambiente úmido e peludo pode incentivar o desenvolvimento de fungos, fazendo com que seu pet desenvolva problemas na pele e no pelo.

Além disso, você deve utilizar produtos que sejam destinados a cachorros. Shampoo para pets são desenvolvidos com um pH na medida certa para o animal.

E acima de tudo, se o seu cachorro peludo estiver com algum problema nos pelos, procure um médico veterinário. Somente ele será capaz de dar um diagnóstico e o tratamento correto.

Assim, seu amigo felpudo ficará bem e você poderá desfrutar muito mais da companhia dele.

Você também pode saber mais sobre outras raças de cachorros acessando nossos conteúdos:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário