Raça Porquinho-da-Índia e suas curiosidades

Por Cobasi

Compartilhar:
bichinhos da raça porquinho-da-índia posando para foto

O nome pode até remeter à Índia, mas independente da raça porquinho-da-Índia que você estiver querendo saber mais, todas denominam de uma origem, a América do Sul! Esse roedor ganhou o coração dos brasileiros, pois é uma ótima opção de companhia para quem gosta de animais pequenos e peludinhos, além de ser simpático e divertido.

Saiba mais sobre as principais raças, além de quais são as características que tornam cada uma delas única.

Raça porquinho-da-Índia: existe mais de uma?

A primeira curiosidade sobre a origem do nome desse bichinho é que ela não tem nada a ver com a Índia. Sendo que provavelmente o termo se originou dos tempos antigos, quando a América ainda era as “Índias Ocidentais”. Contudo, de lá pra cá, a variedade da raça porquinho-da-Índia foi só aumentando e hoje já existem dezenas de variações.

Conheça as raças do roedor

Entre tantos tipos de porquinho-da-Índia, é possível fazer uma segmentação pelo tipo de pelo do pet, sendo que a pelagem se divide em curta, longa e sem pelo. Será que você conhece os favoritos?

Aprenda mais sobre os atributos físicos e personalidade deles!

Raça porquinho-da-Índia pelo curto

uma raça porquinho-da-índia de pelo curto

É impossível começar a falar desse bichinho sem citar aquele que faz sucesso e ocupa as primeiras posições quando o assunto é favorito. O porquinho-da-Índia Inglês se caracteriza por sua pelagem lisa, sem redemoinhos, e a presença de três cores principais, o branco, preto e caramelo. Esta também é a raça mais parecida com o préa, que é o porquinho-da-Índia selvagem.

A raça porquinho-da-Índia Abissínio é um animal que se destaca por suas rosetas de pelos que formam redemoinhos ao longo do seu corpo. Aliás, um dos nomes fofos que ganhou por sua aparência foi “moinho”, e além disso, está na lista de porquinhos mais inteligentes.

Continuando no quesito atributos físicos, a raça porquinho-da-Índia Ridgeback tem uma característica peculiar, pois possui uma crista nas costas, quase no estilo porco-espinho. Outro pet engraçadinho é o Rex, que apresenta uma pelagem áspera, assim como o Teddy Americano.

E não é possível deixar o Coroado Inglês e Americano de fora, já que eles nasceram com um pé na realeza. Ambos são mais do que especiais, pois possuem uma coroa de pelos em cima da cabeça, sendo a raça Americana ainda mais fofa por ela ser na cor branca.

Raça porquinho-da-Índia pelo longo

No quesito “cabeludos”, a competição para escolher a medalha de ouro na categoria beleza é dura, pois são pura fofura. O primeiro é o porquinho Peruano, raça de pelo longo, que tem uma pelagem tão densa que gera confusão na hora de achar o seu rosto. 

E da família dos Peruanos surgiu a raça porquinho-da-Índia Alpaca, mas estes são conhecidos por seus pelos encaracolados, no melhor estilo cachos!

Ainda na mesma linha você encontra o Sheltie, uma variação de pelos longos. Entretanto, a região do rosto não é coberta por eles e os olhos escuros e cintilantes se destacam.

Raça porquinho-da-Índia sem pelo

Isso mesmo, também temos raças que não se evidenciam por sua pelagem, mas sim pela fala de pelos. É o caso do Skinny, que tem uma penugem bem delicada, praticamente invisível, e alguns tufos de cabelo na região do nariz e rosto, por exemplo. Já o Baldwin é uma raça que não possui nada de pelos.

Você ainda pode aprender mais sobre essas pequenas criaturas que esbanjam fofura! Que tal conhecer a fundo os cuidados e personalidade dos roedores? Veja em seguida várias sugestões de conteúdo para você:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário