Suplemento Vitamínico

18 de maio de 2018

Alimentação de Aves, Aves

Suplementos

A maioria dos suplementos alimentares são compostos por vitaminas (Vitamina E, B6, D e etc.), aminoácidos (Taurina, Alanina, Metionina, Arginina e etc.), e açúcares (Dextrose). Utilizados para suprir uma determinada necessidade e/ou falta de algum nutriente específico na dieta convencional. Por exemplo, uma ave que – após comprovação clínica –  necessite de Ferro, é possível realizar a suplementação com o mineral Ferro. Também podem agir fornecendo fontes extras de energia, para melhor desempenho dos processos biológicos da ave.

Muito utilizado para aves ornamentais, tem sempre o objetivo de oferecer um elemento ausente na nutrição do animal, ou para corrigir alguma deficiência física ou funcional da ave.

Esses suplementos podem ser usados o ano inteiro, dependendo da indicação, ou em casos de maior necessidade específica, como muda de penas, reprodução, estados clínicos debilitados, ou até mesmo para estimular o canto de aves canoras.

É de extrema importância que para suplementar ou medicar um animal, sempre haja o acompanhamento profissional de um Médico Veterinário. Isso evita que ocorra erros na formulação da dieta, causando malefícios à saúde da ave, em um possível erro de administração dos suplementos. Por isso, a indicação destes produtos é feita por um especialista, que prescreve a dose correta e o nutriente correto para cada caso.

As duas apresentações mais comuns, são em formato pó e as líquidas. O suplemento em pó deve ser misturado nas sementes ou farinhadas, de acordo com a indicação do fabricante. Já as líquidas, podem ser administrados via oral – na água e em alguns casos no alimento, sempre de acordo com a indicação do fabricante.

É imprescindível que os suplementos sejam trocados diariamente, seja no bebedouro ou comedouro. As vitaminas têm alto potencial para “oxidação”, ou seja, podem perder sua eficiência nutricional, ficando impróprias para uso. Então, todos os dias, além de oferecer água fresca e comida limpa, as vitaminas são repostas para deixar o animal sempre saudável.

 

Conteúdo desenvolvido pelo time de Educação Corporativa da Cobasi