Tesourão: ferramenta fundamental para jardinagem

Compartilhar:


tesourão de jardinagem

Quem tem planta sabe da importância do controle do porte e da forma das folhagens. Isso só acontece com uma boa poda, que, além de incentivar a floração, ajuda na frutificação. A melhor ferramenta para isso é o tesourão de jardinagem.

Para uma excelente poda, é preciso que galhos doentes e secos sejam removidos por sugar a força da planta e, também, porque eles barram a luz e o ar no interior da copa. Mantendo uma altura de 5 cm a 10 cm você garante a saúde do gramado.

Se bem executada, a poda feita com o tesourão de jardinagem estimula uma maior produção da planta. Ao cortar logo acima de uma gema (pequeno nó), um novo ramo irá nascer. Para eliminar o galho todo, use o tesourão de jardinagem rente ao caule ou ao ramo maior.

Outono

Apesar de ser uma estação famosa pelas folhas secas e amareladas, de galhos mirrados, o outono é o período mais favorável para podar e adubar, segundo especialistas em plantas.

O tesourão é o mais indicado para acabar com ramos pequenos, folhas, galhos finos e secos e ervas daninhas. A ferramenta é ideal para cortes de galhos mais duros e maiores, já que, com suas pontas pequenas e cabos grandes, facilita a força que você fará sobre eles.

Os tipos de tesourão de jardinagem

Na Cobasi, há vários modelos de tesouras para deixar o seu jardim ainda mais lindo.

A tesoura Grama Hoby FG Import, por exemplo, é perfeita para podar, aparar e para dar acabamento a vegetação, deixando as plantas e jardins lindos e bem cuidados.

Já a tesoura de poda Hoby FG Import é excelente para poda em geral. Com essa ferramenta, o corte acontece com maior facilidade e é mais preciso.

A tesoura de colheita FG Import, também encontrada nas lojas da Cobasi, é perfeita para colheita de frutas e legumes, deixando as plantas e jardins lindos e bem cuidados.

E a tesoura de poda Bypass FG Import é perfeita para podar, aparar e para dar acabamento à vegetação, deixando as plantas e jardins lindos e bem cuidados. Essa tesoura contém sistema bypass, que assegura melhor performance do produto.

Por fim, a tesoura de poda Hoby FG Import é perfeita para podar, aparar e para dar acabamento a vegetação, deixando as plantas e jardins lindos e bem cuidados.

Tratamento do tesourão

tesourão de jardinagem

Há quem não saiba que depois da poda é importante fazer um tratamento pré e pós-poda. Antes, é preciso esterilizar o tesourão de jardinagem com um maçarico ou com a chama do fogão. E lembre-se: só faça o corte quando o instrumento esfriar. 

No pós, as substâncias mais utilizadas são: calda bordalesa, parafina, mastique e cera de enxerto.

Nunca use substâncias corrosivas, como piche, tintas, graxas ou alcatrão, pois destroem o tecido celular da árvore.

E não se esqueça: é importante remover galhos quebrados ou doentes porque eles retiram a força da planta.  Folhas secas e flores murchas também devem ser retiradas.

Veja outros posts sobre jardinagem no blog da Cobasi:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário