Tipos de plantas para deixar sua casa mais feliz

Compartilhar:


tipos de plantas bonitas

A jardinagem vem ganhando cada vez mais espaço, assim como os tipos de plantas que existem para compor uma decoração diferente e cheia de verde. Sendo assim, o conceito de urban jungle, que nada mais é do que uma “selva urbana”, se estabeleceu e ter um cantinho com a natureza em casa é sinônimo de tranquilidade e bom gosto.

Conheça mais sobre as diferentes espécies que se popularizaram, vivem bem em vasos e vão alegrar seu lar.

Quais são os tipos de plantas mais conhecidos?

Existe um número praticamente infinito de plantas, porém algumas já se tornaram coringas para aqueles que estão procurando espécies para apartamentos ou que se desenvolvem bem em espaços menores, como os vasos.

Desta forma, listamos alguns dos tipos de plantas que se destacam por sua facilidade de cultivo, beleza, uso gastronômico e medicinal

Plantas ornamentais: perfeitas para a decoração

Antes de tudo, você sabe o que é uma planta ornamental? Tanto se fala sobre ela, mas sua definição ainda é muito perdida. Entretanto, esta é uma categoria que se destaca por ser cultivada primeiramente por sua beleza.

Seja o formato das suas folhagens, cores, flores ou estrutura, a principal característica desses tipos de plantas têm forte relação com a atenção que chamam na decoração e nos ambientes.

Por fim, entre as espécies mais procuradas estão as rosas, orquídeas, margaridas, girassóis, cravos, begônias e crisântemos.

Plantas medicinais: indicadas para qualidade de vida

tipos de plantas para sua casa

Conhecidas por estarem ligadas ao bem-estar e saúde, essas espécies são utilizadas como calmantes naturais e também no combate de problemas gastrointestinais. Além disso, muitas possuem ação antiinflamatória.

É claro que esses tipos de plantas medicinais não substituem um tratamento médico, porém estão no dia a dia das pessoas em forma de chás, por exemplo. Nesta categoria também vale ressaltar os temperos, tão utilizados na culinária. Então conheça algumas plantas usadas para o preparo dos chás:

  • Lavanda: usada em chás, inflamações na pele e aroma;
  • Erva-cidreira: ação calmante e melhora da digestão;
  • Camomila: combate da ansiedade;
  • Manjericão: erva utilizada na gastronomia para preparo de massas, molhos e saladas;
  • Alecrim: rico em vitaminas, minerais, vai bem com pratos da culinária;
  • Salva: benéfica para a saúde dos ossos e ótima para a digestão.

Plantas pendentes: belos cachos espalhados pela casa!

Esta pode ser considerada uma subcategoria das plantas ornamentais, visto que se destacam por sua beleza nos ambientes. A principal característica dos tipos de plantas pendentes é que elas crescem para baixo, ganhando um aspecto de “cachoeira”.

Agora, veja as queridinhas entre os fãs da jardinagem e decoração com plantas estão as espécies:

  • Jiboia;
  • Dinheiro-em-penca;
  • Peperômia;
  • Hera;
  • Barba de Moisés;
  • Cordão de Pérolas;
  • Avenca.

Plantas suculentas: tipos de plantas fáceis de cuidar

A melhor definição para essas espécies é que conseguem reter bastante líquido nas suas folhas, visto que são típicas de cenários com pouca água. Indo além, existem centenas delas nos mais variados formatos, cores e tamanhos, entre as mais comuns estão os cactos, Rabo-de-Burro, Sedum Spurium, Dedinho-de-Moça e Haworthia Fasciata.

E então, gostou de conhecer mais sobre o mundo da jardinagem? Saiba que no nosso blog você encontra mais dicas para criar seu jardim ou espaço verde em casa, é sempre uma delícia mexer com a terra e ver a vida florescer dentro do lar! Leia mais conteúdos sobre jardinagem no blog Cobasi:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Antonio Tadeu Segat disse:

    Muito bom!!!
    Parabéns pelo trabalho.
    Isso ajuda muito as pessoas que buscam pelas informações e cuidados com suas flores.

Deixe o seu comentário