Treino de cachorro: aprenda a cuidar do seu pet

Por Cobasi

Compartilhar:
treino de cachorro

O treino de cachorro é uma atividade que exige muito cuidado, pois os animais precisam se sentir à vontade e motivados para realizar os comandos solicitados pelo seu dono. Para facilitar o procedimento, separamos dicas importantes sobre o tema. Confira já!

Comece o treino de cachorro desde cedo

Essa é uma tarefa que quanto antes for iniciada, melhor! Quando os pets aprendem desde cedo, as chances de desenvolverem maus hábitos é menor. Assim, o treino de cachorro se tornará muito mais simples. O aprendizado em filhotes é mais fácil, além de ser a época perfeita para desenvolver hábitos a fim de ensiná-lo o que se deve ou não fazer.

Mas se o seu cachorro já for adulto, não perca as esperanças, a tarefa se torna mais complicada, porém, não impossível. Tenha paciência para estimular o animal, nunca deixando de oferecer carinho e muito amor.

Utilize petiscos como recompensa

Os petiscos como recompensa são essenciais no treino de cachorro, pois esses reforços positivos são muito relevantes. Quando o pet obedece a um comando, recompensá-lo é uma maneira inteligente de esperar a mesma ação da próxima vez.

Tenha petiscos sempre à disposição, mas lembre-se de oferecer de uma forma balanceada e que não comprometa sua alimentação. Esse tipo de ação faz o animal associar o bom comportamento com uma guloseima, aumentando a chance de continuar obedecendo.

Não brigue com o pet

Compreensão e paciência são os pontos principais para o treino de cachorro. Dessa forma, jamais brigue com ele se o resultado não for o esperado, pois isso dificulta ainda mais os fatos. Apenas lembre-se de não confundir essa informação e oferecer recompensas quando o pet fizer algo errado. Insista no treinamento da forma mais amigável possível.

O treino é uma forma de fazer seu animal se sentir mais ativo e aprender coisas novas, e brigar com ele apenas resultará em reações de medo, insegurança e nervosismo. Jamais o coloque sob pressão.

Brigar pode, inclusive, dificultar as coisas. Afinal, o treino de cachorro serve para ensinar o pet. Se ele se sentir inseguro, assustado ou até nervoso, o aprendizado pode ser prejudicado. Ninguém consegue aprender sob pressão, não é mesmo? 

Brigar ou maltratar não são boas soluções, mas impor limites é importante, então faça bastante uso de vozes de comando.

treino de cachorro

O treino de cachorro exige repetição

Não se esqueça de que o adestramento de cães é um treinamento e, por conta disso, torna-se indispensável repetir as ações várias vezes, até que ele entenda o comando, que pode ser para dar a patinha, sentar, deitar, rolar, e muito mais.

Durante a etapa de adestramento, faça sempre treinos curtos, com descansos para intercalar, descartando a possibilidade de o cãozinho se cansar e perder a atenção.

Como ensinar seu pet a dar a pata?

A forma mais simples de aprender o comando de dar a pata é esconder um petisco e deixar que o animal cheire. Siga os seguintes passos:

  • fale para o cachorro se sentar;
  • feche um petisco na mão, para que ele sinta apenas o cheiro;
  • espere até que ele estique a pata na sua direção para tentar abri-la;
  • quando ele colocar a pata na sua mão, fale o comando “dá a pata” e entregue o petisco a ele;
  • lembre-se de elogiá-lo em todas as vezes.

Todos os treinos exigem tempo e paciência, então saiba que o único jeito de tornar os comandos possíveis é insistindo e tratando o animal com respeito, amor e, mais uma vez, muita paciência.

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário