Vaso de parede, um trunfo para qualquer jardim

Compartilhar:


Vaso de parede

Que tal aproveitar ao máximo o seu jardim apostando em um vaso de parede? Eles são ótimos para espaços pequenos, ajudam a posicionar as plantas na melhor luz e ainda trazem um charme único para a decoração.

A parede costuma ser a última opção entre os jardineiros, sobretudo aqueles que estão começando. Porém, quem pensa assim está perdendo uma ótima oportunidade de aumentar seu viveiro de plantas e de decorar o ambiente com as mais variadas espécies.

Afinal o vaso de parede é útil para qualquer jardim. Se você tem acesso a uma parede externa com bastante sol, ótimo! Ou se mora em apartamento e só pode usar as paredes internas e com pouca incidência de luz, ótimo também. Seja qual for o espaço, ali pode viver uma planta.

Qual planta escolher?

Geralmente, as plantas mais indicadas para vaso de parede são as suculentas, flores e ervas. A escolha, porém, vai depender da quantidade de luz que a parede recebe. A vantagem desse tipo de vaso é que você pode deixar suas plantas em áreas mais altas e próximas das janelas, por exemplo, garantindo uma boa luz solar.

Se quiser uma parede preenchida com cascatas de plantas, dê preferência às pendentes como a rabo de burro, colar de pérolas ou boldinho. Flores como orquídeas, violetas, petúnias e flor de maio também ficam lindas nesses vasos. Se preferir um visual mais enxuto escolha os cactos ou dracenas de crescimento lento.

O ideal, contudo, são plantas que exigem poucas regas. Dessa forma você não terá problemas com água escorrendo pelas paredes. Desde que faça regas mais frugais, sempre de acordo com a necessidade das plantas.

Tipos de vaso de parede

Você consegue encontrar o vaso de parede nos mais diferentes formatos e materiais. Eles podem ser de cerâmica, barro, plástico, madeira ou metal. Há ainda os vasos de fibra vegetal. Nesse último caso dê preferência às paredes externas ou com isolamento para não ter problemas com umidade.

Outro tipo que também entra na categoria dos vasos de parede são os anéis de suporte. São estruturas de ferro onde você pode encaixar vasos cilíndricos. Essa é uma ótima opção para vasos de terracota com suculentas ou flores.

E não pense que esse tipo de vaso se limita às plantas de solo. Você pode instalar terrários e plantas aquáticas nas paredes, dando um visual ainda mais diferenciado à sua decoração.

Cuidados e como instalar

É possível usar pregos para fixar os vasos, mas desde que o material da parede ou do suporte seja madeira. Quando falamos de parede de alvenaria, porém, a fixação desses vasos é feita por aparafusamento.

Lembre-se que os parafusos devem ser adequados ao peso do vaso de parede já cheio com solo e planta. Por isso, ao escolher o conjunto que mais combina com o ambiente, calcule também o seu peso.

Depois de saber qual o vaso, a planta e a furação necessárias, você deve escolher o local mais adequado. Procure por um espaço iluminado e tome cuidado para não instalar o vaso de parede em áreas de passagem muito estreitas para evitar acidentes.

Aliás, lembra da água com terra escorrendo pela parede? Você não quer isso, certo? Por isso, faça uma boa camada de material absorvente para reter a água no fundo do pote. Você pode usar cascalho e areia, por exemplo. E lembre-se: regas curtas.

Gostou de conhecer outras formas de aumentar o jardim? Confira abaixo os posts que separamos com mais dicas sobre plantas e jardinagem:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário