Vasos para jardim vertical

Compartilhar:


O jardim vertical é uma boa alternativa para quem ama plantas mas não tem muito espaço em casa para cultivá-las, ou mesmo para aqueles que têm espaço de sobra, mas que gostam de tê-las bem pertinho. A escolha dos vasos para jardim vertical é determinante para você conseguir criar harmonia nesse espaço, além de manter sua funcionalidade.

Quer você esteja pensando em cultivar uma pequena horta, ou se os planos forem mesmo de ter muitas flores coloridas, os vasos para jardim vertical podem te ajudar a alcançar sucesso nessa empreitada. Vem com a gente saber mais sobre o assunto!

Suporte de vasos para jardim vertical

Antes de escolher os vasos para jardim vertical, você precisa definir que espécies irá cultivar e onde o suporte dos vasos será instalado. Pode ser um conjunto de prateleiras, uma treliça ou mesmo uma estante dedicada apenas às plantas. O modelo de suporte vai depender do espaço disponível, mas é ele que vai definir o limite de peso e os tipos de vaso para jardim vertical que você poderá escolher.

Tenha em mente que o suporte precisa ser capaz de acomodar bem os vasos para jardim vertical em todas as suas dimensões: altura, largura e profundidade. Nada de deixar as beiradinhas do vaso para fora das prateleiras, por exemplo, para evitar acidentes. Além disso, depois que os vasos forem preenchidos com terra, seu peso vai aumentar bastante. Leve essas informações em consideração ao escolher os seus vasos para jardim vertical.

Vasos para jardim vertical: formatos, tamanhos e materiais

Vasos de maneira geral estão disponíveis em variados modelos, e os vasos para jardim vertical não fogem à regra. Você pode optar por vasos alongados, do tipo jardineira, ou vasos que formam uma meia lua, ou seja, cuja parte que fica em contato com o suporte é reta. Assim eles ficam bem encaixados e não há risco de quedas.

Os vasos para jardim vertical de cerâmica, concreto ou outros materiais mais pesados somente devem ser utilizados em suportes que aguentem bem o seu peso. Evite utilizá-los em suportes do tipo treliça, que ficam presos à parede, para prevenir acidentes e imprevistos.

Vasos para jardim vertical de acordo com o tipo de planta

As plantas possuem necessidades diferentes de rega e de poda, então é preciso considerar isso quando for escolher os vasos para jardim vertical adequados para cada espécie. Não esqueça, também, de ficar atento ao possível aparecimento de pragas e plantas daninhas, que são mais propensas a aparecer em algumas plantas do que em outras.

Fique de olho no estado geral de conservação dos seus vasos para jardim vertical. Os de plástico são bastante duradouros, mas podem perder a vivacidade da cor com o tempo. Os de cerâmica e de vidro são um pouco mais frágeis, mas também têm seus pontos positivos: eles podem contribuir para a manutenção da temperatura e da umidade adequadas para as plantas em seu interior.

Faça uma avaliação de todos os aspectos envolvidos no seu jardim e, assim, certamente você conseguirá escolher os vasos para jardim vertical perfeitos para a sua casa!

Continue sua leitura com a Cobasi! Confira esses artigos selecionados:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário