Vasos para jardim: você sabe como usar?

Compartilhar:


Os vasos para jardim podem ser utilizados tanto por quem mora em apartamento, em jardins de inverno ou jardins verticais, quanto por pessoas que moram em casas com quintal e uma área especialmente destinada ao cultivo de plantas e flores.

Disponíveis em diversos tamanhos, formatos e materiais, os vasos para jardim podem transformar completamente a decoração da sua casa. Quer saber como? Então, fique com a gente nesse artigo para descobrir!

Vasos para jardim: como escolher o tipo certo

Um dos aspectos mais importantes para fazer uma escolha acertada dos vasos para jardim é descobrir que espécies de plantas podem se adaptar bem ao espaço que você tem disponível em casa.

Se onde você mora não bate sol direto em nenhum período do dia, optar por uma planta que depende de sol forte por várias horas seguidas para crescer e se desenvolver, como a rosa do deserto, por exemplo, não é uma boa ideia.

Por isso, antes de escolher os vasos para jardim, pesquise bastante sobre os tipos de plantas que você gostaria de cultivar. Avalie a necessidade de luz direta e indireta, a frequência das regas, a necessidade de podas e a expectativa de crescimento. De posse dessas informações, você tem muito mais chances de acertar na escolha dos vasos para jardim ideais.

Tamanho, materiais e formatos dos vasos para jardim

Uma vez que as espécies de plantas e flores tenham sido definidas, chegou a hora de escolher os seus vasos para jardim. Você não precisa comprar vasos idênticos para criar harmonia no seu jardim. Pelo contrário! O ideal é mesmo variar no tamanho, no material, nos formatos e até nas cores dos vasos para que o ambiente não fique monótono. Para não exagerar, procure um elemento em comum entre os vasos, e organize-os de maneira a criar harmonia.

Vamos pensar em termos práticos: se você escolheu espécies de plantas bem coloridas, que permanecem floridas o ano inteiro, é uma boa ideia optar por vasos para jardim de cores mais neutras, para que o destaque fique por conta das flores. Nesse caso, os tradicionais vasos de barro ou mesmo os de plástico que imitam textura de cimento, são uma boa alternativa.

Por outro lado, se o seu foco é cultivar folhagens, que têm apenas algumas variações nos tons de verde, os vasos para jardim de cerâmica pintados, ou com cores lisas contrastantes com as folhagens, darão um belo resultado.

Como arrumar os vasos para jardim

Se você fez o dever de casa de pesquisar as espécies adequadas ao ambiente, e escolheu os vasos para jardim com tamanho, formatos, materiais e cores adequados a cada espécie, chegou a hora de organizá-los no espaço.

Uma boa dica de decoração é colocar seus vasos para jardim juntos. Se o espaço escolhido for um cantinho da sala, por exemplo, coloque o maior deles no centro e mais próximo da parede e vá dispondo os demais ao seu redor. 

Segundo os especialistas, é mais fácil criar harmonia quando os itens estão em números ímpares. Assim, você pode formar um triângulo com os vasos para jardim, ou uma escadinha do maior para o menor, caso haja espaço em linha reta para isso.

Depois de feita a organização, afaste-se e dê uma bela olhada no conjunto. Tire fotos de ângulos diferentes e veja como se sente com relação ao que você criou. Faça os ajustes necessários até conquistar o resultado que você deseja e não desista! Com o tempo e com a prática, vai ficar cada vez mais fácil para você escolher vasos para jardim perfeitos para o que você precisa.

Quer continuar a leitura? Então confira esses artigos selecionados para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário