Como plantar vegetais em apartamento?

Compartilhar:


vegetais

Um novo hábito que surgiu forte nos últimos anos foi a agricultura em apartamento, ou seja, vegetais e temperos fresquinhos direto do quintal ou varanda da casa. E para ter uma horta, o ideal é entender quais são as espécies que se adaptam melhor e conseguem se desenvolver em espaços menores.

Aprenda mais sobre como fazer uma horta em apartamento, quintais pequenos e como realizar a manutenção para ter uma boa colheita.

Quais vegetais posso plantar em vasos?

vegetais

O primeiro passo para ter um resultado satisfatório é conhecer o ambiente ideal de cada um dos vegetais que você quer colher. Existem espécies que só vão se desenvolver com bastante sol, outras já se dão bem com luz amena, por exemplo. 

Em relação aos “ingredientes” básicos para esta hortinha ganhar vida, considere:

Agora, vamos lá, se você é iniciante no ramo da jardinagem, comece por vegetais mais fáceis de cuidar. É o caso do rabanete, beterraba, ervilhas e folhas como alface, agrião, rúcula e acelga. Esta é uma lista para quem procura espécies que vão se desenvolver com pouco sol, ou seja, se receberem apenas o sol da manhã diretamente, está ótimo.

Como cuidar dos meus vegetais?

Por fim, as características físicas dos vegetais importam. No caso das cenouras, os vasos precisam ter uma altura boa para que elas possam crescer.  Veja algumas dicas:

Rabanete: as sementes precisam de um vaso com espaço para se desenvolverem, a melhor estação são aquelas de clima ameno, as regas devem ser frequentes, o solo nunca deve estar seco, a colheita acontece de 25 a 80 dias.

Beterraba: é uma planta que não gosta de climas quentes demais, a melhor época para plantio é o outono. A colheita acontece entre 2 a 6 meses de acordo com os cuidados e desenvolvimento da semente.

Pepinos: o vegetal é uma ótima opção para cultivar em vasos e não é difícil de cuidar. A melhor época para começar a plantar é o verão e o ideal é que fique longe de lugares com correntes de vento. O amadurecimento se dá por volta de 30 a 70 dias.

Cenouras: vegetal que precisa de vaso com espaço, o plantio deve ser feito em um dia de clima ameno, que aliás, é o melhor clima para as cenouras. A colheita é demorada, leva de 2 a 4 meses.

Abobrinha: pode crescer em vasos, mas as chances são maiores quando está em terra aberta. É uma planta que gosta de calor e a colheita pode ser feita entre 45 a 80 dias.

Quais temperos plantar em apartamento?

Um outro tipo de cultivo que vai muito bem em casas menores são os temperos, pois além de práticos, não precisam de canteiros grandes e dão um toque a mais nas refeições. Os preferidos são coentro, manjericão, orégano e sálvia. Mas atenção, essas plantinhas só vão ficar bem em lugares com sol, elas não gostam de sombra!

Já algumas opções para quem não tem sol direto em casa são: alecrim, cebolinha, hortelã, salsa e tomilho. Estes temperos podem receber apenas luz indireta que vão conseguir se desenvolver.

Você já tem um caminho a trilhar! Agora é se organizar e criar seu espaço de plantio de vegetais e temperinhos, e claro, aproveitar cada minuto, pois a jardinagem é sinônimo de prazer e um hobby que ajuda a diminuir o estresse do dia a dia.

Saiba tudo sobre rega no nosso canal no YouTube:

Queremos apoiar seu hobby da jardinagem! Que tal ler mais conteúdos sobre jardim e hortas?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário