Vermes em gatos: quais são os sintomas e como prevenir

Compartilhar:


Falino apoiado no sofá com fundo verde
Os vermes podem ser muito prejudiciais à saúde dos gatos

Infelizmente, os vermes em gatos é algo mais comum que pensamos. Isso porque esses parasitas podem ser encontrados em diversos ambientes, até no interior das nossas residências. Então, quando entram em contato com o organismo dos felinos, trazem inúmeras doenças e complicações. Saiba o que são os vermes, como prevenir que seu pet sofra com eles e quais são as melhores formas de tratamento. Vem com a gente! 

Diferentes espécies de vermes em gatos

Você já deve ter ouvido falar sobre os vermes os parasitas que atacam o organismo dos pets provocando diversos sintomas específicos. Os felinos costumam ser afetados por três tipos de vermes. São eles:

  • lombriga;
  • tênia;
  • ancilóstomo.

Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles.

Lombriga

Talvez um dos mais populares, lombriga é o nome dado a um grupo diverso de espécies de vermes planos e, entre eles, o mais comum é o Toxocara. A contaminação dos felinos se dá através de contato com larvas. Por isso, é indicado tomar muito cuidado para que o gato não tenha acesso a lixos, caixas de areia de outros animais e ainda a ratos. 

Essa bactéria se aloja no intestino dos gatos, por ser um local propício para a sua reprodução. Com o tempo, então, as lombrigas passam a contaminar outros órgãos, daí a importância de que o tratamento seja iniciado rapidamente.

Tênia

Há várias espécies do verme tênia, e não são todas elas que infectam os felinos. Mas, algumas, infelizmente, sim. Entre elas, o Dipylidium Caninum, que, embora tenha “canino” no nome, é bem comum nos gatos. 

A contaminação por esse verme acontece quando os animais ingerem uma pulga infectada. Então, esse protozoário se aloja na parede do intestino dos felinos e cresce com base nas vitaminas e nutrientes ingeridos pelos pets. Uma das razões para essa infecção ser muito comum é que os gatos são animais que constantemente estão lambendo ou levando qualquer objeto à boca.

Gato recebendo carinho
Para mantê-los saudáveis, proporcione ambientes limpos

Sintomas de que seu gato está infectado por vermes

Embora existam diferentes espécies de vermes, os sintomas apresentados pelos felinos são semelhantes, uma vez que a ação desses protozoários são parecidas: alojamento no sistema excretor. Dessa maneira, os principais sintomas são:

  • náuseas;
  • vômitos;
  • diarreias;
  • falta de apetite;
  • apatia;
  • mudança no comportamento do animal;
  • sangue nas fezes.

É importante sempre analisar se os sintomas são pontuais ou se estão acontecendo com certa frequência. Afinal, vômitos e outros sintomas podem ocorrer de forma pontual e isso não indica a presença de vermes.

O que fazer nesses casos?

Quando nosso pet está com algum problema, o melhor a ser feito é sempre levá-lo ao médico-veterinário. Afinal, esse profissional tem o conhecimento necessário para a realização de exames, análises, diagnósticos e tratamentos eficazes. 

A automedicação é uma ação que, embora seja feita com boa intenção, pode prejudicar e muito a saúde do animal. Por isso, utilize somente a medicação indicada pelo profissional.

Para proteger o seu pet dos vermes, a melhor opção é garantir-lhe sempre um ambiente limpo e higienizado. Além disso, uma alimentação adequada e, claro, a realização de exames de rotina.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário