Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como cuidar de costela-de-adão? Confira todas as dicas!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A Costela-de-Adão é uma planta inconfundível, charmosa e encantadora para se ter no jardim, quintal, dentro de casa ou em qualquer outro ambiente. Com sua folhagem de origem mexicana, essa espécie é bastante requisitada para decorações urban jungle e por pela sua fácil manutenção.

Mas, não é só isso! Se você está buscando mais informações sobre a planta Costela-de-Adão, neste artigo vamos falar sobre as características, tipos, como cuidar e muito mais! Vamos lá?!

Costela-de-Adão: tudo o que você precisa saber sobre a espécie 

Também conhecida por Monstera, a Costela-de-Adão é uma planta do tipo trepadeira natural do México. Sua origem justifica o seu gosto por climas mais quentes e de muita umidade, o que é natural aqui no hemisfério Sul. No Brasil, existem mais de 60 espécies da planta, que crescem em grande quantidade e variedade.

A principal característica dessas espécies é, sem dúvida, a estrutura das plantas perfuradas, que possibilitam a passagem de luz entre as plantas, garantindo uma luminosidade total para todas as folhas. 

A Costela-de-Adão possui folhas com crescimento rápido, cordiforme e nas cores verde escuro. Quando nascem no formato de coração, e quando se desenvolvem surgem os tão famosos detalhes arredondados e os buracos na planta, podendo chegar a medir até um metro de diâmetro. 

Ficha Técnica: Costela-de-Adão

Nomes populares: Abacaxi-do-reino, Banana-do-mato, Ceriman, Monstera.
Nome científico: Monstera deliciosa.
Família: Araceae.
Categoria: Trepadeiras.
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical.
Origem: América Central e México.
Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros.
Luminosidade: Meia Sombra.

Diferentes espécies da Costela-de-Adão

Embora sejam da mesma família e com características bem parecidas, algumas espécies da Costela-de-Adão trazem algumas particularidades, como formato, tamanhos, textura e muito mais. 

Conheça alguns dos tipos de Costela-de-Adão:

Costela-de-Adão: Monstera Dúbia

Monstera Dúbia

A Monstera Dúbia se diferencia das demais espécies da sua família graças ao seu caule que é mais comprido, com uma base curta e folhagem mais longa. Além disso, alguns estudiosos apontam que essa espécie tem origem em países como a Bolívia e a Costa Rica. Embora tenha as suas diferenças, as preferências dessa planta em relação ao clima, permanece igual as demais da família. 

Monstera Adansonii

Monstera Adansonii

Essa, em algumas regiões, pode ter o apelido carinhoso de “planta queijo suíço”, por conta da sua folhagem ainda mais perfurada em formatos arredondados. Ela também tem origem na América Central e é comum que sejam vistas ao redor de árvores, onde podem alcançar mais de dez metros de altura.

Monstera Acuminata

Monstera Acuminata

A Acuminata tem seu crescimento espalhado desde o México até o sul da América Central. A sua característica principal são as folhas grandes e arredondadas, em formato de coração. Por isso, elas podem ser apelidadas também de “planta-telha” e tem grande semelhança com a Monstera Deliciosa, a próxima da nossa lista. 

Monstera Deliciosa

Monstera Deliciosa

Aqui está a queridinha, a mais famosa e mais fácil de encontrar. Por isso, ela é uma das mais indicadas para decoração de ambientes e melhorar o ar do local onde são plantadas. As “deliciosas” tem folhas enormes e perfuradas, já os seus caules são cobertos de raízes aéreas. É comum jardineiros que moram em apartamentos procurarem pela versão mini Costela-de-Adão do tipo Deliciosa. 

Monstera Mínima

Monstera Mínima

A Monstera Mínima, por sua vez, também é reconhecida graças ao seu rápido crescimento. E, além disso, ela é uma das mais fáceis de serem cultivadas. Por isso, são ótimas opções para quem gosta muito de jardinagem e adoram acompanhar o crescimento rápido de suas plantinhas.

Costela-de-Adão Variegata 

Costela-de-Adão branca

Com um aspecto diferente das outras, a Costela-de-Adão branca é uma espécie rara com folhas largas e manchadas de brancos. Caso esteja pensando em comprá-la, saiba que a Costela-de-Adão tem um preço superior, comparada às outras espécies. 

Como plantar Costela-de-Adão?

Pronto, você já está por dentro sobre as características e tipos das folhas Costela-de-Adão. Agora chegou a hora de saber o que é necessário para plantá-la. Para te ajudar nessa missão, separamos um pequeno tutorial. Confira!

  • encontre um local arejado;
  • corte um talo de 2 a 5 cm abaixo da raiz da muda; 
  • coloque o talo da Costela-de-Adão na água, dê preferência para um recipiente espaçoso;
  • mantenha o recipiente bem iluminado, porém não diretamente exposto ao sol (uma janela mais arejada, por exemplo);
  • depois de alguns dias, transfira a muda para o vaso, jardim ou local definitivo que deseja plantá-la. 

Posteriormente as etapas de plantio, existem os cuidados que são necessários para que a planta cresça saudável e apresente toda a sua beleza. E é isso que vamos falar a seguir. 

Guia completo: como cultivar Costela-de-Adão?

A Costela-de-Adão é uma espécie com fácil adaptação para diferentes espaços, o que é vantajoso para quem quer cultivar em casa. Mas para isso existem algumas etapas de cuidados que devem ser respeitadas, por exemplo, a planta gosta de bastante umidade e se beneficia com a passagem de luz pelas suas folhas. 

Chegou a hora de anotar as dicas especiais sobre como cultivar Costela-de-Adão. Confira!

Luminosidade

A planta Costela-de-Adão gosta de sol e bastante de luz, mas de maneira moderada, sem exageros. Portanto, essa espécie não deve ficar diretamente exposta ao sol, e sim de forma indireta ou em ambientes que recebam luz somente em determinados períodos do dia. 

Nesse sentido, um dos indícios de que ela está recebendo sol demais é caso as folhas de sua planta estejam ficando mais amarelas. Por isso, lembre-se de encontrar o local ideal para cultivá-las com carinho.

Rega

O indicado é regar a Costela-de-Adão duas vezes por semana, dependendo de onde ela estiver localizada. Contudo, nos dias mais frios, como no inverno, a dica é regá-la somente uma vez por semana ou até mesmo a cada 15 dias. 

Caso você esteja em dúvida se a sua planta está recebendo a quantidade de água ideal, a melhor solução é conferir como está o solo. Quanto mais seco, maior a necessidade de hidratação, por isso, fique de olho nesse aspecto!

Aliás, uma dica bem útil para manter o solo bem drenado e facilitar o fluxo de água é colocar bolas de argila, cascalhos, entre outras opções, no fundo do vaso ou em volta da planta no jardim. 

Mas atenção! Fique sempre atento à quantidade de água durante o processo de rega. A Costela-de-Adão, apesar de gostar bastante de água, não deve recebê-la em excesso para não prejudicar o seu crescimento.

Solo

Como vimos, a Costela-de-Adão precisa de um solo que esteja bem drenado e fresco. Para mantê-lo sempre assim, é válido trocar a planta de vaso todos os anos para ajudá-la a crescer, prosperar e estar sempre saudável.

Limpeza da planta

Outro cuidado essencial é sempre manter a Costela-de-Adão limpa, livre de poeiras e qualquer outro aspecto que seja negativo para ela. Borrifar água regularmente nas folhas pode ser uma ótima solução, além de usar panos macios e úmidos para limpá-las sempre que você sentir a necessidade. É uma ótima maneira de manter a sua planta sempre linda, saudável e esbelta.

Costela-de-Adão no paisagismo 

O que justifica a procura por essa planta? Com certeza é o seu design super diferente, que combina com variados estilos de decoração e, claro, sua versatilidade e adaptabilidade aos novos ambientes. 

Como são tantas opções para decorar com a planta Costela-de-Adão, separamos algumas fotos com ideias para você. Inspire-se!

A Costela-de-Adão é indicada para compor a decoração da sua casa com plantas.
A planta em um ambiente integrado dá um destaque elegante e sofisticado.
Que tal cultivar a Costela-de-Adão em vaso, mas lembre de deixar em um lugar com claridade.
Costela-de-Adão: a planta perfeita para ornamentar a decoração dos cômodos da sua casa.
Para urban jungle ou é iniciante com plantas, a costela-de-adão é um dos tipos mais procurados pelos brasileiros.
Vasos artesanais e a planta Costela-de-Adão uma combinação perfeita!
A Costela-de-Adão Branca é uma ótima opção para diversificar e deixar a sua mesa de jantar ainda mais bonita e atrativa.

Está pensando em plantar a Costela-de-Adão na sala? Não é nenhum exagero afirmar que essa é a planta do momento. Isto é, ela está entre as mais requisitadas, seja para decorar, integrar ambientes ou somente para cultivo. Mas, lembre-se que para cultivá-la é preciso utilizar vasos, equipamentos e soluções específicas para jardinagem

Se tiver alguma dúvida sobre a planta, deixe nos comentários que vamos te auxiliar no que for necessário para garantir que sua planta cresça de forma saudável e bonita. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

12 Comentários

  1. Mário Rogério disse:

    O texto sobre a Costela de Adão é um informe bem elaborado e que leva uma grande contribuição de conhecimento para quem quer cultivá-la.
    Parabéns!

  2. Iza pinheiro disse:

    A minha costela de Adão não desenvolve, vissosa ,o que eu preciso fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, Iza! Tudo bem?

      Antes de agir, é importante entender por que sua planta não está se desenvolvendo. Recomendamos que você vá até a loja da Cobasi mais próxima e consulte nossos especialistas, levando uma foto ou a própria planta. Eles poderão fornecer orientações específicas para ajudá-la a agir de forma adequada.

  3. Rosemere nobrega disse:

    Como faço para trocar de um vaso p outro maior?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Troque o solo, coloque um substrato novo e use critérios para fazer o plantio da forma correta, ou seja, use argila expandida no fundo do vaso, manta e substrato específico para a espécie.

  4. Zilene disse:

    Cuido de um jardim e lá tem uma costela de adão plantada no chão, só que tem outras plantas ao redor dela.Ela está crescendo com o tronco torto pois está embaixo de uma escada, as folhagens estão enormes e se abrindo deixando o tronco a vista.e nesse local não tem sol as folhagens estão indo em direção ao sol .ela já tá uma planta adulta. Eu posso troca lá de lugar?

    • Cobasi disse:

      Olá Zilene,

      É possível sim realocar sua costela-de-adão para um local com melhores condições de crescimento. Ao escolher um novo local, tente encontrar um lugar com iluminação adequada.

  5. Cid Roberto Battiato disse:

    quanto tempo, em média, vive uma planta costela de adão ?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Pode variar dependendo das condições de crescimento, cuidados fornecidos e ambiente. Em condições ideais, esta planta pode viver por muitos anos e continuar a crescer.

  6. Susana disse:

    Minha costela de Adão se desenvolve em apenas um caule e as folhas vão subindo e preciso amarrar. Como faço para que as folhas se desenvolvam crescendo várias na terra?

    • Cobasi disse:

      Olá, Susana! Se sua costela de Adão está crescendo em um único caule, amarrar pode ajudar a direcionar o crescimento. Use tiras macias e ajustáveis para evitar danos à planta. Certifique-se de não amarrar muito apertado para permitir o crescimento saudável.

      Se precisar de mais ajuda ou tiver outras perguntas, estou à disposição!

  7. OLAIDE SARAIVA disse:

    As plantas são lindas, gostaria de comprar uma branca

Deixe o seu comentário

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Sair da versão mobile