Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

10 frutas de outono para aproveitar na estação

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Frutas do outono são ideais para quem busca um alimento fresco para as refeições.

Nada como consumir alimentos frescos e saudáveis, não é mesmo? Por isso, nós listamos 10 frutas do outono que são uma delícia. Esses alimentos são ideais para consumo in natura ou para o preparo de sucos, bolos, geleias e muito mais. Confira!

O que são frutas do outono?

Frutas do outono são aquelas que nascem entre o verão e o inverno, época do ano marcada por temperaturas e climas mais amenos. Os principais nutrientes encontrados nas frutas são as vitaminas A e C e fitoquímicos, que ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico. Conheça algumas das frutas da estação.

1. Coco

O coco é uma fruta ótima para manter o bom funcionamento do intestino

Benefícios nutricionais das frutas de outono: o coco é uma das frutas de outono que já está inserida na dieta alimentar do brasileiro. Ele é rico em fibras e vitaminas que ajudam no bom funcionamento do intestino, além de ser um poderoso antioxidante. 

Receitas com frutas de outono: o coco é bastante recomendado para fazer bolo e doces deliciosos. Além disso, o óleo de coco – tipo de gordura derivado da polpa seca quando a fruta está madura – é perfeito para uma alimentação saudável, pois aumenta a sensação de saciedade do organismo. 

2. Caqui

O caqui é fonte de vitaminas, ferro e cálcio

Benefícios nutricionais das frutas de outono: o caqui é uma típica fruta do outono brasileiro. Ela também é uma excelente antioxidante, rica em vitaminas, como: A, B1, B2, C, ferro e cálcio. 

Comer caqui é indicado para quem deseja ter uma dieta equilibrada e com baixo nível de calorias. As vitaminas encontradas no caqui também são ótimas para quem precisa reduzir o colesterol e manter a pressão arterial controlada de uma maneira natural. 

Por ter uma alta concentração de frutose, ela é uma boa alternativa para quem gosta de um alimento doce e saudável.

Receitas com frutas de outono: o caqui pode ser usado em diferentes tipos de receitas, como em comidas salgadas, molhos para massas, saladas e canapés. Embora a forma mais comum de consumo seja in natura.

3. Goiaba

A goiaba é uma fruta de outono que pode ser consumida de diversas maneiras

Benefícios nutricionais das frutas de outono: a goiaba é uma das frutas do outono no Brasil mais famosas. Rica em vitamina C e antioxidantes, a fruta contém nutrientes – como o licopeno – que está associado à prevenção do câncer de próstata.

Além disso, a goiaba também possui vitaminas que deixam o cabelo e a pele ainda mais bonitos, saudáveis e contribuem para retardar o processo de envelhecimento. 

Isso sem falar que essa fruta de outono é ideal para aliviar problemas relacionados à tensão e o estresse.

Receitas com frutas de outono: a goiaba é uma ótima opção para a confecção de bolos, sucos, compotas e geleias. Inclusive, para fazer um tradicional doce brasileiro: a goiabada.

4. Banana

Consumir banana ajuda a evitar câimbras e dores musculares

Benefícios nutricionais das frutas de outono: a banana é uma das frutas de outono que fazem bem tanto para saúde quanto para o bolso.

Rica em carboidratos e vitamina B, a fruta é muito usada por atletas que precisam de fontes de energia para o treinamento e para combater câimbras. Por ajudar na saciedade do organismo, a banana pode ser uma aliada para quem precisa manter uma dieta controlada.

Receitas com frutas de outono: uma característica marcante da banana é a versatilidade, pois, com o fruto é possível fazer bolos, sorvetes, vitaminas e sobremesas.

5. Pera

A pera é uma maneira deliciosa de hidratar o organismo

Benefícios nutricionais das frutas de outono: a pera é uma fruta de outono rica em fibras, vitaminas A e C e com bastante água, responsável por ajudar na hidratação do organismo. 

Essa fruta do outono é muito saborosa e seus nutrientes contribuem para manter o corpo protegido contra diversas doenças, inclusive as doenças cardíacas.

As fibras da fruta ajudam a diminuir o colesterol “ruim” do organismo. Já o potássio tem efeito vasodilatador, que colabora no controle da pressão arterial.

Receitas com frutas de outono: a pera pode ser consumida in natura e as receitas com pera mais comuns são as saladas de frutas, sucos e tortas.

6. Abacate

O abacate é aquela fruta de inverno que combina com qualquer prato

Benefícios nutricionais das frutas de outono: o abacate é uma fruta tradicional no Brasil e colabora para a melhora da saúde e do sistema circulatório, pois tem na sua composição alto nível de potássio e vitaminas do complexo B, K e C.

Receitas com frutas de outono: uma das frutas da estação outono mais versáteis e deliciosas é o abacate. Podendo ser consumida como lanche, vitamina, guacamole e em outros pratos.

7. Uva

Consumir uva ajuda a manter a saúde mental em dia

Benefícios nutricionais das frutas de outono: a uva é uma fruta de outono prática para comer e indicada para cuidar da saúde. O alimento ajuda a combater os radicais livres e prevenir as doenças ligadas ao coração. Isso sem falar nas vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a saúde mental em dia.

Receitas com frutas de outono: a uva é o ingrediente ideal para fazer deliciosas receitas de sobremesa, como bombons, mousses e tortas. Porém, o modo mais comum de consumir é in natura.

8. Mamão

O mamão é boa alternativa natural para o controle do colesterol

Benefícios nutricionais das frutas de outono: encontrada nas versões papaia e formosa, o mamão é a fruta indicada para quem precisa melhorar a imunidade. 

Suas vitaminas e fibras são essenciais também para o controle do colesterol e a melhora do funcionamento do intestino. 

Receitas com frutas de outono: não tem como resistir ao sabor do mamão, não é mesmo?  É uma fruta doce, que é costumeiramente ingerida in natura. Mas, também é muito utilizada em receitas doces, em bebidas e até em pratos salgados.

9. Manga

A manga, além de deliciosa é rica em fibras e vitaminas

Benefícios nutricionais das frutas de outono: a manga não poderia faltar na nossa lista de frutas de outono. Por ser rica em vitamina A e fibras, é um bom alimento para quem sofre de prisão de ventre ou que deseja que o intestino funcione como um reloginho.

Receitas com frutas de outono: pode ser consumida como salada, sucos, sorvetes, sobremesa e mesmo in natura.

10. Graviola

A graviola é uma fruta de outono rica em potássio

Benefícios nutricionais das frutas de outono: a graviola é uma fruta de sabor doce, rica em vitamina C, fitoquímicos, fibras, cálcio, magnésio e potássio. Com todos esses nutrientes, a fruta oferece diversos benefícios à saúde, sendo uma importante aliada contra inflamações. 

Receitas com frutas de outono: sem perder o seu sabor, a graviola pode ser congelada para ser utilizada em sucos e sobremesas. Uma boa dica é fazer uma bebida combinada com banana no liquidificador.

Como escolher e armazenar frutas do outono

Na geladeira ou na fruteira? Juntas ou separadas? Ainda existem muitas dúvidas sobre o modo correto de conservar as frutas para que durem mais. 

As frutas podem estragar mesmo antes de você consumi-las. Para evitar que isso aconteça, confira algumas dicas que vão te ajudar a ter o melhor desses alimentos: 

  • não use caixas de madeira ou papelão para conservar as frutas;
  • podem ser conservadas em temperatura ambiente, caso ainda estejam verdes;
  • após o amadurecimento, armazene na geladeira e consuma em torno de 1 semana;
  • caso estejam descascadas e cortadas, coloque em recipiente com tampa na geladeira;
  • opções delicadas, como morangos e uvas, devem ser congeladas individualmente;
  • não deixe no chão ou próximo de fontes de sujeira ou de acesso de insetos.

Essas são algumas dicas gerais de como conservar frutas. Mas, vale sempre conhecer as características de cada uma e o tempo ideal para consumi-las. 

Além disso, na hora de fazer a feira, não escolha frutas que apresentem partes amolecidas, manchadas, mofadas, de cores alteradas ou com perfurações. Pois, esse tipo de alimento já possui maiores chances de apodrecer rapidamente.

Como plantar frutas do outono

Gostou da nossa lista com sugestões de frutas de outono e está pensando em cultivá-las em sua horta ou jardim? Então, prepare-se e confira tudo o que você precisa fazer para ter uma fruta linda, madura e saborosa à mesa.

Escolha a iluminação correta

As frutas precisam de um ambiente bastante iluminado e com a incidência direta da luz do sol para se desenvolverem e ficarem livres de pragas e fungos. O cuidado com a iluminação se faz ainda mais importante, por se tratar de uma estação do ano onde o  clima é mais ameno, sem os raios de sol necessários.

Como fazer o plantio das frutas do outono

O plantio das frutas do outono pode ser feito de duas maneiras: diretamente no solo ou em vasos, que devem possuir furos na base para favorecer a drenagem. Antes de colocar as sementes, forre bem o fundo do vaso com substrato orgânico de boa qualidade. Por fim, cubra as sementes com terra até completar o vaso. Agora, é só começar a regar.

Como fazer a rega de uma fruta do outono

No outono, tanto as flores quanto as frutas costumam perder menos líquido. Por isso, precisam de regas menos frequentes. Para evitar o encharcamento do substrato e apodrecimento das raízes, faça a irrigação do solo apenas quando ele estiver seco.

Faça a poda periódica

Para garantir que as frutas tenham sempre os nutrientes necessários para crescer, inclusive recebendo a luz direta do sol, faça a poda periódica. Remova possíveis folhas amareladas ou mortas que possam bloquear os raios do sol e roubar os minerais usados para a fertilização

Agora, você já sabe quais são as frutas do outono e os seus benefícios. Se quer conferir mais sobre dicas de alimentação e como fazer uma horta na sua casa, continue visitando o Blog da Cobasi.

Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Sair da versão mobile