Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Maritaca: alimentação, manejo, curiosidades e muito mais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A maritaca (Psittacara leucophthalmus) é uma das aves mais populares do Brasil, se tornando uma ótima opção para quem deseja adotar uma ave. Em virtude disso, nós preparamos um especial com tudo o que você precisa saber antes de adotar maritaca, também chamada de humaitá e periquitão-maracanã. Confira!

O que são maritacas?

A maritaca, termo popular para referir-se a algumas aves da família dos Psitacídeos, é uma espécie que se destaca por conta da sua cantoria e da coloração das penas, predominantemente verde.

No Brasil, a espécie também é conhecida como maitaca, baitaca, cocota, humaitá, maitá, sôia, suia, caturrita, entre outras.

Características das maritacas

Com um tamanho que pode chegar até 32 centímetros e pesar cerca de 260g, a maritaca é denominada como uma ave de médio porte, menor que os papagaios, por exemplo.

Inclusive, a altura é a única maneira de diferenciar as maritacas macho e a fêmea, além da análise médica feita por especialistas. Pois, essa ave não possui uma caraterística evidente que diferencia os gêneros.

Na parte visual, o principal destaque fica por conta da sua aparência colorida, que pode combinar o verde do corpo com penas vermelhas e amarelas na parte da cabeça.

Há outras variações de cores, em que a maritaca-roxa chama mais a atenção , porque possui corpo totalmente escuro com uma tonalidade roxa e pequenos detalhes em amarelo.A sua cabeça é mais robusta, com um bico curvo e forte, comuns das espécies dos Psitacídeos, como as cacatuas.

Comportamento das maritacas

As maritacas encantam com suas cores vibrantes, inteligência e sociabilidade.

No que diz respeito ao comportamento das maritacas, um ponto interessante é que ao entardecer as aves costumam sobrevoar o local onde pretendem pernoitar.

Isso sem contar o canto alto e estridente, causando um verdadeiro alvoroço no final da tarde. Esse ritual se repete sempre ao amanhecer, porém com uma duração menor.

São aves sociáveis, que podem voar juntas em bandos de 6 a 8 indivíduos. Em época de fartura, quando a comida é abundante, o grupo de maritacas pode chegar a 50 indivíduos. Como não têm medo de água, as aves da espécie gostam de se refrescar em rios tranquilamente.

Origem e habitat

Com origem na América do Sul, a maritaca está presente em diversos estados brasileiros, como também pode ser encontrada na Bolívia, na Argentina e no Paraguai.

Entre seus habitats, a espécie está em maior número, localizadas desde em florestas úmidas até savanas e áreas cultivadas.

Tipos de maritaca

Com características únicas e especiais, confira a galeria de fotos, com diversos tipos de maritaca encontrados na natureza.

Periquitão-Maracanã (Psittacara leucophthalma)
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
Jandaia-Coquito (Eupsittula aurea)
Periquito-de-Encontro-Amarelo (Brotogeris chiriri)
Maitaca-de-cabeça-azul (Pionus)

Posso criar uma maritaca em casa? 

A maritaca é um animal silvestre e sua criação doméstica está atrelada a uma série de restrições do IBAMA. Para adotar a ave legalmente, só em criadouros autorizados que contenham registro de comercialização, nota fiscal e certificado de origem da maritaca. 

Atenção: adoção de aves silvestres não autorizadas pelo IBAMA é considerada crime, além de fomentar o tráfico de animais silvestres no país. Não colabore com esta prática! 

É importante considerar que essa é uma ave que vive em bando e precisa de liberdade. Não é indicado que ela viva como um animal de estimação dentro de uma gaiola. Por isso, no máximo, procure atraí-la para sobrevoar pelo seu quintal, sem a intenção de adotá-la.

Legislação e posse de animais silvestres

Para criar animais silvestres em casa, como a maritaca, o candidato a tutor deve procurar a legislação local para cumprir regras estabelecidas em lei. Além disso, é preciso validar se a ave e o criadouro estão legalizados perante o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Vale ressaltar que o comércio ou criar aves em cativeiro sem o devido registro do IBAMA é considerado crime ambiental. A pena, de acordo com a legislação, é multa e detenção, que pode variar de 3 meses a um ano.

Como criar maritaca em casa?

Criar uma maritaca em casa demanda responsabilidade, compromisso e muito conhecimento. Para te ajudar, preparamos tudo o que você precisa saber para ser tutor da ave.

Alimentação

A alimentação é uma questão essencial para garantir a longevidade e o bem-estar da ave, por isso é importante saber o que a maritaca come. Além da ração específica, elas adoram frutas doces e maduras como petiscos.

Aposte também em alimentos como mamão, jabuticaba, goiaba, manga, figo, pitanga e amora. Outros alimentos indicados para inserir na dieta da sua ave são:

  • amendoim com casca;
  • castanha-do-pará;
  • pinhão; 
  • pepino;
  • milho-verde;
  • cenoura;
  • abobrinha;
  • couve; 
  • agrião;
  • rúcula;
  • espinafre.

Atenção: é importante lembrar que grãos e folhas verdes devem ser administrados com moderação e não como parte principal da dieta alimentar da maritaca. Consulte um médico-veterinário para a melhor orientação sobre a alimentação ideal para a ave.

Ambiente

As maritacas preferem viver em ambientes exuberantes e cheios de vida.

A maritaca precisa de um ambiente seguro, confortável e enriquecido com tudo o que é essencial para o seu dia a dia. Portanto, você vai precisar aplicar os seguintes cuidados para montar um local adequado para a ave:

  • prepare um ambiente seguro e espaçoso para a maritaca;
  • gaiola grande (mínimo 1 metro de altura, largura e profundidade) com poleiros de diferentes diâmetros, brinquedos e comedouros;
  • local sem correntes de ar, luz solar indireta e acesso ao ar livre;
  • brinquedos e acessórios variados para estimular a atividade física e mental da ave.

Socialização com humanos 

Interação diária é uma ótima forma de criar e fortalecer o vínculo com a maritaca, além de ser muito eficaz para evitar problemas de comportamento. Brincadeiras, conversas e atividades que estimulem a inteligência da ave são bem-vindas.

Cuidados com a saúde

Dentre os cuidados básicos e diários com maritaca estão:

  • trocar a água;
  • limpeza do viveiro;
  • comedouros e bebedouros devem ser limpos regularmente;
  • maritaca gosta de se banhar, a prática faz bem à saúde do animal;
  • mantenha uma rotina de visitas ao veterinário.

Esses cuidados são essenciais para evitar a proliferação de fungos, bactérias, entre outros fatores de doenças em aves domésticas.

Como funciona a reprodução da maritaca?

A reprodução desse animal acontece no final do ano, aproximadamente de novembro a março, período em que os alimentos são encontrados com maior facilidade.

Além disso, as maritacas buscam por locais reservados para depositarem os seus ovos, como forros de telhados, por exemplo. De maneira geral, cada ninhada contém de 2 a 5 ovos.

Maritaca: principais dúvidas e curiosidades

As maritacas desempenham um papel importante no ecossistema, ajudando a controlar a população de insetos e dispersar sementes.

Quantos anos ela vive?

O tempo de vida da maritaca costuma variar entre uma ave criada na natureza para uma criada em cativeiro. Por estar protegida de seus predadores e com alimentação e cuidados adequados, a ave em cativeiro pode viver entre 20 e 30 anos ao lado do tutor.

Mas atenção, a maritaca é um animal silvestre que não está na lista de aves liberadas pelo IBAMA para criação em cativeiro.

Qual a diferença entre um papagaio e uma maritaca?

Embora semelhantes com as outras espécies da sua família, as maritacas vivem bem em ambientes mais urbanizados. Quando comparada com o papagaio, além de ter o tamanho menor, o rabo é mais curto.

Além disso, é um erro pensar que a maritaca se expressa igual ao papagaio. A ave não emite o mesmo tipo de som e sua vocalização acontece apenas quando está em bando e não é nada harmônico para os ouvidos humanos.

Maritaca corre risco de extinção?

Apesar de pertencerem à mesma família de outros tipos de aves verdes, as maritacas não são uma espécie que corre risco de extinção, o que já acontece com alguns tipos de papagaios. Entretanto, elas ainda são vítimas do comércio ilegal e predatório em todo o país.

Gostou do conteúdo? Aqui, no Blog da Cobasi, você encontra muita informação sobre aves: características, tipos, origem, como cuidar e muito mais. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

20 Comentários

  1. Eduardo disse:

    Gostei muito desse post, tenho uma maritaca em casa, peguei ela pra criar não tinha nem penas, ele estava sozinha, uma pessoa fez limpeza no telhado e matou todos, só ficou essa, hoje ela ja esta grandinha, é um amor, não sai do meu pé, tem ciumes de mim, não tem quem se aproxime de mim, ela ataca as pessoas que querem me tocar 😂

    • Liliane disse:

      Eu tenho uma tbm e lá é igual a sua kkkk não deixa ninguém chega perto de mim ela avoa na cara de quem chega perto mim. Bica kk

    • Sabrina disse:

      Como eu moro no sitio achei um ninho e só tinha ela mas não sabia que passarinho era então fui criando e hj já está 3 anos enchendo meu saco kkkkkkkkkk não sai do meu lado,e ela fala algumas coisa,me chama se eu demoro em algum lugar ela fixa triste se eu estou no quarto e fecho a porta ela fica louca querendo entrar e grita muito kkkkkkkkkk obdg pelas dicas dava banana e ela adora muito.fala a vdd não queria ela queria que ela fosse liberta mas ela infelizmente ela não consegue viver sozinha na floresta😊

  2. Rosângela disse:

    Puxa que maldade limpar o telhado e matar as bichinhas. Eu tenho uma que tem uma gaiola enorme mas vive solta mas fixa spre brincando com os piriquitos.

  3. Andrea disse:

    Acho um absurdo a maritaca ter registro do Ibama pq o papagaio são considerados pets aff

    • Cobasi disse:

      Olá, Andrea! tudo bem?

      Quando você adquiri um animal silvestre autorizado a domesticação, é necessário que ele venha de um criadouro legalizado, portanto, um cativeiro com a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).

      E após a compra do animal, você recebe o registro de comercialização, nota fiscal e certificado de origem, e isso se encaixa tanto para a maritaca quanto para o papagaio, ok?

  4. Gilson disse:

    Um vizinho me deu um filhote de maritaca que apareceu na casa dele ainda filhote eu tratei cuidei bem dele mais por um descuido meu ela fugiu será que ela volta pois na gaiola ficou uma

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      É importante que saiba que a maritaca é um animal silvestre e sua criação doméstica está atrelada a uma série de restrições do IBAMA.
      Além disso, essa é uma ave que vive em bando e precisa de liberdade, portanto, não é indicado que ela viva presa.

  5. Keyrrison disse:

    Eu amo escutar elas gritando no final da tarde temho duas e elas ficam brincando uma com as outras nas arvores e fica uma gritaria que só 😅🥰

  6. Sandra R. Rio disse:

    Eu coloco sementes de girassol, ela vêm duas vezes ao dia, as 07hs e 15: horas. Uma farra. Porém gostaria de saber além das frutas, se há alguma outra semente ,que eu possa colocar. Obrigada. E junto tem aparecido um menorzinho, com um tom mais claro de verde e no meio da asa uma amarelo, lindinhos e o som mais baixo e estridente.

  7. Suelen luca loro disse:

    Queria maritaca passarinho

  8. Marli disse:

    Ia passando na rua e a maritaca passou no meu ombro estranhei mas troce pra casa eka agora tá graninha não voa nunca vou ela tento sai do ninho e caiu agora ela é muito pegada comigo e vou viajar 5 dias e não consegui levar ela vou pra parana e morro em Bauru estou com o coração apertado de deixar ela outra pessoa vai cuidar dela pra mim tenho medo pois ela é muito reservada

  9. Rafael Vitor disse:

    Eu achei três maritacas dois com penas pelo corpo todo e um pequenino sem muita pena.
    Isso tem três dias
    Comprei ração e dou na seringa mais tenho medo pois não sei se está certo ou não.
    E nem quantas vezes ao dia etc.

    Sem puderem ajudar e dar uma dica

    • Cobasi disse:

      Olá! É importante alimentar filhotes de maritaca com cuidado. Se estão sendo alimentados por seringa, normalmente se faz necessário entre 3 a 4 vezes ao dia, dependendo da idade. No entanto, cada caso pode variar. Aconselhamos consultar um veterinário especializado em aves o mais rápido possível para obter orientações precisas sobre cuidados e alimentação adequados para os filhotes, especialmente para o que tem menos penas. Cuidar de aves jovens requer atenção especial para garantir que cresçam saudáveis.

  10. Celia disse:

    Tenho uma maritaca ela é deficiente, caiu do telhado na chacara, estava desnutrida e se quiemou no chao quente, ela é o serzinho que me alegra todos os dias, gostaria muito de solta la para ser livre mas nao ia sobreviver, entao cuido com todo carinho.

    • Cobasi disse:

      Olá, Celia! Que ato de amor e compaixão você demonstrou ao cuidar dessa maritaca deficiente. É admirável que você tenha dedicado seu tempo e esforço para recuperá-la e proporcionar-lhe uma vida cheia de cuidados e alegria. Entender que ela não sobreviveria se solta devido à sua condição mostra uma profunda consciência sobre suas necessidades especiais. Continuar cuidando dela com todo carinho não só garante sua segurança e bem-estar, como também fortalece o vínculo especial entre vocês. 🧡

  11. Léo Vieira Escouto disse:

    Peguei uma Maritaca que estava debaixo do meu carro, num horário de sol forte , peguei ela na mão e dei água fresca pra ela bebeu muita água, trouxe ela pra casa e a coloquei numa gaiola , comprei ração e dou muita fruta pra ela . Aqui dentro de casa deixo a gaiola aberta ela sai voa um pouco depois a coloco na gaiola .

    • Cobasi disse:

      Olá, Léo! Resgatar e cuidar de uma maritaca requer atenção especial, especialmente com dietas e ambiente adequados. Alimentá-la com ração e frutas é um bom começo. Contudo, maritacas são animais silvestres e podem ter necessidades específicas de cuidado. Recomendamos consultar um veterinário especializado em aves para orientações sobre cuidados ideais e verificar a legalidade de mantê-la como pet. Além disso, oferecer um espaço seguro e estimulante é importante para o bem-estar dela.

Deixe o seu comentário

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Sair da versão mobile