Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dicas de organização: 4 passos para uma casa em dia

Por Cobasi   Tempo de leitura: 10 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Dicas de organização: 4 passos para uma casa em dia!

Dicas de organização podem fazer toda a diferença quando o assunto é manter a casa em ordem de maneira prática e rápida. Na verdade, depois que você fizer as principais mudanças necessárias, é possível manter um dia a dia organizado com base em hábitos diários e semanais bem simples.

Conhecer dicas de organização de casa divididas por cômodo é ainda melhor, pois sabemos que cada espaço tem suas características. Fique com a gente até o final da leitura para descobrir como manter sua casa arrumadinha sem sofrimento!

Dicas de organização para cozinha, banheiro, sala e quartos

Dicas de organização para cozinha, banheiro, sala e quartos

Cada cômodo da casa tem uma rotina. Você não vai arrumar o guarda-roupas todos os dias, por exemplo, mas certamente terá louça para organizar ao menos nas três principais refeições. Assim, para esquematizar uma organização eficaz e funcional, é preciso pensar na realidade da casa, dos moradores e na função do cômodo.

Então vamos ver a seguir por onde começar e, principalmente, como conservar a organização da casa.

Começando pelo começo

Se a sua casa está uma grande bagunça, vai ser mesmo necessário dedicar um ou dois dias para colocar tudo em ordem. Você não precisa esperar chegar nesse ponto de caos para agir, mas, se estiver começando agora, nós podemos ajudar.

O primeiro passo é atacar um cômodo de cada vez. Não passe para o próximo até que esteja tudo resolvido – tudo mesmo! Ver os resultados surgindo vai garantir o ânimo necessário para que você não desista no meio do caminho.

Separe sacos para armazenar o lixo e caixas ou sacos de outra cor para colocar os objetos que serão doados. Depois que o cômodo estiver organizado, limpe os móveis com um pano limpo e álcool (ou lustra-móveis, se preferir), passe aspirador de pó ou vassoura no chão e finalize com um pano úmido.

Passo 1: dicas de organização da cozinha

Passo 1: dicas de organização da cozinha

A cozinha é um dos cômodos que mais têm objetos a serem guardados, além dos alimentos em si. A frequência de utilização também é alta, então mesmo que você more sozinho o entra e sai durante o dia (e à noite) costuma ser intenso.

O segredo é deixar os itens utilizados com mais frequência sempre acessíveis, colocar para o fundo aqueles que você não usa tanto e fazer o máximo para deixar o ambiente sempre arrumado. Vamos ver adiante.

Organize os alimentos

A comida que está armazenada nos armários e na geladeira precisa ser organizada. Os itens vencidos devem ser descartados, e os demais organizados de maneira a deixar aqueles com a data de vencimento menor na frente, para que sejam consumidos antes dos demais.

Você pode investir em potes herméticos para guardar os grãos, como arroz, feijão e lentilha, e também o café, o açúcar, farinha e macarrão. Sempre que tirar algo do armário, procure colocar no mesmo lugar. Essa é uma das dicas de organização da casa simples, mas que faz uma enorme diferença no dia a dia.

Arrume os armários

Arrume os armários

Dê uma geral nos armários, tirando os itens que você não usa mais, aqueles que estão quebrados e com peças faltando. Dedique alguns minutos aos potes e suas tampas, pois eles costumam ser os grandes vilões dos armários da cozinha.

Além disso, se quiser, você pode utilizar pequenos organizadores, como cestos, divisórias e ganchos, para armazenar talheres, tampas de panelas etc.

Nichos, ganchos e prateleiras: aproveite as paredes

Prateleiras com pratos e canecas

Se você tem armários pequenos na cozinha, uma boa alternativa é aproveitar o chamado espaço vertical, ou seja, as paredes. Nesses espaços, prefira armazenar os itens de uso diário, como canecas de café e copos de água, além dos eletrodomésticos que podem fazer a diferença na decoração.

Nichos, ganchos e prateleiras: aproveite as paredes

Temperinhos e facas

Um porta-temperos bonito pode deixar sua cozinha mais charmosa e bem mais prática no dia a dia, especialmente para quem gosta de cozinhar. Um cepo para organizar as facas tem o mesmo efeito, e o que não falta no mercado são opções para todos os gostos e bolsos.

No entanto, se você tem animais de estimação, crianças ou idosos em casa, escolha esses itens com cuidado e coloque-os em um lugar onde não ofereçam risco para os pequenos e os peludinhos. Segurança é fundamental!

Todo dia é dia

Quer você cozinhe todos os dias ou mesmo se só entra na cozinha para beber água, é preciso adotar uma regra de ouro: se sujar, lave, e se usar, guarde. Isso porque é mais fácil e menos desgastante manter as coisas em ordem do que recomeçar todo o processo.

Passo 2: dicas de organização do banheiro

Passo 2: dicas de organização do banheiro

De certa maneira, podemos dizer que o banheiro tem uma rotina parecida com a da cozinha. Afinal, este é um cômodo muito utilizado, que pode ficar sujo e desorganizado com facilidade se não estivermos atentos.

Organize o armário, nichos ou prateleiras

Se houver espaço disponível na sua casa, invista em um armário com espaço o bastante para guardar toalhas de banho e de rosto, além de tapetinhos para o piso.

Itens de reposição, como shampoos, condicionadores, sabonete e pasta de dentes podem ficar organizados em cestinhos nas prateleiras do armário. Você pode armazenar produtos de limpeza nesse armário também, desde que com segurança.

Um pouquinho todos os dias

Um pouquinho todos os dias

Pequenas atitudes diárias e semanais podem conservar o ambiente limpo e organizado por muito mais tempo. Portanto, se utilizar lixeira, recolha e descarte o saco de lixo diariamente. Passe um pano úmido ou um lenço umedecido em álcool na pia, nas torneiras e no espelho para remover sujeirinhas e manchas.

Atenção ao vaso sanitário

Você não precisa esperar o dia da faxina para limpar o vaso sanitário e o chão do banheiro. No vaso, utilize uma escova própria e os produtos de limpeza que preferir para fazer a manutenção pelo menos a cada dois dias. Não esqueça de tomar cuidado com as crianças e os idosos. Além disso, caso tenha pets em casa, use itens próprios para animais.

Varra ou aspire o chão para recolher os cabelos soltos e passe um pano úmido. Em dez minutos você renova a limpeza e organização do cômodo e contribui para o bem-estar de todos!

Passo 3: dicas de organização do quarto

Passo 3: dicas de organização do quarto

Os quartos costumam ser bem desafiadores no quesito organização. Ainda que se arrume a cama todos os dias, dobrando o lençol e organizando os travesseiros, é o guarda-roupa que costuma esconder uma bagunça tão grande que parece impossível organizar. Mas não é!

Dicas de organização de guarda-roupas: o que vai e o que fica

Dicas de organização de guarda-roupas: o que vai e o que fica

O primeiro passo para arrumar o armário é separar as roupas que você usa daquelas que estão guardadas há tempos. Separe, também, os itens que precisam ser enviados para a costureira, seja para trocar um botão, fazer a bainha ou colocar um zíper novo.

Alguns especialistas dizem que se você não usou um item no último ano é porque não precisa mais dele. Sabemos que algumas peças têm valor emocional, então você não precisa ser tão radical e se desfazer delas.

Mas seja criterioso e pratique o desapego: se há camisas, vestidos, calças e afins parados no armário, pense em quanta gente você pode ajudar com essas roupas e faça uma doação.

Como arrumar o que ficou

Como arrumar o que ficou

Separe as peças em categorias que façam sentido para você. Pode ser roupa de trabalho, de passeio e de ficar em casa, por exemplo, ou então roupas de inverno e de verão. Além disso, caso queira, você pode organizar por cor dentro dessas categorias também.

O importante é deixar os itens de uso frequente bem acessíveis e guardar no fundo do armário aqueles que não são tão usados. Mas atenção: o fundo do armário não é uma terra sem lei!

Invista em organizadores, como aqueles em formato de colmeia, as caixas plásticas ou os que podem ser fechados a vácuo e dobre e guarde as roupas com cautela. Verifique a presença de traças e de mofo e tome as providências necessárias para proteger suas peças.

Organizadores de armário e de gaveta são ótimos também para roupa íntima e meias, e até mesmo para óculos de sol, joias, relógios e acessórios de cabelo, por exemplo.

Passo 4: dicas de organização da sala

Passo 4: dicas de organização da sala

A sala de estar pode ser mais simples de organizar por não ter tantos objetos de uso pessoal, mas é preciso ficar atento ao cuidado diário. A escolha dos móveis de acordo com o espaço disponível é fundamental para garantir uma sensação de harmonia, então não deixe de considerar o espaço de circulação ao escolher sofá, mesa e cadeiras.

Use as paredes como parte da decoração

Use as paredes como parte da decoração

A escolha de nichos e prateleiras pode deixar a sala mais organizada e bonita, mas não exagere nos itens de decoração. Além de tornar a limpeza e manutenção mais trabalhosas, em excesso eles podem provocar uma desagradável sensação de bagunça.

Cuidado com os aparelhos eletrônicos

Organize os cabos da TV, aparelho de som, videogame, telefone fixo e outros de maneira a não deixá-los espalhados. Além de poderem causar quedas, oferecem risco também para crianças, idosos e animais domésticos.

Existem organizadores de fios que são simples de usar, baratos e muito eficientes para manter tudo em seu lugar.

Itens de uso diário

Itens de uso diário

Procure separar um cantinho para colocar as chaves da casa e do carro, o telefone celular e o carregador, dentre outros itens menores que costumam ser usados todos os dias. Para isso, você pode colocar uma bandeja ao lado da porta de entrada ou sobre a mesa da sala e deixar esses objetos sempre no mesmo lugar. O mesmo vale para os controles remotos da TV, revistas, jornais etc.

Diariamente, procure organizar a sala antes de ir dormir. Arrume as almofadas, coloque cada objeto em seu lugar, recolha pratos e copos. Não deixe para o dia seguinte, pois dessa forma a bagunça não se acumula.

Dicas de organização: 10 dicas para não esquecer

Dicas organização: dez dicas para não esquecer

Ao longo deste artigo falamos um pouco sobre dicas específicas para cada cômodo da casa, mas existem algumas práticas que você pode adotar diariamente para manter sua casa sempre em ordem. Vamos revê-las?

  1. Sempre que usar alguma coisa, guarde! E se sujar, limpe. Não deixe acumular!
  2. Pratique o desapego: mantenha apenas o que você usa e doe o restante para quem precisa.
  3. Aproveite o espaço das paredes e invista em nichos, ganchos e prateleiras.
  4. Otimize o espaço com móveis funcionais, como cama-baú, mesa e sofá expansíveis.
  5. Use organizadores de gaveta para manter tudo no lugar.
  6. Deixe os itens de uso diário em locais acessíveis.
  7. Organize um cômodo de cada vez para ver resultados logo e não desanimar.
  8. Faça um pouquinho todos os dias para não deixar a bagunça crescer.
  9. Envolva todos os moradores da casa nos cuidados com o ambiente.
  10. Considere as crianças, os idosos e os pets na escolha dos móveis, utensílios e na organização. Segurança em primeiro lugar!

Agora que você já sabe os principais passos para deixar sua casa bem organizada, que tal navegar no site, no app ou visitar uma das lojas físicas da Cobasi? Nós temos tudo o que você precisa para arrumar e decorar a sua casa. Venha conhecer!

Por Cobasi

Compartilhar:

1 Comentário

  1. Evelyn disse:

    Bom dia, gostei das dicas para a arrumação da casa e vou tentar pôr em prática.

Deixe o seu comentário