Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Adoção de cães: o que saber e por onde começar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Adoção de cães: o que saber e por onde começar

Se você está interessado em fazer uma adoção de cães e precisa de algumas orientações sobre onde encontrar cachorros para adotar, nós podemos te ajudar.

Os municípios espalhados pelo Brasil, de maneira geral, costumam ter várias ONGs sérias que promovem a adoção responsável. Existem também as pessoas que resgatam e reabilitam os cãezinhos por conta própria, disponibilizando-os para adoção depois.

Além disso, há órgãos do governo que fazem o mesmo trabalho, e oferecem castração gratuita para evitar que novos cachorros sejam abandonados na rua futuramente.

O mais importante é fazer uma pesquisa para encontrar instituições e pessoas sérias que compartilham do seu desejo de ajudar e cuidar de cachorros para adoção.

O que fazer antes da adoção de cães

O que fazer antes da adoção de cãe

Adotar é mesmo um ato de amor, e disso ninguém tem dúvida. Mas, além da vontade de ser tutor de um cachorro, é preciso que você faça uma avaliação muito sincera sobre a sua própria vida e a sua rotina, e a respeito de como seria trazer um peludinho para dentro da sua casa.

Muitos animais que estão disponíveis para adoção foram resgatados de situações de maus tratos ou abandono, por exemplo.

A adoção de filhotes é até mais fácil do que dos cães idosos, já que muitas pessoas não querem um pet que já traz consigo uma certa bagagem, como hábitos e manias.

É preciso ter consciência de que a adoção de cachorro vai muito além de garantir um teto, alimento, água e cuidado veterinário regular para o pet, ainda que todas essas coisas sejam fundamentais.

A dedicação de tempo, amor e atenção são tão importantes quanto!

Hora de encontrar seu melhor amigo

Quando você for até uma ONG ou algum outro espaço de resgate de cães para adotar, vá de peito aberto e disposto a encontrar o seu melhor amigo.

Ele pode não ter o tamanho que você imaginou, ou a cor dos olhos que você esperava, mas tenha certeza de que ali bate um coraçãozinho pronto para se apaixonar por você.

Converse com os responsáveis pelo espaço de adoção para saber mais a respeito do cãozinho pelo qual você se interessou. Em alguns casos, as pessoas conhecem o passado do pet e podem dar dicas e informações muito úteis sobre o seu comportamento e personalidade.

Em seguida, os organizadores devem solicitar que você apresente alguns documentos para formalizar a adoção. Pronto! Seu cãozinho já pode ir para casa com você.

Primeira parada: consultório veterinário

Primeira parada: consultório veterinário

É muito importante realizar uma consulta com um médico veterinário logo depois de escolher um cachorro para adoção e formalizar o procedimento.

O profissional de saúde é a pessoa indicada para fazer uma avaliação clínica completa no cãozinho. Assim ele pode verificar suas condições gerais de saúde, além de dar orientações muito úteis de cuidado diário.

Providencie o enxoval básico para o seu peludo. Inclua comedouro, bebedouro, caminha e brinquedos, e não deixe de investir em uma guia para os passeios que vocês farão juntos.

Quer saber mais sobre adoção? Confira mais sobre o assunto com esse artigo em nosso blog.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Paula Lorenczy disse:

    Quero adotar uma cachorra tm pequeno ou médio.

Deixe o seu comentário