Conheça lista com 15 espécies de animais extintos do planeta

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dinossauros são animais extintos
Os dinossauros são os animais extintos mais conhecidos que existem

Animais são considerados extintos quando não há mais nenhum indivíduo da espécie vivo, o que não permite sua reprodução e manutenção.

A extinção desses animais pode estar relacionada a diversos fatores como catástrofes ambientais ou intervenção humana.

Venha com a gente e confira uma lista com os 15 principais extintos e o que levou ao seu desaparecimento da natureza.

1.  Dinossauros

esqueleto de um animal extinto
Apesar de extintos, ainda é possível encontrar fósseis de dinossauros

Quando pensamos em animais extintos, os mais lembrados são os dinossauros. A queda de um meteoro há 66 milhões de anos não apenas dizimou toda a espécie, mas também marcou a transição entre os períodos Cretáceo e Terciário.

2. Unicórnio-da-Sibéria (Elasmotherium sibericum)

unicórnio-da-siberia
A espéice foi extinta devido à falta de alimento foto: reprodução www.metroworldnews.com.br

O unicórnio-da-Sibéria era um animal de grande porte que vivia na região da Eurásia, localizada entre os continentes europeu e asiático.

A espécie é a ancestral dos rinocerontes, porém possuía um porte três vezes maior. O animal foi extinto entre 100 e 200 mil atrás devido à escassez de gramas duras e secas, o alimento base da sua dieta.

3. Tigre-de-dente-de-sabre (Smilodon)

tigre dentre de sabre extinto no museu
A extinção do dente-de-sabre aconteceu devido à çaça predatória

Há 10 mil anos, o tigre-de-dente-de-sabre era extinto do nosso planeta em virtude das mudanças climáticas do Período Pleistoceno e à caça predatória.

Esse felídeo de grande porte era conhecido pelo tamanho avantajado de suas presas, que eram ligeiramente maiores que a cabeça do animal. Infelizmente, a espécie não deixou descendentes.

4. Mamute (Mammuthus)

mamute extinto
O mamute é um ancestral dos elefantes que viveu na Era do Gelo

O mamute é um parente antigo dos elefantes, que fez parte da nossa fauna durante o que ficou conhecido como a Era do Gelo, que durou até 11,5 mil anos atrás.

O animal foi extinto pela combinação de dois fatores: a caça predatória e a mudança climática. Com o aquecimento global, fez com que seu habitat natural fosse se reduzindo, assim como os indivíduos da espécie.

5. Raposa-das-Falkland (Dusicyon australis)

reprodução da raposa das falkland
A espécie endêmica das Malvinas viveu até o seculo XIX. foto: reprodução Correiro Brasiliense

A raposa-das-Falkland, também conhecida como lobo-das-Malvinas, era um mamífero endêmico das Malvinas que viveu feliz até o século XVII. A partir dessa data, esse animal considerado dócil passou a ter seu primeiro contato com os colonizadores da ilha.

Desde então, esse canídeo que tinha 60 cm de altura e que não sabia se defender, foi abatido para venda de seus ossos e peles. O último indivíduo da espécie foi caçado em 1876, o que decretou a extinção do animal.

6. Quagga (Equus quagga quagga)

quagga zebra extinta
A quagga foi extinta no final do século XIX. foto: reprodução reddit

A quagga era uma espécie de zebra nativa da África do Sul, que era caracterizada por ter listras apenas em parte do corpo, entre a cabeça e a junção do pescoço com dorso. Considerado dócil, esse animal tinha 1,3 m de altura e pesava 350kg.

O animal foi considerado extinto em 1883, quando a única fêmea sobrevivente da espécie veio a óbito no zoológico de Amsterdam. Os demais animais sofreram com a caça predatória de humanos interessados em suas peles. 

7. Tigre-do-Cáspio (Panthera tigris virgata)

tigre do cáspio
A espécie foi extinta devido à destruição de seu habitat natural

O tigre do Cáspio habitava a região onde hoje estão localizados a Turquia e o Irã, às margens do Mar Cáspio. Sendo um dos maiores felinos da Ásia com 2,9 metros de comprimento e 240kg de peso, o animal foi extinto na primeira metade do século XX.

O motivo do desaparecimento da espécie está relacionado com a destruição do seu habitat natural. A partir de 1930, as florestas e terras onde o felino vivia foram alagadas para criação de cidades e para agricultura.

8. Bandicoot-pés-de-porco (Chaeropus ecaudatus)

bandicoot pé de porco na toca
O animal foi extinto no começo do século XX. fonte: reprodução “newscientist.com”

O nome científico desse marsupial australiano extinto em 1907 quer dizer “pé-de-porco e sem rabo”, o que é uma referência à sua aparência. Porém, descobriu-se depois que o animal que serviu para a classificação havia perdido o rabo para um predador.

Com comprimento entre 23 e 26cm, ele costumava se alimentar de cupins, formigas e folhas. Com a chegada dos europeus à Austrália, no século XVIII, o pé-de-porco viu seu habitat ser destruído com a colonização, causando a extinção da espécie.

9. Tilacino (Thylacinus cynocephalus)

tilaciano em um museu australiano animais extintos
Uma réplica de um tilacino em exposição em um museu na Austrália

Conhecido popularmente como lobo ou tigre da Tasmânia, o Tilacino é um marsupial endêmico da Austrália e da ilha de Nova Guiné. Apesar de ter aquela bolsa característica dos cangurus, ele recebeu esse nome devido às listras no dorso.

Estima-se que havia cerca de 5 mil tilacinos antes da chegada dos colonos, em 1830. Um século depois, a espécie era dizimada devido à caça indiscriminada, causada por fazendeiros que desejavam proteger suas ovelhas.

10. Golfinho-do-rio-chinês (Lipotes vexillifer)

golfinho do rio chinês animais extintos
O golfinho foi extinto graças à poluição do rio. foto: reprodução earthpedia.earth.com

O golfinho-do-rio-chinês era um animal de água doce que habitava o rio Yang-Tsé, o maior do continente com 6.300 km de extensão. Até a década de 1950 era comum ver diversos exemplares da espécie ao longo do rio.

A partir de então, a intervenção humana por meio da caça, poluição e alterações no curso do rio foram, aos poucos, reduzindo a espécie. Desde 2006, os golfinhos não são mais vistos, sendo considerados extintos.

11. Rinoceronte negro do oeste africano (Diceros bicornis)

rinoceronte negro na savana animais extintos
A caça e o comércio ilegal foram responsáveis pela extinçã da espécie

O rinoceronte negro do oeste africano é uma espécie de animal que foi declarada extinta recentemente, em 2011. Nativa das savanas localizadas na região Centro-Oeste da África, a espécie foi eliminada devido à caça predatória.

Entre os anos de 1960 e 1995. a caçada ilegal do animal foi responsável por dizimar mais de 97% da espécie. E o motivo da captura desenfreada foi o alto valor do chifre do mamífero no mercado internacional.

12. Caburé-de-Pernambuco (Glaucidium mooreorum)

cabure de pernambuco n no galho
O caburé foi extinto no começo deste século foto: reprodução passaro.org

O caburé-de-Pernambuco é uma ave brasileira que tinha como habitat natural a zona de Mata Atlântica de Pernambuco.

O animal foi considerado extinto em 2004, segundo a lista disponível no site do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

13. Foca-monge-caribenha (Neomonachus tropicalis)

foca monge caribenha na praia animais extintos
O último individuo da espécie foi visto na década de 1950. foto: reprodução sci.news

A foca-monge-caribenha era um mamífero que habitava o Mar das Caraíbas, próximo ao Golfo do México. Consideradas dóceis e lentas, as focas sofreram com caçadores interessados em seus óleos, gorduras e peles.

Desde o começo do século XX, a espécie era abatida enquanto estavam descansando, dando à luz ou amamentando os seus filhotes. O último indivíduo da espécie foi visto em 1952, em um banco de areia próximo à Jamaica.   

14. Periquito-da-Carolina (Conuropsis carolinensis)

casal de periquitos da carolina
A espécie foi extinta devido à caça predatória em busca de sua plumagem

O periquito-da-carolina é considerado o último papagaio nativo do Estados Unidos, sendo considerado um animal extinto em 1918.

O extermínio da espécie aconteceu devido à perda do habitat devido ao desmatamento de florestas para uso de terras para agricultura. Além disso, algumas aves eram abatidas por caçadores interessados em suas plumagens.

15. Sapo-dourado (Incílio periglenes)

sapo dourado no mata animais extintos
O sapo dourado vivia em uma pequena floresta da Costa Rica

O sapo-dourado era uma espécie endêmica de Monteverde, uma região florestal da Costa Rica, próxima da dívida com a Nicarágua. Vivendo uma área de 4 km quadrados, o animal foi descoberto em 1966 e seu último avistamento aconteceu em 1989.

Sua extinção foi declarada em 2004 pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Entre os motivos para o desaparecimento da espécie estão as mudanças climáticas, que afetaram o habitat natural do anfíbio.

Gostou da nossa lista com 15 animais extintos da natureza? Para descobrir outras curiosidades sobre animais silvestres e exóticos, continue no Blog da Cobasi.

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário