Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Chuva de Ouro: como cultivar e cuidar dessa orquídea

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
chuva de ouro


Você gosta de orquídeas? Então, esse artigo é perfeito para você, pois vamos apresentar a espécie do gênero Oncidium, popularmente conhecida como Chuva de ouro (Oncidium Varicosum). 

A seguir, encante-se com a orquídea chuva de ouro, uma planta de floração espetacular e que você pode cultivar em casa. Saiba mais!

O que é a planta Chuva de Ouro?

A Chuva de Ouro faz parte de grande grupo de orquídeas pertencentes ao gênero Oncidium. É uma espécie originária do Brasil, Norte da Argentina e Paraguai.

A sua versão mais conhecida é com belíssimos cachos amarelos, mas essas orquídeas também podem ser encontradas nas cores branca, rosa, laranja, marrom e amarelo com pintas marrom. Com um calo situado na base de seu labelo (pétala dorsal).

E se você está se perguntando o tamanho da Chuva de Ouro, suas flores variam de 1,4 a 2,2cm. Já as hastes podem alcançar 90 centímetros de altura.

Essa orquídea deixa qualquer ambiente muito mais bonito e agradável, principalmente porque suas flores permanecem frescas por até 20 dias. 

Chuva de Ouro – Ficha Técnica

Nome CientíficoOncidium varicosum
Nome PopularChuva-de-ouro , oncidio, dama dançante 
FamíliaOrchidaceae
DivisãoAngiospermae
Ciclo de vidaPerene

Aprenda a cultivar orquídea Chuva de Ouro em casa

De fácil adaptação ao clima tropical do Brasil, a Chuva de Ouro pode ser cultivada em vasos para decorar casas e apartamentos. Como todas as orquídeas, a planta precisa de alguns cuidados e recomendações especiais. Confira 5 dicas de como plantar em casa.

1. Solo 

A orquídea demanda bastante umidade e deve ser cultivada em um substrato adequado à espécie, como casca de pinus moída ou musgo esfagno, por exemplo. 

2. Luminosidade

O Oncidium Varicosum possui um ciclo de vida perene, ou seja, vive por um longo período podendo atingir mais de dois anos. Tolerante ao frio, essa espécie não gosta muito de luz direta do sol e prefere a meia-sombra. 

3. Rega

orquidea amarela chuva de ouro
Para cultivar a orquídea Chuva de Ouro é essencial fornecer todas condições adequadas de luminosidade e temperatura.

O solo precisa se manter úmido durante o crescimento, mas cuidado para não regar em excesso. A água só é indicada quando o substrato se apresentar seco, o teste do dedo pode ajudar a identificar o momento certo da rega. É essencial borrifar água nas folhas quando a temperatura estiver alta. 

4. Mudas

Para fazer a muda de orquídea é simples: basta dividir os pseudobulbos e, posteriormente, plantá-los em novos vasos

5. Plantio 

A planta pode ser cultivada em vasos, mas para isso, recomenda-se trocar de substrato anualmente para mantê-las vivas. 

Além disso, a planta pode ser cultivada no tronco de árvores. Basta fixá-las com cuidado com barbante ou sisal. 

Mas, essa amarração servirá apenas para segurá-las por um tempo, pois as raízes da orquídea vão se fixar ao tronco da árvore com o passar do tempo. 

É melhor cultivar a Chuva de Ouro no vaso ou no tronco?

Agora que você já sabe sobre a possibilidade de cultivar sua orquídea no tronco ou vaso, é importante entender qual a melhor opção para a planta. 

A verdade é que as duas opções são válidas, porém o mais importante é se atentar ao tipo de substrato usado onde a flor será cultivada. Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para cultivar a orquídea, inclusive diferentes tipos de substrato. 

Além disso, caso queira usar um vaso, aqui você encontra modelos indicados para as raízes da orquídea, que são finas e se proliferam bem rápido.

A Chuva de Ouro é pet friendly?

A orquídea chuva de ouro não é tóxica para os gatos e cachorros, então é uma planta pet friendly.  

orquidea chuva de ouro

Gostou de saber mais sobre a planta chuva de ouro? Além dos cuidados com essa planta, você pode se tornar um verdadeiro especialista em jardinagem com o nosso Guia de Plantas. 

Aqui, no Blog da Cobasi você encontra tudo sobre o mundo da jardinagem: informações sobre plantas, dicas de cultivos, decoração e muito mais. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Fatima costa brito disse:

    Muito linda estou com duvidas de como plantar tres mudas que eu ganhei

  2. Dayvid disse:

    Eu tenho 1 orquídea chuva de ouro botei no tronco seco já tem 1 ano até agora não botou nenhuma pétalas!!

  3. Maria jose Packer disse:

    Eu plantei várias mudas de orquídeas chuva de ouro que encontrei jogadas na calçada provavelmente alguém tirou das árvores e jogou e agora está cheia de flores

Deixe o seu comentário