Como cuidar de orquídeas: Saiba tudo sobre

Compartilhar:


mulher ensinando como cuidar de orquídeas no vaso
O cuidado com a rega é um cuidado essencial com as orquídeas no vaso

Cuidar de orquídeas é uma arte que deixa a flor sempre saudável e a decoração da casa bonita por mais tempo. Para ajudar você, nós trouxemos o Tiago Calil, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi para dar as dicas que você precisa para cuidar da sua flor. Aproveite!

Como cuidar de orquídeas: 9 dicas infalíveis

A orquídea é uma flor que se caracteriza pela beleza de suas cores e a delicadeza de suas pétalas, que dão um visual único a qualquer ambiente. Confira as 9 dicas que o biólogo Tiago Calil preparou para você que está começando a área da jardinagem e deseja aprender como cuidar de orquídeas.

1. O cuidado com as orquídeas começa pelo ambiente

O primeiro passo é a escolha do ambiente. De acordo com Thiago “As orquídeas se mostram mais vistosas e mais saudáveis quando estão em um local bem ventilado e onde recebem sol indiretamente, protegidas pela copa de uma árvore, pelos vidros da varanda ou qualquer outra forma de filtrar o sol forte”, contou.

2. Cuide de orquídea no vaso correto

Ao decidir ter uma plantinha em casa, escolher o tipo de vaso faz toda a diferença nos cuidados com ela. No caso das orquídeas, o recomendado é optar por vasos de barro. A sua estrutura porosa facilita a drenagem natural da água, o que evita que o substrato fique encharcado.

Há também opções de flores em vasos de plásticos, que normalmente é o que você encontra ao procurar flores plantadas. Nesses casos, cuidar de orquídeas em vasos de plástico requer uma atenção maior com a rega, pois eles não ajudam no escoamento da água.

Não se esqueça: A escolha do vaso deve levar em conta o tamanho das raízes da planta, já que elas precisam de espaço para crescer e se desenvolver saudáveis.

3. Como cuidar de mudas de orquídeas no vaso?

orquídea no vaso de cerâmica
Linda orquídea lilás no vaso de cerâmica.

Com o melhor ambiente definido e o vaso escolhido, chegou o momento de botar a mão na massa. O cuidar uma muda de orquídea no vaso começa pela preparação do solo.

Faça a forração do vaso com cascalho e, sem seguida, preencha o recipiente com substrato rico em minerais até sobrar dois dedos até a borda do vaso. Com essa etapa concluída, coloque a muda de orquídea na terra  com os brotos voltados para a frente do vasinho, assim ela crescerá mais firme.

4. Como cuidar de orquídeas: o substrato adequado

cuidar de orquídeas
A escolha do substrato correto garante a saúde da sua orquídea

Seja a hora de fazer o plantio da muda da orquídea ou no momento de fazer a troca de vaso e replantio, tenha em mãos o substrato adequado. Procure misturar musgo ou chips de fibra de coco com a terra, isso evita o acúmulo de água no solo.

5. Como cuidar de orquídeas: a rega periódica

Uma das maneiras de garantir que a flor cresça corretamente, é prestar atenção à rega da orquídea. Deixar o solo muito seco ou encharcado é prejudicial. O indicado é manter o substrato sempre umedecido, com a rega sendo feita duas vezes por semana.

O biólogo Tiago Calil Ambiel dá uma dica importante para você regar sua planta. “ Ela pode ser feita com a ajuda de um regador ou por imersão. Para a imersão, coloque apenas as raízes dentro de um balde com água e não molhe as folhas. Deixe por aproximadamente dez minutos”, afirmou.

Está em dúvidas se a sua orquídea está precisando de água ou não? É muito simples! Há três dicas que vão ajudar você nesse momento. Conheça.

  • Se as raízes estiverem verdes, significa que planta está hidratada;
  • Percebeu que as raízes estão esbranquiçadas? Hora de fazer a rega;  
  • Coloque o dedo no solo. Se ele estiver úmido, não é necessário fazer a rega.

6. Como cuidar de orquídeas: A coloração das folhas

close flores de orquídeas amarelas
As plantas falam: fique atenta a coloração das flores.

Você sabia que a coloração das folhas das orquídeas são um bom sinal sobre a saúde da planta? Flores em tons claros, dizem que ela recebe a quantidade ideal de luz. Caso a sua plantinha esteja com as folhas em tom escuro, procure um local mais iluminado para ela, estão faltando proteínas na plantinha.

7. Como cuidar de orquídeas: Atenção com pragas e manchas

Perceber os sinais é o jeito mais simples de garantir a saúde da sua orquídea. Por exemplo, manchas brancas nas pétalas indicam a presença de fungos, bactérias ou parasitas. Para resolver isso, a melhor dica é borrifar produtos especiais para livrá-la de possíveis doenças ou pragas.  

8. Realize a poda periódica da orquídea

Um hábito importante para cuidar de orquídeas no vaso é fazer a poda periódica da flor. Ao perceber que ela  está com as pétalas murchas, o ideal é fazer a poda acima do terceiro nó do caule.

Tão importante quanto fazer a poda no local certo, é ter a tesoura adequada para o procedimento. Portanto, na hora de realizar a poda, a lâmina da tesoura precisa estar afiada e esterilizada.

Para fazer isso em casa, você precisará ter à disposição maçarico ou fogo. Passe a lâmina na chama algumas vezes e deixe a ferramenta esfriar antes de usar. Não fazer esse procedimento pode contaminar a plantinha com bactérias.

9. Os cuidados com as orquídeas durante a floração

As flores caíram e você não sabe o que fazer? Não se preocupe, as orquídeas passam por esse período de floração todos os anos. E o biólogo Tiago Calil deixa uma dica simples: “Para ajudar no desenvolvimento de uma nova florada, corte a haste acima do primeiro nó assim que a última flor cair”, contou.

Agora que você aprendeu como cuidar de orquídeas, diga para gente qual das nossas dicas você gostou mais?

Tiago Calil

Colaboração de Tiago Calil

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Barbara Lionete disse:

    amei as dicas muito obrigada

  2. Graça Garnacho disse:

    Eu ganhei uma linda orquídea, mas moro em apto e o melhor lugar que tenho para colocá-la tem bastante claridade, mas não bate sol.
    Vai vingar?

    • Cobasi disse:

      Oi Graça, como vai? As orquídeas são plantas que gostam de sol, mas cuidado em excesso podem prejudicar o desenvolvimento. Vamos deixar aqui conteúdos super legais sobre orquídeas 🙂

  3. Márcia Nochita Araujo disse:

    Gostaria de mais dicas de como fazer as orquídeas florescer e não morrer.

  4. Ludernir Leonidia das Neves Rosa disse:

    Como plantar orquídeas

  5. Isabel de Sousa Lima disse:

    Boa tarde ganhei uma orquídea é gostaria de saber como faço pra ela não morrer

  6. María Neuza vieira Rodrigues disse:

    Amo orquídeas,mais muitas vezes não sei cuidar,com tempo elas morre,mais aprendi muito com suas dicas

  7. Aparecida disse:

    minhas orquideas não dão flores. A última vez foi há 3 anos.

    • Cobasi disse:

      Oi Aparecida, como vai? Recomendamos coloca-las na luz indireta. Veja também qual é a orquídea e que tipo de cuidado será necessário 🙂

  8. José Fernando Ferreira Rocha disse:

    Foi muito bom essa explicação o que devo fazer quando ela está a morrer

Deixe o seu comentário