Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como cuidar de orquídeas em casa: guia completo com dicas

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil   Tempo de leitura: 10 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mulher ensinando como cuidar de orquídeas no vaso

Cuidar de orquídeas é uma verdadeira arte: tanto para deixar a flor saudável, como para usar em decorações. Para ajudar você, nós trouxemos o Tiago Calil, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi para dar as melhores dicas de como cuidar da sua flor. Aproveite!

Orquídeas: tudo o que você precisa saber sobre a planta

Antes de detalharmos como cuidar da orquídea, é fundamental conhecer sobre a espécie. Por exemplo, você sabia que as orquídeas representam aproximadamente 10% de todas as espécies floríferas do planeta? Sim, a flor pertence à família Orchidaceae, que conta com cerca de 35 mil espécies e 150 mil híbridos artificiais, oriundos de cruzamentos entre espécies diferentes.

Ou seja, para aprendermos sobre os cuidados da planta, é preciso se informar sobre esses grupos de plantas e sua grande variedade de estruturas vegetativas. Falando um pouco sobre a história das orquídeas, a primeira referência da planta foi feita na China, onde supõe-se que a espécie foi descoberta.

Mas, a verdade é que atualmente a planta está presente em quase todo mundo, com exceção dos desertos e em zonas de gelo e neve permanentes. A maioria das espécies se encontra nas regiões tropicais, onde podem crescer diretamente no solo (terrestre), sobre pedras (rupícolas), na matéria orgânica (vivendo como saprófita) e apoiada em outras plantas, em especial em árvores (epífitas).

As orquídeas fazem parte do Reino Plantae, Divisão Magnoliophyta ou Angiosperma, que são um grupo de plantas vasculares com flores, frutos e sementes. Podemos classificá-las as em dois grupos:

  • Espécies: são aquelas que, por definição, são oriundas da natureza e descritas por taxonomistas (responsável pela identificação, atribuição de nomes e classificação das espécies).
  • Híbridos: são espécies resultado do cruzamento de espécies diferentes (seja do mesmo gênero ou distintos). Nesse contexto, podem ter plantas de origem natural ou induzida pelo homem.

Conheça melhor sobre as partes das orquídeas

Para melhor entendimento sobre as espécies da família Orchidaceae, a seguir descrevemos as partes da plantas: 

Raiz

A função das raízes das orquídeas é fixar a planta ao suporte, como também para prover água e nutrientes.

Rizoma

Rizoma é um tipo de caule que permite a propagação vegetativa da espécie. Essa parte das orquídeas é a extensão que une os brotos, sendo no subsolo ou na superfície do solo. Geralmente, as rizomas da espécie são cobertas por bainhas de coloração marrom.

Pseudobulbo

Pseudobulbo de orquídeias
Pseudobulbo ou pseudobolbo são locais onde a planta armazena água e nutrientes para alimentar bem a orquídea.

Se você nunca ouviu falar sobre essa palavra: o pseudobulbo é o nome científico dado ao caule que transforma-se numa espécie de órgão de armazenamento de água e nutrientes, comum nas orquídeas tropicais. Esta parte é importante para a sobrevivência das orquídeas , principalmente em períodos de secas.

Folha

Com diversas variações de tamanho, forma e consistência, as folhas podem apresentar características lineares, lanceoladas, oblongas, ovais redondas, codiformes, roliças, aciculares, etc.

Flores

Composta por três pétalas (parte intermediária da flor), sendo duas iguais e uma modificada, conhecida como labelo, a orquídea orquídea pode apresentar diversas tonalidades, como: rosa, branca, amarela, azul, lilás, entre outras variações.

Como cuidar de orquídeas: 9 dicas infalíveis

Para se obter sucesso no cultivo de orquídeas em casa, a primeira coisa que você deve saber é que é necessário imitar a natureza. Por isso, apresentamos as características da planta, suas estruturas e características.

Por exemplo, muitas pessoas acreditam que as flores da espécie são de difícil cultivo e acabam descartando a planta após o florescimento. Mas, na verdade, são, em geral, bastante rústicas e conseguem suportar longos períodos recebendo as condições adequadas de: temperatura, luz, umidade, entre outros.

A orquídea é uma flor que se caracteriza pela beleza de suas cores e a delicadeza das pétalas, que dão um visual único a qualquer ambiente. Como só um professor apaixonado pelo tema poderia fazer, confira as 9 dicas que o biólogo Tiago Calil preparou para você que está começando a curtir a jardinagem e deseja aprender como cuidar de orquídeas.

1. O cuidado com as orquídeas começa pelo ambiente

como fazer muda de orquídea
A orquídea demanda um cronograma de cuidados que é fundamental para garantir o bem-estar e a recuperação de nutrientes.

De acordo com Thiago, “as orquídeas se mostram mais vistosas e saudáveis quando estão em local bem ventilado e onde recebem sol indiretamente, protegidas pela copa de uma árvore, pelos vidros da varanda ou qualquer outra forma de filtrar o sol forte”.

2. Como cuidar de uma orquídea em um vaso?

Ao decidir ter uma plantinha em casa, escolher o tipo de vaso faz toda a diferença. No caso das orquídeas, o recomendado é optar por vasos de barro. A sua estrutura porosa facilita a drenagem natural da água, o que evita que o substrato fique encharcado.

Há também opções de flores em vasos de plásticos, que normalmente é o que você encontra ao procurar flores plantadas. Nesses casos, cuidar de orquídeas em vasos de plástico requer uma atenção maior com a rega, pois eles não ajudam no escoamento da água.

Além disso, existem alguns pontos de atenção para a saúde da orquídea em vasos. Um dos principais riscos está na limitação de nutrientes que a planta no recipiente pode ter, que faz com que a espécie fique enfraquecida. Então, para evitar essa condição, o mais indicado é mensalmente fazer a reposição dos nutrientes por meio de adubo.

Não se esqueça: Na lista de etapas fundamentais sobre como cultivar orquídeas em vasos, está a escolha do vaso que deve levar em conta o tamanho das raízes da planta, já que elas precisam de espaço para crescer e se desenvolver saudáveis.

3. Como cuidar de mudas de orquídeas no vaso?

orquídea no vaso de cerâmica
Linda orquídea lilás no vaso de cerâmica

Com o melhor ambiente definido e o vaso escolhido, chegou o momento de botar a mão na massa, ou melhor, no substrato! O cuidado com uma muda de orquídea no vaso começa pela preparação do solo.

Faça a forração do vaso com cascalho e, sem seguida, preencha o recipiente com substrato rico em minerais, até sobrar dois dedos até a borda do vaso. Com essa etapa concluída, coloque a muda de orquídea na terra com os brotos voltados para a frente do vasinho, assim ela crescerá mais firme.

4. Como cuidar de orquídeas: o substrato adequado

Seja na hora de fazer o plantio da muda da orquídea ou no momento de trocar o vaso e replantio, tenha em mãos o substrato adequado. Procure misturar musgo ou chips de fibra de coco com a terra, isso evita acumular água e encharcar as raízes.

5. Quantas vezes se deve regar as orquídeas?

close flores de orquídeas amarelas
As plantas falam: fique atenta a coloração das flores

Está em dúvida sobre como regar orquídeas? Uma das maneiras de garantir que a flor cresça corretamente, é prestar atenção à rega da orquídea. Deixar o solo muito seco ou encharcado é prejudicial. O indicado é manter o substrato sempre umedecido, com a rega sendo feita duas vezes por semana.

O biólogo Tiago Calil Ambiel dá uma dica importante para você regar a sua planta: “ ela pode ser feita com a ajuda de um regador ou por imersão. Para a imersão, coloque apenas as raízes dentro de um balde com água e não molhe as folhas. Deixe assim por aproximadamente dez minutos.”

Está em dúvida se a sua orquídea está precisando de água ou não? É muito simples! Há três dicas que vão te ajudar. Confira:

  • se as raízes estiverem verdes, significa que a planta está bem hidratada;
  • percebeu que as raízes estão esbranquiçadas? Hora de fazer a rega;  
  • coloque o dedo no solo. Se ele estiver úmido, não é necessário fazer a rega.

6. Como cuidar de orquídeas: a coloração das folhas 

Você sabia que a coloração das folhas das orquídeas são um bom sinal sobre a saúde da planta? Folhas em tons claros, dizem que ela recebe a quantidade ideal de luz. Caso a sua plantinha esteja com as folhas em tom escuro, procure um local mais iluminado para ela, podem estar faltando proteínas na plantinha.

7. O que fazer para manter uma orquídea viva?

cuidar de orquídeas
A escolha do substrato correto garante a saúde da sua orquídea

O aparecimento de diversas pragas e doenças, embora boa parte delas não cause danos severos, podem acontecer durante o cultivo de orquídeas. O mais comum é o aparecimento de diversas pragas, fungos, bactérias e vírus.

Diversas fatores que podem favorecer o ataque de patógenos, como:

  • mudanças de temperatura;
  • aplicação de produtos químicos não seletivos;
  • falta ou excesso de água por rega ou chuvas;
  • utilização de substrato ou recipiente inadequado;
  • adubação química em excesso ou desequilibrada;
  • entre outros. 

Então, o jeito mais simples de garantir a saúde da sua orquídea é estar atento aos sinais. Se observar, por exemplo, manchas brancas nas folhas indicam a presença de fungos, bactérias ou parasitas. Para resolver isso, a melhor dica é borrifar produtos especiais para livrá-la de possíveis doenças ou pragas

Além disso, a manutenção do bom estado das orquídeas está relacionada à conservação do estado nutricional das plantas e do ambiente de cultivo. Nessa etapa de cuidado é importante realizar vistorias periódicas para detecção dos primeiros sinais de infestação.

Dessa forma podemos iniciar o controle antes do problema tornar-se grave. Uma dica importante é manter a higiene e limpeza do local de cultivo em dia, como também das ferramentas em uso.

8. Realize a poda periódica da orquídea

Um hábito importante para cuidar de orquídeas no vaso é fazer a poda periódica da flor. Ao perceber que ela está com as pétalas murchas, o ideal é fazer a poda acima do terceiro nó do caule. Tão importante quanto fazer a poda no local certo, é ter a tesoura adequada para o procedimento. Portanto, na hora de realizar a poda, a lâmina da tesoura precisa estar afiada e esterilizada.

Para fazer isso em casa, você precisará ter à disposição maçarico ou fogo. Passe a lâmina na chama algumas vezes e deixe a ferramenta esfriar antes de usar. Não fazer esse procedimento pode contaminar a plantinha com bactérias.

9. Os cuidados com as orquídeas durante a floração

As flores caíram e você não sabe o que fazer? Não se preocupe, as orquídeas passam por esse período de floração todos os anos. E o biólogo Tiago Calil deixa uma dica simples: “Para ajudar no desenvolvimento de uma nova florada, corte a haste acima do primeiro nó, assim que a última flor cair.”


Quer deixar a sua casa ou ambiente de trabalho mais bonito? Um belo arranjo de orquídea pode ser a solução ideal. Dê o play e confira mais dicas especiais.

Lembre-se que para todas as fases de cuidados da planta é indispensável o uso de equipamentos e soluções próprias para jardinagem. Agora que você aprendeu como cuidar de orquídeas, diga para gente qual das nossas dicas você gostou mais?

Tiago Calil

| Atualizada em

Colaboração de Tiago Calil

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

14 Comentários

  1. Barbara Lionete disse:

    amei as dicas muito obrigada

  2. Graça Garnacho disse:

    Eu ganhei uma linda orquídea, mas moro em apto e o melhor lugar que tenho para colocá-la tem bastante claridade, mas não bate sol.
    Vai vingar?

    • Cobasi disse:

      Oi Graça, como vai? As orquídeas são plantas que gostam de sol, mas cuidado em excesso podem prejudicar o desenvolvimento. Vamos deixar aqui conteúdos super legais sobre orquídeas 🙂

  3. Márcia Nochita Araujo disse:

    Gostaria de mais dicas de como fazer as orquídeas florescer e não morrer.

  4. Ludernir Leonidia das Neves Rosa disse:

    Como plantar orquídeas

  5. Isabel de Sousa Lima disse:

    Boa tarde ganhei uma orquídea é gostaria de saber como faço pra ela não morrer

  6. María Neuza vieira Rodrigues disse:

    Amo orquídeas,mais muitas vezes não sei cuidar,com tempo elas morre,mais aprendi muito com suas dicas

  7. Aparecida disse:

    minhas orquideas não dão flores. A última vez foi há 3 anos.

    • Cobasi disse:

      Oi Aparecida, como vai? Recomendamos coloca-las na luz indireta. Veja também qual é a orquídea e que tipo de cuidado será necessário 🙂

  8. José Fernando Ferreira Rocha disse:

    Foi muito bom essa explicação o que devo fazer quando ela está a morrer

  9. Debora Regina disse:

    Tenho duas orquídeas de folhas diferentes, ganhadas ano passado no dia das mães, as flores caíram, e eu estou cuidando desde então para que floresçam novamente, me desanimaram alegando que tenho que “amarrá-las” a uma árvore…. porém continuam em vasos que tenho cuidado com carinho. Ansiosa para ver novas flores chegando. Gostaria de enviar fotos para que eu recebe novas orientações. Obrigada

  10. Rosangela disse:

    Ganhei uma orquídea no dia das mães, meu esposo comprou na cobasi , achei linda veio até um cartaozinho da cobasi, porém não veio como cuidar dela, caiu as flores, troquei de vaso comprei os substratos na cobasi para orquidea e a folha dela está ficando seca e uma folha amarelou e caiu
    O que fazer para ela não morrer? Vi na matéria acima que o ideal é colocar num vaso de barro.Poderiam me ajudar?

    • Cobasi disse:

      Olá, Rosangela. Tudo bem?
      Estamos felizes que tenha gostado do presente. Siga as dicas de cuidado do post. Além disso, as orquídeas se desenvolvem melhor em vasos de barro, pois eles proporcionam uma boa drenagem e circulação de ar, o que é fundamental para a saúde das raízes das orquídeas.

Deixe o seu comentário