
Cuidar de orquídeas é uma arte que deixa a flor sempre saudável e a decoração da casa bonita por mais tempo. Para ajudar você, nós trouxemos o Tiago Calil, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi para dar as dicas que você precisa para cuidar da sua flor. Aproveite!
A orquídea é uma flor que se caracteriza pela beleza de suas cores e a delicadeza de suas pétalas, que dão um visual único a qualquer ambiente. Confira as 9 dicas que o biólogo Tiago Calil preparou para você que está começando a área da jardinagem e deseja aprender como cuidar de orquídeas.
O primeiro passo é a escolha do ambiente. De acordo com Thiago “As orquídeas se mostram mais vistosas e mais saudáveis quando estão em um local bem ventilado e onde recebem sol indiretamente, protegidas pela copa de uma árvore, pelos vidros da varanda ou qualquer outra forma de filtrar o sol forte”, contou.
Ao decidir ter uma plantinha em casa, escolher o tipo de vaso faz toda a diferença nos cuidados com ela. No caso das orquídeas, o recomendado é optar por vasos de barro. A sua estrutura porosa facilita a drenagem natural da água, o que evita que o substrato fique encharcado.
Há também opções de flores em vasos de plásticos, que normalmente é o que você encontra ao procurar flores plantadas. Nesses casos, cuidar de orquídeas em vasos de plástico requer uma atenção maior com a rega, pois eles não ajudam no escoamento da água.
Não se esqueça: A escolha do vaso deve levar em conta o tamanho das raízes da planta, já que elas precisam de espaço para crescer e se desenvolver saudáveis.
Com o melhor ambiente definido e o vaso escolhido, chegou o momento de botar a mão na massa. O cuidar uma muda de orquídea no vaso começa pela preparação do solo.
Faça a forração do vaso com cascalho e, sem seguida, preencha o recipiente com substrato rico em minerais até sobrar dois dedos até a borda do vaso. Com essa etapa concluída, coloque a muda de orquídea na terra com os brotos voltados para a frente do vasinho, assim ela crescerá mais firme.
Seja a hora de fazer o plantio da muda da orquídea ou no momento de fazer a troca de vaso e replantio, tenha em mãos o substrato adequado. Procure misturar musgo ou chips de fibra de coco com a terra, isso evita o acúmulo de água no solo.
Uma das maneiras de garantir que a flor cresça corretamente, é prestar atenção à rega da orquídea. Deixar o solo muito seco ou encharcado é prejudicial. O indicado é manter o substrato sempre umedecido, com a rega sendo feita duas vezes por semana.
O biólogo Tiago Calil Ambiel dá uma dica importante para você regar sua planta. “ Ela pode ser feita com a ajuda de um regador ou por imersão. Para a imersão, coloque apenas as raízes dentro de um balde com água e não molhe as folhas. Deixe por aproximadamente dez minutos”, afirmou.
Está em dúvidas se a sua orquídea está precisando de água ou não? É muito simples! Há três dicas que vão ajudar você nesse momento. Conheça.
Você sabia que a coloração das folhas das orquídeas são um bom sinal sobre a saúde da planta? Flores em tons claros, dizem que ela recebe a quantidade ideal de luz. Caso a sua plantinha esteja com as folhas em tom escuro, procure um local mais iluminado para ela, estão faltando proteínas na plantinha.
Perceber os sinais é o jeito mais simples de garantir a saúde da sua orquídea. Por exemplo, manchas brancas nas pétalas indicam a presença de fungos, bactérias ou parasitas. Para resolver isso, a melhor dica é borrifar produtos especiais para livrá-la de possíveis doenças ou pragas.
Um hábito importante para cuidar de orquídeas no vaso é fazer a poda periódica da flor. Ao perceber que ela está com as pétalas murchas, o ideal é fazer a poda acima do terceiro nó do caule.
Tão importante quanto fazer a poda no local certo, é ter a tesoura adequada para o procedimento. Portanto, na hora de realizar a poda, a lâmina da tesoura precisa estar afiada e esterilizada.
Para fazer isso em casa, você precisará ter à disposição maçarico ou fogo. Passe a lâmina na chama algumas vezes e deixe a ferramenta esfriar antes de usar. Não fazer esse procedimento pode contaminar a plantinha com bactérias.
As flores caíram e você não sabe o que fazer? Não se preocupe, as orquídeas passam por esse período de floração todos os anos. E o biólogo Tiago Calil deixa uma dica simples: “Para ajudar no desenvolvimento de uma nova florada, corte a haste acima do primeiro nó assim que a última flor cair”, contou.
Agora que você aprendeu como cuidar de orquídeas, diga para gente qual das nossas dicas você gostou mais?
amei as dicas muito obrigada
Eu ganhei uma linda orquídea, mas moro em apto e o melhor lugar que tenho para colocá-la tem bastante claridade, mas não bate sol.
Vai vingar?
Oi Graça, como vai? As orquídeas são plantas que gostam de sol, mas cuidado em excesso podem prejudicar o desenvolvimento. Vamos deixar aqui conteúdos super legais sobre orquídeas 🙂
Gostaria de mais dicas de como fazer as orquídeas florescer e não morrer.
Como plantar orquídeas
Boa tarde ganhei uma orquídea é gostaria de saber como faço pra ela não morrer
Amo orquídeas,mais muitas vezes não sei cuidar,com tempo elas morre,mais aprendi muito com suas dicas
minhas orquideas não dão flores. A última vez foi há 3 anos.
Oi Aparecida, como vai? Recomendamos coloca-las na luz indireta. Veja também qual é a orquídea e que tipo de cuidado será necessário 🙂
Foi muito bom essa explicação o que devo fazer quando ela está a morrer
Oi José, como vai? Deixarei aqui conteúdos super legais que podem te ajudar 🙂