Antúrio: cuidados com a planta e como estimular suas flores

Compartilhar:


anturio com folhas

A flor Antúrio chama a atenção em qualquer ambiente, tanto por seu formato, que muito se assemelha a um coração, como por sua coloração, que vai do vermelho a branco, rosa e até amarelo. De origem tropical, a planta é uma das queridinhas entre as espécies para decoração de interiores e não é para menos.

Embora seja considerada uma planta exótica, o Antúrio conquistou os apaixonados por plantas, e a razão de tanta admiração por ela é simples: além de lindas, elas são fáceis de cuidar. Quer saber mais sobre a espécie? Então continue lendo para saber os principais cuidados com ela, seu significado e se ela é venenosa. 

O que é o antúrio e qual sua origem?

Conhecida por Antúrio, esta planta de nome científico Anthurium, é uma planta originária da América do Sul. São plantas nativas da Nova Granada, na Colômbia, e foram descobertas no ano de 1876. Elas fazem parte do gênero botânico pertencente à família das Araceae e são folhagens tradicionais quando se fala em paisagismo. 

A parte vermelha da flor, que recebe o nome de bráctea, tem a função de atrair agentes polinizadores da planta. Inclusive, é para isso que serve a parte amarela ao centro da flor, chamada de espádice

Embora essas plantas sejam mais encontradas nas cores branca e vermelha, existem mais de 600 espécies de Antúrio que variam de inúmeras formas. A flor antúrio pode ser encontrada também nas cores rosa, salmão, verde e marrom.  

No Brasil, as espécies predominantes são Anthurium andreanum (paleta-de-pintor) e Anthurium Scherzeranum (flor-de-flamingo). Aliás, para os fãs de novela, a planta ganhou o carinhoso apelido de “Flor de Jorge Tadeu” por conta da obra “Pedra sobre Pedra de 1992.

Significado da flor

Uma curiosidade pra lá de bacana: a palavra Antúrio, no grego, que é Anthos, significa flor! No geral, cada cor traz um significado diferente, mas a espécie em si é símbolo da confiança, iluminação e um toque de luxo. Aliás, se está procurando uma flor para presentear, aposte no Antúrio. 

E para os interessados em feng shui, a prática diz que o Antúrio é uma flor que estimula expansão e sucesso. Isso quer dizer que escritório e lugares de criatividade são ótimos para ter um vasinho com um exemplar.

Em último lugar, além da energia positiva que a espécie transborda, ela é uma das mais indicadas para manter o ar puro circulando e remover possíveis toxinas do ambiente. Então se você quer respirar melhor, está aí uma boa opção para seu cantinho!

Qual o vaso ideal para plantar Antúrio?

A espécie se dá bem tanto com vasos de barro como de plástico. O importante é garantir o ambiente que a planta gosta, além de utilizar um bom substrato e ter os furinhos na base do vaso para escoamento da água. Desta forma, vale aproveitar da vantagem e escolher o item que mais combina com o espaço que a planta vai ficar.

Como cuidar de um Antúrio?

Por ser uma planta latino-americana, o Antúrio está acostumado com o clima tropical da região. O que faz com que ele seja uma planta muito fácil de cuidar e excelente para os ambientes internos. Suas cores também deixam qualquer ambiente repaginado e alegre.

Aliás, por conta da sua facilidade nos cultivos e nos cuidados, a planta Antúrio é muito indicada para os jardineiros iniciantes. Mas afinal, como garantir que seu vasinho estará sempre bonito e saudável? Basta aprender um pouco sobre cada detalhe: iluminação, solo, rega, poda e adubação

Antúrio gosta de sol ou sombra?

O espaço ideal para esta espécie é a meia-sombra, isto é, o Antúrio gosta de sol, mas em lugares com luz indireta e ventilação. É o caso de janelas e corredores, por exemplo. Se optar por um jardim, invista em ambientes com chance de sombra, como sob árvores. A recomendação é que não haja frio demais, muito menos sol em excesso. Lembre-se que o habitat natural da planta é tropical.

Em relação a umidade, o Antúrio adora um cantinho mais úmido, então tempo seco não é para ele.

Qual é o substrato para o Antúrio?

O segredo para oferecer a terra certa para a planta está em misturar a terra com fibra de coco e húmus, pois ela adora solo rico em matéria orgânica. Assim a raiz terá mais absorção de água, porém sem encharcar. 

Aprenda a regar seu vaso

A recomendação é que a rega aconteça 3 vezes na semana durante as épocas mais quentes. E para saber qual o momento ideal, basta afundar o dedo na terra para ver se ela ainda está molhada. Ao invés de um regador simples, experimente um borrifador ou pulverizador para dosar melhor a água. Por fim, direcione a rega para o solo e não para as folhas da planta. 

Quanto tempo dura a flor do Antúrio?

anturio dentro de casa

A espata, que muitos pensam ser a flor do Antúrio, pode permanecer saudável e exuberante por até dois meses. Como a planta gosta de umidade, você pode manter um prato próprio de jardinagem embaixo do vaso com um pouco de água para que o líquido evapore e umedeça o ar.

Além disso, para a floração, o ideal é manter a planta saudável, utilizando adubos e fertilizante de qualidade. Outra dica, é deixar a planta receber a luz solar indireta e evitar temperaturas menores do que 20°C.

Pode podar antúrio?

É muito comum ver pessoas podando a planta, contudo, não é necessário. Caso as folhas comecem a ficar com aspecto amarelado, vale retirá-las. Aliás, considere borrifar água morna ao longo das folhagens para evitar que fiquem amarelas.

Existem Antúrios de várias cores e esta planta de beleza única é muito usada na decoração de interiores. Para enfeitar a casa e ter um pouco da natureza dentro dos cômodos, é um ótimo começo! Além disso, elas se dão muito bem em ambientes internos ou externos, também são fáceis de conviver com outras plantas, mesmo que seja no mesmo vaso, o que as torna perfeitas para uma decoração.

Adubação para Antúrio florescer

A floração é uma das principais preocupações de quem tem a planta, afinal, a vontade é de vê-la sempre bonita, colorindo a casa. Por isso, utiliza um adubo rico em fósforo, como é o caso do NPK 4-14-8, durante a primavera e verão. Durante o outono e inverno, o ideal é suspender.

Como plantar antúrio?

Eles podem aparentar plantas super difíceis de serem plantadas ou cultivadas em casa, mas a realidade é que elas são super fáceis. Sendo assim, para plantar um antúrio você irá precisar de um espaço para ele, que pode ser um vaso ou um canteiro e o básico da jardinagem. 

É importante se atentar a drenagem do solo para evitar o apodrecimento das raízes, mas para isso, basta colocar pedras no fundo do vaso e adicionar fibra de coco na mistura do substrato. No caso do solo, é só evitar muita água.

Eles podem ser plantados a partir de sementes colhidas manualmente de outras flores. Mas para isso, elas devem estar frescas e úmidas. Para colher as sementes, basta retirá-las da espiga. Depois, basta colocar as sementes sob um solo úmido, fazer o procedimento, de preferência quando a  temperatura estiver próxima dos 24° C. Em aproximadamente 20 ou 30 dias, as plantas começarão a germinar e crescer

Aprenda a fazer uma muda da flor

Outra forma de plantar, é por estaquia. Para isso, será necessária uma planta já adulta. Neste caso, você deverá realizar um corte e colocar o pedaço em questão na terra. 

Lembre-se de esterilizar a tesoura antes do corte para evitar bactérias nas folhagens. Além disso, corte próximo do caule principal. Deixe esses galhos na água até que eles criem raízes, depois de alguns dias, elas estarão prontas para ir para a terra, no entanto, deverão receber água diariamente por uns 15 dias

Antúrio é uma planta tóxica?

O antúrio é considerado uma planta tóxica por uma característica principal, isto é, ele possui oxalato de cálcio. Dessa forma, não é bom tê-las perto de animais de estimação ou crianças. Isso porque o contato com ela pode provocar queimação, irritação das mucosas, náuseas e inchaço.

Por esta razão, caso você tenha animais ou crianças, se atente ao local onde as plantas irão ficar. Procure deixar em locais de difícil alcance e repensar a presença da espécie no caso dos gatos, pois eles alcançam lugares altos. Em caso de ingestão, procure um médico imediatamente e vá até um veterinário no caso dos bichinhos.

Gostou do conteúdo? Confira mais posts sobre jardinagem e conheça outras espécies incríveis para alegrar sua casa:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Mery Marinho disse:

    Ajudou muitíssimo TDS as dicas sobre o antúrio.

  2. Anisia NARIA da Silva disse:

    Sou apaixonada na minha cidade só tem pequenos eu queria ter desse maior

  3. Marília Evangelista pereira disse:

    Ótima publicação. É a planta que eu mais gosto. Excelente explanação de conteúdo.

  4. Marília Evangelista pereira disse:

    Agradeço.

  5. Lucilene Aparecida disse:

    Muito boa dica, eu tenho antúrio em casa e aprendi muito.

  6. Lucilene Aparecida disse:

    Muito boa dica, eu tenho antúrio em casa e aprendi o jeito certo de cuidar deles.
    Obrigado e Deus abençoe 👏👏💞💞

  7. Anna Luísa disse:

    Nunca pensei que a planta de Antúrio fosse tóxica!!!Sempre existiram plantas de Antúrios em casa e eu continuei a tê-las depois de casada.Meus filhos e animais domésticos sempre conviveram com elas e ficavam e ficam ao alcance de todos.
    Mas agora sabendo, vou ter mais cuidados.Tenho 2 vasos grandes com Antúrios.Um vermelho,o outro rosa…

Deixe o seu comentário