Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aprenda como plantar café em vaso e no jardim

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Degustar um cafezinho pela manhã ou após as refeições está entre os hábitos mais comuns dos brasileiros. Alguns gostam tanto que querem aprender como plantar café em casa. Se esse é o seu caso, saiba que é possível ter a árvore dessa deliciosa bebida no seu quintal, jardim ou até em um vaso!

Vamos lá?

Qual clima ideal para plantar café?

A origem nas terras altas da África oriental explica porque o café se deu tão bem no sudeste brasileiro: esta é uma planta adaptada ao clima tropical de montanha. E essa informação é importante para saber como plantar café e ter um cultivo de sucesso.

Se o clima ideal para o cultivo do café é o de uma floresta tropical montanhosa, isso quer dizer que esta é uma planta que precisa de quantidades equilibradas de sol, umidade e temperatura. 

O cafeeiro, o nome dado à planta do café, é muito sensível aos extremos. Com muito sol se queimam, com pouco não se desenvolvem. Com muita umidade são atacados por pragas, com pouca também. Sofrem em temperaturas abaixo dos 15ºC e acima dos 30ºC também.

Agora chegou a hora de aprender como fazer muda de café e cultivar essa planta em casa.

Afinal, como plantar café´em vasos?

A principal dica sobre como plantar café é ter como regra geral o equilíbrio: nem tanto, nem tão pouco. Para começar a cultivar o café em casa existem dois caminhos: plantio por mudas ou por sementes. 

Seja como for, certifique-se da procedência do café para ter certeza de cultivar uma planta sadia que se desenvolverá bem. E por falar em sensibilidade, a fase de muda é o período mais crítico para o cultivo do café. Por isso, tenha atenção!

O ideal é que, antes de ser plantada no local definitivo, a muda de café se desenvolva em estufa até ter quatro pares de folha. O crescimento do cafeeiro é um pouco lento e o tempo entre a semeadura e o transplante pode levar de 6 a 7 meses. 

Para plantar café em vasos escolha uma terra rica em matéria orgânica e com boa drenagem. E saiba que a raiz do cafeeiro precisa de, pelo menos, 1 metro de profundidade para se desenvolver.

A rega deve ser mais intensa nas fases iniciais de crescimento das plantas e durante a frutificação. Tome cuidado para regar somente o solo: molhar as folhas pode deixá-las suscetíveis a ataques de fungos.

Como plantar café em jardins e quintais?

Como plantar café em vasos é um pouco mais trabalhoso, quem tem um quintal ou terreno acaba com mais vantagens com essa planta. Principalmente se o terreno for grande o bastante para combinar cultivares como a banana, por exemplo.

Plantada ao lado do café, a bananeira ajuda na retenção de água e no enriquecimento do solo. Além disso, algumas pragas que atacam o café acabam migrando para a bananeira, o que ajuda na manutenção.

Assim como o café plantado em vaso, cultive a muda em uma estufa até atingir as quatro folhas. Depois de instalar a planta em seu local definitivo, é hora de exercitar a paciência. A primeira colheita só vai acontecer cerca de três anos depois do plantio.

Saiba mais sobre essa fantástica planta

Se você é brasileiro é muito provável que o café faça parte do seu dia a dia. O Brasil é o maior produtor e processador de grãos de café do mundo, com um grande destaque para os estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

No entanto, embora tenha se adaptado muito bem às terras brasileiras, o café não é natural das Américas. Sua origem mais provável são as montanhas de Kaffa, na Etiópia, onde há milhares de anos era utilizado para combater o sono e o cansaço dos pastores e seu rebanho.

Pronto para se aventurar no cultivo do café?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Conceição de maria nascimento Ferreira Costa disse:

    Gosto muito de plantas

Deixe o seu comentário