Kit jardinagem: 10 itens essenciais para manutenção de jardins

5 de abril de 2021

Jardinagem
kit de jardinagem completo

Montar um kit jardinagem é essencial para quem adora cuidar de plantas. Porém, você sabe o que realmente é importante e aquilo que não passa de supérfluo?! Preparamos um material completo com todos os itens que você precisa para cuidar das suas plantas, horta ou jardim da forma mais prática e eficiente.

Continue a leitura e confira

Kit jardinagem básico

mulher mostra como fazer um jardim

Que tal começar com um kit de jardinagem básico? Em primeiro lugar, você precisará de uma pá larga, um ancinho e um garfo. A pá ou pazinha larga é usada para cavar, remover e transportar a terra de vasos ou do jardim. Já o ancinho é uma ferramenta de jardinagem que afofa a terra e remove detritos. Por sua vez, o garfo afofa a terra e revolve o solo.

Outro item que não pode faltar é a tesoura de poda. Ela é um pouco diferente das tesouras que estamos acostumados a ver e é usada para a pode de folhagens e flores. Seu corte é diferenciado e não machuca a planta.

O regador é um outro item que você precisa ter. Seu tamanho e formato devem ser escolhidos de acordo com o diâmetro dos vasos e o tipo de folhagem. Por fim, seu kit básico ficará completo com um pulverizador. Além de ser usado para irrigar seu jardim, ele é ideal para a aplicação de adubo, fungicida e outros produtos através da água.

Kit jardinagem completo

Além de pá larga, ancinho, garfo, tesoura de poda, regador e pulverizador, o kit jardinagem completo conta com outros itens!

Ideal para transplantar mudar e cavar o solo, a pá estreita também é muito útil em vasos pequenos. Outro item que faz toda a diferença para um jardim bonito e saudável é o arrancador de inço. Essa ferramenta de jardinagem é usada para remover ervas daninhas pela raiz. Seu formato permite que ele seja usado em locais estreitos, como vasos, e que não prejudique o restante das plantas.

Além da tesoura de poda, todo bom amante da jardinagem precisa ter também uma tesoura para colheita. Seu formato parece mais com as tesouras que estamos acostumados a ver por aí. Ela é usada para desbalde, raleio e, como seu nome diz, colheita. Além disso, seu formato é o ideal para a poda de bonsai.

As luvas são itens que não podem faltar. Elas proporcionam conforto e proteção durante trato das plantas. Para completar seu kit jardinagem, você precisará de uma bolsa para carregar as ferramentas e mantê-las organizadas.

Outros itens para o seu hobby

aprenda como fazer um jardim

Você pode deixar o seu hobby da jardinagem ainda mais completo com outros itens. O cinto de ferramentas, por exemplo, é muito prático para quem tem muitas plantas e precisa de dinamismo.

A hidropistola é outro item que torna seu hobby mais prático. Ela é usada para irrigar jardins e hortas.

Conheça também os itens para cultivo e manutenção do seu jardim, horta ou dos vasos da sua casa. Quer mais dicas de jardinagem? Confira os posts do nosso blog: