Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça 5 tipos de orquídeas para cultivar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Tipos de orquídeas Phalaenopsis
As orquídeas Phalaenopsis são muito apreciadas e fazem sucesso no Brasil.

Há na natureza uma grande variedade de tipos de orquídeas. Estima-se que existam mais de 50 mil espécies espalhadas pelo mundo, nem todas elas são fáceis de encontrar e cultivar em casa. Por causa disso, nós preparamos uma lista com 5 tipos de orquídeas para você ter em casa e os principais cuidados para ela crescer saudável. Confira!

Como reconhecer cada tipo de orquídea?

A principal maneira de reconhecer um tipo de orquídea e escolher aquela que você vai usar para decorar a casa é se atentar a pequenos detalhes. Antes de comprar a sua flor, verifique o formato das folhas e a coloração das pétalas. A partir dessas duas características é possível saber corretamente qual é o tipo de orquídea que você deseja.

 1. Tipos de orquídeas Cattleya

Um dos tipos de orquídeas mais populares e fáceis de encontrar no Brasil é a Cattleya. Nativa da América do Sul, ela tem como principais características flores grandes, perfumadas e com uma coloração viva. Também conhecida como Rainha do Sertão, a planta é famosa por adorar ficar exposta aos raios do sol. Conheça algumas de suas espécies.

Cattleya labiata

Cattleya labiata lilás
A Cattleya labiata é uma orquídea conhecida por sua coloração lilás

A Cattleya labiata é um tipo de orquídea muito fácil de reconhecer. Suas flores podem medir até 25cm de diâmetro e tem como tonalidade principal a cor lilás. Originária da região Nordeste, ela é ideal para decorar jardins e ambientes externos.

Cattleya intermedia

Cattleya intermedia branca de roxa
A Cattleya intermedia é uma orquídea para clima ameno

Uma espécie de Cattleya muito popular nas regiões Sul e Sudeste do Brasil é a Intermedia. Disponível nas cores branco, roxo e azul, ela mede de 30 a 50cm de altura. Seu cultivo deve ser realizado em locais à meia-sombra como varandas e próximo à janelas, onde possa ficar protegida nos horários de temperatura mais quente.

2. Tipos de orquídea Paphiopedilum

A Paphiopedilum é um tipo de orquídea bem popular em nosso país, apesar de ser nativa do Sudeste Asiática, mais precisamente das montanhas do Himalaia. O que chama a atenção nas variações dessa espécie é a ausência de perfume e o formato diferente de suas folhas, o que lhe garantiu o apelido de orquídea-sapatinho. Confira algumas opções.

Paphiopedilum insigne

Paphiopedilum insigne
A Paphiopedilum insigne é uma flor que precisa ser protegida do vento

Falando em popularidade, a Paphiopedilum insigne é uma das mais conhecidas do mundo. Com 10cm de altura e pétalas que combinam marrom e verde, ela é um tipo de orquídea que se dá em ambientes com a temperatura mais amenas. Entretanto, para cuidar dessa flor, é necessário mantê-la protegida de ventos fortes e fazer a rega pela borda do vaso. 

Paphiopedilum leeanum

Paphiopedilum leeanum
Apesar de popular no Brasil Paphiopedilum leeanum é nativa do Himalaia

Você sabia que a Paphiopedilum leeanum é uma flor originária do Himalaia, porém é a mais popular da sua espécie entre os brasileiros? Assim como outras variações, ela se destaca pela delicadeza e por não possuir cheio. Sua floração acontece no inverno, sendo necessário um cuidado especial com a rega para não deixar o solo encharcado.

3. Orquídeas Dendrobium

A Dendrobium está entre os maiores tipos de orquídeas do mundo, com mais de 1500 espécies diferentes. Todas essas variações podem ser classificadas em dois tipos: epífitas e litófitas. As flores do primeiro grupo florescem usando flores e árvores como suporte. Já as litófitas são aquelas que se desenvolvem em cima de rochas ou entre rachaduras. 

Dendrobium chrysotoxum

Dendrobium chrysotoxum
A Dendrobium chrysotoxum é conhecida pela coloração forte de suas pétalas

Para quem procura um tipo de orquídea delicada para ser cultivada em clima tropical, uma alternativa é a Dendrobium chrysotoxum. As principais características da flor são as pétalas amarelas com 5cm de diâmetro, o que torna seu visual único, já que somando caule e folhas, a flor pode medir até 30cm de altura.

Dendrobium nobile

Dendrobium nobile
Dendrobium nobile é a famosa “olhos de boneca”

A orquídea Dendrobium nobile é nativa da Ásia, entretanto, se adaptou tão bem ao nosso clima tropical que é a mais popular da espécie. Conhecida como “olhos de boneca” devido à sua aparência delicada, suas folhas podem chegar a medir até 6cm de altura, o que a torna uma ótima opção para a decoração de ambientes internos.

4. Orquídeas Cymbidium

A Cymbidium é um tipo de orquídea nativa da Oceania e Ásia que é facilmente encontrada em arranjos e na decoração de ambientes internos. Para florescer em toda a sua beleza, ela precisa de luz indireta do sol. Por isso, varandas, próximo a janelas e a parte coberta de jardins, são ótimos lugares para cultivá-la.

Cymbidium canaliculatum

Cymbidium canaliculatum
Cymbidium canaliculatum chama a atenção por seu perfume | fonte: freepik

Esse tipo de orquídea tem como principal característica suas pequenas flores perfumadas, com 4cm de diâmetro. Além disso, essa flor pendente chama a atenção pela combinação de cores de suas pétalas que podem variar entre marrom, verde e um lindo labelo branco. Elas são ótimas opções para a criação de jardins suspensos.

Cymbidium dayanum

Cymbidium dayanum
Cymbidium dayanum é uma orquídea que não se dá bem em baixas temperaturas

Outro tipo de orquídea indicada para quem deseja criar um belo e delicado jardim vertical é a Cymbidium dayanum. Porém, essa flor tem um detalhe que precisa de atenção antes de começar a cultivar e cuidar. Por ser uma espécie nativa da Ásia, ela não suporta locais com temperatura muito baixa como, por exemplo, abaixo dos 10°C. Se você mora em regiões muito frias, opte por outro tipo de orquídea.

5. Orquídeas Phalaenopsis

Fechando a nossa lista de tipos de orquídeas para ter em casa, temos a Phalaenopsis, a mais popular de todas elas. Conhecida como orquídeas borboleta devido ao formato de suas pétalas, elas podem atingir até 1 metro de altura e podem ser cultivadas tanto em vasos quanto em floreiras para criação de jardins pendentes.

Phalaenopsis violácea

Phalaenopsis violácea
A Phalaenopsis violácea tem a beleza delicada das orquídeas

A Phalaenopsis violácea é uma orquídea nativa da Oceania conhecida pelo seu tamanho compacto, já que mede apenas 35 cm no auge de sua floração. A cor de suas pétalas é arroxeada, porém é possível encontrar variações em tons de branco e azul. Combiná-las cria um visual único à decoração de qualquer ambiente.

Phalaenopsis amabilis

Phalaenopsis amabilis
A Phalaenopsis amabilis é perfeita para quem busca uma decoração discreta para a casa

Para quem tem um pouco mais de espaço em casa, uma alternativa para deixar a decoração elegante é a Phalaenopsis amabilis. Com cerca de 50 cm de comprimento, pétalas brancas e folhas verde oliva, ela é o tipo de orquídea ideal para dar um toque discreto ao ambiente. O principal ponto de atenção é que a flor precisa de rega de 3 a 4 vezes por semana.

Saiba como cuidar de todos os tipos de orquídea

Depois de conhecer os principais tipos de orquídea para ter em casa, chegou o momento de aprender como cuidar e cultivar corretamente dessa plantinha, não é mesmo? Aprenda como escolher o melhor lugar para ela, o solo ideal, a quantidade de regas e a evitar o surgimento de possíveis pragas.

Qual o melhor lugar para a orquídea?

A escolha do melhor lugar para a sua orquídea pode variar de acordo com a espécie. Porém, como regra geral, o ideal é colocá-la em locais à meia-sombra. Assim você garante que ela tenha a luz do sol necessária para crescer, mas que fique protegida durante os horários mais quentes do dia.

Devo plantar a flor em qual vaso?

O recomendado por especialistas em jardinagem é cultivar a sua orquídea em vasos de barro, se possível com furos na base. Esse tipo de material favorece a drenagem da água, evitando que o acúmulo de líquido apodreça as raízes da planta.

Compre substratos ricos em matéria orgânica

Outro fator importante para o bom desenvolvimento de quaisquer tipos de orquídea é a utilização do substrato para plantio. Opte por produtos ricos em matéria orgânica e casca de pinus. Dessa maneira, você oferece os nutrientes necessários e favorece o escoamento da água da rega.

É preciso adubar a orquídea?

Sim! Para que a sua orquídea possa florescer com toda a beleza e se manter saudável durante o ano, o indicado é fazer a adubação a cada dois meses. Além disso, dê preferência a adubos orgânicos, pois eles duram mais e agridem menos o solo.

Qual deve ser o intervalo entre as regas?

As orquídeas são tipos de plantas de climas tropicais. Em virtude disso, elas necessitam de um solo úmido para conseguir absorver os nutrientes. Por isso, o ideal é regar a sua flor de duas a três vezes por semana, mas sempre com cuidado para que o solo não fique encharcado e atraia possíveis pragas.

As orquídeas precisam de poda?

A poda das flores e folhas da orquídea devem ser feitas apenas quando elas estiverem murchas e secas. Faça a remoção delas cuidadosamente com uma tesoura de jardinagem cortando rente ao bulbo. A prática é essencial para que as flores saudáveis continuem recebendo os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

As flores são atacadas por pragas?

Assim como a grande maioria das flores e plantas, as orquídeas podem ser vítimas do ataque de pragas como, por exemplo, pulgões, besouros, cochonilhas e percevejos. A melhor maneira de evitar que eles cheguem perto da sua planta é investindo em produtos para o controle de pragas, geralmente aplicados diretamente no solo.

Confira 6 dicas importantes para cuidar da sua flor

Gostou de conhecer os melhores tipos de orquídeas para ter e decorar a casa? Então, conheça também aquelas orquídeas raras que são difíceis de encontrar, mas que possuem uma beleza para lá de encantadora.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Nelson Matias Dantas disse:

    em miinha casa, no jjardim apareceu uma planta,,a qual gostei muito e

  2. Nelson Matias Dantas disse:

    gostei da planta, e agora cultivo. com cuidado mesmo sem jeito tenho 78 anos e adoro
    cuidar de plantas. a minha casa tem um quintal com de 300 10/30 e estou vender.
    espero uma susgestaõ abrass,

  3. Cristian molina disse:

    Cómo puedo conseguir las semillas soy de Santiago de chile no se nada de plantas pero la belleza me enamoro vi la planta en la película el día de la independencia fue amor a primera vista

Deixe o seu comentário