Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Substrato para orquídeas: como escolher?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Vasos de orquídeas

Escolher o melhor substrato para orquídeas é o primeiro passo para que a planta cresça com saúde, por isso continue a leitura e aprenda qual o substrato mais apropriado para sua orquídea.

O que é substrato para orquídeas?

Substrato é o material que imita o ambiente em que a planta específica naturalmente germina, como um substrato para orquídeas.

Por isso o substrato não deve ser confundido com terra, já que o substrato para um cacto é composto de areia, por exemplo.

Ele  ajuda a planta a receber água e nutrientes, criando um local favorável para o crescimento das raízes, deixando a orquídea forte e saudável.

4 substratos para orquídeas

Conheça os substratos para orquídeas mais populares.

Fibra de Coco

Este é o substrato é comum por ter um valor acessível, ele é composto por cascas de coco processadas de forma industrial.

A fibra de coco possui muitos nutrientes para as orquídeas, no entanto, não é recomendado para regiões frias porque reserva muita água.

Antes de usar este substrato para orquídeas ele deve passar pelo processo de dessalinização e esterilização.

Carvão vegetal

Também de baixo custo, o carvão vegetal tem a vantagem de ser um bactericida natural, protegendo a planta de pragas com lesmas. Além disso, é perfeito para ambientes úmidos, pois seca rápido e é aerado o que facilita a drenagem da água.

O aspecto negativo deste substrato é que ele acumula sais minerais da adubação que podem queimar a raiz das plantas.

Casca de Pinus

A casca de pinus é facilmente encontrada, por isso é um dos substratos mais usados, conta com uma boa retenção de água e também de nutrientes.

Porém, este substrato possui excesso de tanino uma substância que causa queimaduras nas raízes, por isso antes de usá-lo ele deve ficar de molho várias vezes até que a água fique cristalina.

Musgo Esfagno

O musgo é um substrato para orquídeas que retém bastante água e nutrientes, por isso ele não é recomendado para regiões com muita chuva e sim em espaços com a irrigação controlada.

Pois, se não for bem cuidado pode apodrecer as raízes das orquídeas.

Como escolher um substrato para orquídeas?

Orquídea Paphiopedilum (orquídea sapatinho)

Para selecionar o melhor substrato para orquídeas o primeiro passo é saber o tipo de orquídea que você tem, pois, cada uma tem as suas particularidades.

As Orquídeas Phalaenopsis precisam de um substrato que drene a água por isso, carvão vegetal aliado a casca de pinus é apropriado.

Já para as Orquídeas Paphiopedilum (orquídea sapatinho) os substratos devem reter água então melhores são fibra de coco e musgo esfagno.

Também é comum usar mais de um substrato, corrigindo as falhas dos outros. Por exemplo, se você usar o musgo esfagno coloque uma camada de carvão vegetal no fundo do vaso para escoar a água.

O tipo de vaso também faz parte da escolha do substrato para orquídea, se você optar por um de plástico o substrato deve ser aerado, afinal o plástico dificulta a evaporação.

Ainda o espaço em que a planta vai ficar também é importante na decisão do substrato. Pois, se a planta fica exposta à chuva, um substrato que como a fibra de coco não é o mais indicado.

Gostou do texto? Então aprenda mais sobre as orquídeas:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Marilda Guedes Goulart disse:

    Preciso de terra adubará ,vocês tem saco grande ?

    • Cobasi disse:

      Marilda, a disponibilidade de produtos pode variar dependendo da loja e da região. Recomendamos que você entre em contato diretamente com a unidade desejada para verificar se o item está disponível.

Deixe o seu comentário