Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Orquídea Vanda: saiba como cultivar em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Orquídea vanda: dicas para cuidar bem da sua

A orquídea Vanda é uma das mais lindas plantas encontradas na natureza, que chamam a atenção por conta da sua variedade de cores, formatos e tamanhos. Até por isso, cresceu o número de pessoas que procuram saber tudo sobre a planta e querendo aprender a cultivá-la em casa.

Então, para os fãs de jardinagem, aqui na Cobasi – onde você encontra tudo para paisagismo, jardinagem e decoração – vai achar também muita informação sobre a orquídea Vanda. Aprenda as características, dicas de cuidados e muito mais.

Orquídea Vanda: tudo o que você precisa saber sobre essa planta

Exuberantes, coloridas e de fácil cultivo, Vanda é um gênero de orquídea composto por cerca de 80 espécies monopodiais – aquelas que crescem verticalmente –  algumas até são perfumadas e podem alcançar até 2 metros de altura. No seu habitat natural, a espécie é epífitas, que ficam penduradas em árvores.

Se você quer saber como cultivar qualquer espécie de planta, é fundamental conhecer as  suas características. Por exemplo, as Vandas são orquídeas que não precisam de substrato para serem plantadas. Como também são originárias da Ásia oriental, a Orquídea Vanda é encontrada em diversos países, como Índia, Filipinas, China e Austrália.

Grandes e vistosas, a Orquídea Vanda pode chegar a medir até 15 centímetros de diâmetro. Suas folhas são longas e estreitas, de textura grossa e carnuda. Dentre as diversas espécies de orquídeas existentes, as suas pétalas – que costumam florescer anualmente – são encontradas nas tonalidades rosa, roxo, amarelo, laranja e branco.

O seu formato elegante e cores vivas colocam a Orquídea Vanda como uma das mais apreciadas pelos fãs de jardinagem, sendo bastante indicada para decoração de salas, jardins e varandas, por exemplo.

Saiba como plantar a orquídea Vanda

Mesmo que o título expresse a ação de plantar, a primeira coisa que você deve saber é que as orquídeas Vandas não são plantadas. E isso tem uma explicação muito curiosa, as suas raízes.

As raízes da orquídea Vanda são aéreas

As raízes aéreas da orquídea vanda
A orquídea Vanda pode ser encontrada em diversas cores, como rosa, roxo, amarelo, laranja e branco.

Antes mesmo de chegar na variedade, beleza e inúmeras cores das flores, a orquídea Vanda já nos impressiona pela maneira com que é cultivada. Suas raízes não são plantadas, nem tampouco ficam inseridas em jarros com terra, elas são aéreas.

Em outras palavras,  a orquídea Vanda é cultivada em suspensão, e suas raízes ficam pairando no ar. Incrível, não é? Como não precisam de substrato para se desenvolver, o mais importante para a planta é que suas raízes estejam sempre livres, em espaços bem arejados.

Para isso, você pode suspendê-las por barbantes, fios de nylon e outros suportes, desde que eles não impeçam o crescimento e a liberdade das raízes.

Como regar orquídea vanda?

A essa altura você pode estar imaginando como é que se cuida de uma planta que não tem terra a ser regada, não é? Nós vamos te ajudar!

A orquídea Vanda é uma espécie natural da Tailândia, um lugar onde faz muito calor e que tem muita umidade no ar. Por isso, a melhor maneira de cuidar bem da sua plantinha é reproduzir, da melhor maneira possível, esse ambiente.

Para isso, regue as raízes da orquídea Vanda com um bom regador. Coloque água o bastante a ponto de escorrer para o chão. Em seguida, borrife nas folhas e flores, de maneira a mantê-la bem úmida, como seria encontrada na floresta. Portanto, o cronograma ideal de rega é diário. A planta precisa de água em abundância, mas sem encharcamento.

Qual o melhor ambiente para cultivar a orquídea Vanda?

Como cuidar bem de uma orquídea vanda
Como são orquídeas de raízes aéreas, o seu cultivo mais comum é de forma pendurada ou suspensa.

O melhor lugar para posicionar a sua plantinha dentro de casa é em um lugar que receba bastante iluminação indireta, ou seja, nada de sol forte batendo sobre ela. Não coloque a planta em locais onde há corrente de vento frio também, pois ela provavelmente irá perder suas folhas e há grandes chances de não florescer novamente.

A orquídea Vanda precisa de adubação?

Sim, a adubação mais indicada é a NPK 20-20-20, que é específica para orquídeas. Essa fórmula vai ajudar a planta a ter um ciclo de vida mais saudável e com uma bela floração.

Orquídea Vanda: cultivo suspenso, jardim vertical e vasos decorativos

Quer saber qual a melhor forma para cultivar orquídea Vanda? Confira algumas sugestões:

Vasos suspensos

orquídeas vandas
A orquídea vanda em vasos suspensos vira um item de decoração com classe para qualquer ambiente.

A beleza das flores é indiscutível, mas o charme da orquídeaestá nas suas raízes abundantes e em suspensão. Por isso, a melhor maneira de ter essas verdadeiras obras de arte na sua casa é utilizando os suportes aéreos, também conhecidos como vasos suspensos, que permitem que as raízes cresçam livremente.

Jardim verticais

flor vanda
Já pensou montar um painel de madeira e criar um jardim vertical com os vasos e flores que você gosta.

Se preferir, você também pode colocar a sua orquídea em jardins verticais. Essas estruturas vêm ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, especialmente nos casos em que as pessoas não possuem espaço para acomodar vasos de plantas ao redor da casa.

Vasos decorativos

flores em vaso de vidro
Em vasos decorativos, as orquídeas vandas também ficam encantadoras na decoração da casa.

Uma última opção, que talvez torne a manutenção da orquídea Vanda mais fácil em termos de rega, é a colocação em um vaso de vidro, que será puramente decorativo. Nesse caso, não é necessário colocar nada no vaso, além de água e um adubo específico para a orquídea.

Seja como for, se você cuidar com carinho da sua orquídea, temos certeza de que ela irá retribuir com todo seu esplendor, deixando sua casa ainda mais bonita e aconchegante.

Se precisar de soluções para cuidar do seu jardim, no setor de jardinagem da Cobasi você encontra tudo o que é essencial para deixar a sua orquídea e jardim sempre lindo e saudável. Aqui, você encontra: 

  • vasos;
  • adubo;
  • equipamentos de jardinagem
  • e muito mais. 

Se ficou alguma dúvida, confira o vídeo especial sobre orquídeas no canal Cobasi no YouTube:

Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário