Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como recuperar orquídea e manter sua flor saudável

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como recuperar orquídea doente
A recuperação de uma orquídea começa pelo diagnóstico do que há de errado com ela

Como recuperar orquídea é uma dúvida bastante frequente entre os apaixonados por jardinagem que desejam ter sua flor sempre linda e saudável.

Por isso, nós preparamos uma série de dicas que vão ajudar você a salvar as orquídeas que estão murchas, secas e com folhas amareladas. Acompanhe!  

Orquídea: entenda o estado da flor

O primeiro passo é entender qual é o estado da flor e qual parte merece mais atenção. Nesse momento, evite cortar qualquer parte da planta, pois pode não ser eficaz.

Uma dica importante é: observar se as folhas ou hastes da flor ainda possuem partes verdes. Esse é um sinal de que ela ainda pode se recuperar com a nossa ajuda.

Identifique a causa do problema

Agora que você já sabe que sua orquídea tem salvação, chegou a hora de identificar o que está fazendo mal para ela. As folhas amarelas, murchas ou com raízes podres, são sintomas de diferentes problemas. Confira!

Orquídeas com flores murchas

Uma orquídea apresentar flores murchas muitas vezes é natural. Isso quer dizer que a flor está na fase final da sua floração. Momento em que ela assume um estado vegetativo.

Nessa situação, você precisa verificar o surgimento de novas folhas, caules e botões das flores. Importante: essa dica vale apenas se as pétalas da orquídea estiverem murchas por menos de 6 meses.

Orquídeas com folhas amareladas

A coloração das folhas é um dos principais indicativos da saúde de uma orquídea. Se houver duas ou mais folhas amareladas, é sinal de excesso de água no solo proveniente da rega.

Atenção com as raízes da flor

Assim como as flores e folhas, as raízes da orquídea podem sofrer com a falta de cuidados adequados.

A melhor maneira de verificar o estado das raízes é fazer o replantio da flor em outro vaso, sempre com muito cuidado. Para isso, corte a lateral do vaso e retire a flor do substrato.

Em seguida faça uma análise da condição das raízes e termine o replantio. Se as raízes estiverem apodrecidas, isso significa que há excesso de água no solo e a drenagem não está sendo eficiente.

Como recuperar uma orquídea

orquídea com petala queimada
Se a orquídea tiver folhas queimadas, é sinal da presença de parasitas e a recuperação exige produtos antipragas

Após identificar a fonte do problema, é o momento de ajudar a sua orquídea a recuperar a saúde. Confira as dicas a seguir.

Como recuperar orquídeas com folhas murchas?

Caso a orquídea apresente folhas murchas e enrugadas por mais de seis meses, é sinal que ela precisa de nutrientes.

Para ajudar na recuperação, você precisará repor os nutrientes do solo. Faça a fertilização do adubo orgânico seguindo as orientações do fabricante.

Em seguida, faça a rega da flor até que o solo fique umedecido. A hidratação é essencial para salvar a sua orquídea.

Para finalizar, coloque o vasinho com orquídea em um local arejado e protegido do sol. Em pouco tempo, sua flor irá recuperar toda a saúde e a beleza.

Como salvar orquídeas secas?

Recuperar orquídeas secas é uma tarefa simples. Comece removendo folhas e hastes secas com um corte na diagonal. Em seguida, passe um pouco de canela em pó na ponta da haste para evitar a infestação de fungos.

O próximo passo é regar a planta uma vez por semana até que novas folhas comecem a crescer. Além disso, borrife água nas pétalas e mantenha o vaso com a flor em um local arejado e longe dos raios do sol.

Como recuperar orquídeas com queimadura de sol?

Se as folhas da sua orquídea apresentarem sinais de queimadura como partes secas ou rachadas, a recuperação é bastante simples. Basta deixar a flor à meia sombra que ela irá se recuperar sozinha.

Salvar flor com folhas manchadas

Uma orquídea com folhas manchadas ou pequenos buracos em seu interior, é indicado de infestação fúngica. Para resolver esse problema, a solução é investir em produtos para controle de pragas e aplicar diretamente nas folhas.

Como recuperar orquídeas com raízes podres?

Para recuperar uma orquídea com raízes podres por excesso de água, a solução é fazer o replantio da flor. Porém, antes de colocar a flor no novo vasinho, retire as raízes danificadas.

Como recuperar orquídea morrendo?

Sua flor perdeu todas as folhas? Não se preocupe, é possível recuperar uma orquídea morrendo. O apaixonado por jardinagem só precisará adubar o solo e reforçar a rega, sempre evitando deixar o solo encharcado.

Cuidados após a recuperação da orquídea

Após recuperar a sua orquídea, é necessário manter alguns cuidados para que ele continue saudável. Os principais são:

  • rega uma vez por semana;
  • deixar a orquídea protegida do sol;
  • fertilizar o solo para não faltar nutrientes;
  • realizar a poda de folhas mortas ou amareladas.

Como prevenir que a orquídea adoeça?

Investir nos cuidados com a flor desde o primeiro momento é essencial para evitar que ela fique doente e que não seja necessário recuperar a orquídea.

Seja para plantar ou cultivar uma orquídea em casa, é essencial investir em um vaso com furos na base para evitar a drenagem. Além disso, é importante manter regas e fertilizações regulares.

Por fim, procure um local adequado para a sua flor. Varandas e janelas são a melhor escolha, pois mantém ela protegida dos raios do sol dos horários mais quentes e das rajadas de vento.

Gostou de saber como recuperar uma orquídea corretamente? Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre outra flor, deixe a pergunta nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Regina Sales Pereira disse:

    Gostei muito das orientações de como cuidar das orquídeas.

Deixe o seu comentário