Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Fungo em plantas: o que é e como combater esse parasita

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
planta com fungos na folha
Fungos são parasitas que se desenvolvem em plantas, podendo matá-las

Os fungos em plantas causam enorme preocupação nos apaixonados por jardinagem que possuem um lindo jardim em casa.

Em virtude disso, nós preparamos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre fungo em plantas: o que são, como identificar, tratar e prevenir. Acompanhe!

Fungo em plantas: o que são?

Fungos em plantas são, basicamente, microrganismos que se desenvolvem em ambientes propícios e podem até matar a planta.

O principal aliado para o aparecimento desses fungos, são os ambientes úmidos. Além disso, esses parasitas podem se desenvolver em ambientes com pouca ventilação e luminosidade.

Como identificar fungo em plantas?

Identificar um fungo em plantas é uma tarefa bastante simples. Os sintomas costumam variar de acordo com o nível de infestação e desenvolvimento dos microrganismos. Os principais sinais são:

  • manchas brancas nas folhas;
  • queimaduras nas folhas;
  • frutos, flores e folhas murchas;
  • frutas, caules e folhas com aspecto podre, bichado.

Principais tipos de fungos em plantas

Quando falamos de fungos em plantas, é preciso saber qual tipo de microrganismo está afetando nosso jardim. Só assim poderemos saber como tratar da planta e métodos de prevenção eficazes para evitar o problema. Conheça os principais:

Oídio

O Oídio é o famoso fungo branco nas plantas, sendo perceptível assim que aparecem. Esses parasitas se desenvolvem em plantas que estão em locais úmidos, com pouca iluminação e com temperatura extremamente alta.

Algas

As algas são pragas que, normalmente, atacam as raízes das plantas. Muito comum em espécies criadas direto no jardim, elas surgem quando encontram o solo bastante úmido devido às chuvas ou regas exageradas.

Ferrugem

O fungo em planta do tipo ferrugem tem como característica atacar a parte de cima das folhas. Ao infestar a planta, ele forma pequenas manchinhas amarelas ou alaranjadas.

Botrytis

O Botrytis, também conhecido por fungo cinzento, é um microrganismo que se desenvolve em temperaturas mais frias, entre 13 e 21°C.

Sua principal característica é a mudança da coloração. Pois, ela começa branca, similar ao fungo Oídio e, posteriormente, assume tons cinzas e amarronzados.

É importante lembrar que esse tipo de fungo de planta é bastante agressivo. Se não for descoberto a tempo, pode até matar os brotos e as raízes.

Fungo em plantas: como tratar?

homem tratamento fungo em plantas
A aplicação de produtos químicos é a principal maneira de combater fungo em plantas ´

Há diversas maneiras de tratar a infestação de fungos em plantas. Porém, o essencial é começar a cuidar da saúde da sua plantinha assim que identificar os primeiros sinais. Saiba como agir.

Aplicação de fungicidas

A técnica mais comum para combater fungos em plantas é a aplicação de fungicidas e produtos para o controle de pragas.

No mercado você pode encontrar esse produto exclusivo para matar fungos com aplicação por pulverização, imersão na terra ou para uso curativo direto na folha.

Poda de folhas contaminadas

Outra maneira eficiente de tratar de fungos em plantas, é realizando a poda das folhas e partes contaminadas. Ao fazer isso, você evita que os microrganismos se espalhem para as partes saudáveis da planta.

Importante: se a sua opção for pelo tratamento com fungicidas, é essencial seguir as orientações do fabricante para conseguir o efeito desejado.   

A prevenção de fungos em plantas

A prevenção é o método mais eficaz de tratamento de fungo em plantas. Adotando pequenos hábitos, é possível garantir que o seu jardim fique lindo e livre da presença desses microrganismos. Confira algumas dicas.

Atenção com a rega

A rega das plantas pode variar de acordo com a espécie. Por exemplo, há aquelas que precisam de mais e outros de menos água.

Nesse caso, o que é comum entre todos os tipos de plantas, é que nenhuma delas tolera um solo encharcado. Por isso, procure conhecer bem a espécie antes de cultivá-la no seu jardim.

Ofereça iluminação adequada

Outro ponto importante para o desenvolvimento da planta e prevenção do surgimento de fungos é a iluminação.

Fique atento à quantidade de luz que a espécie escolhida exige. Pois, o excesso ou falta de luz pode prejudicar o seu desenvolvimento e favorecer o aparecimento de pragas.

Escolha substratos com boa drenagem

Substratos com casca de pinus, argila expandida e brita ajudam o escoamento da água proveniente das regas.

Além disso, se o cultivo da planta for realizado em vasos, escolha aqueles com furos na base. Essa combinação evita o encharcamento do solo e o surgimento de fungos em plantas.

Poda higiênica

Realizar a poda higiênica da planta de tempos em tempos é crucial para prevenir a infestação de fungos. Sempre que possível, remova folhas e galhos secos ou mortos.

Agora que você já sabe o que fungo em plantas, como identificar, tratar e prevenir, conte para gente: o que tem feito para cuidar da saúde da sua plantinha?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário