Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como fazer muda de rosas: passo a passo rápido e prático

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como fazer muda de rosas

Quem não ama as rosas, né? Temos que concordar que ela é uma das flores mais populares e clássicas na decoração de jardins e ambientes. Se você está procurando dicas de decorações “faça você mesmo” e quer ter um lar cheio de flores, saiba em poucos passos como fazer muda de rosas.

Passo a passo: saiba como fazer muda de rosa

Prontos para colocar a mão na massa? A boa notícia para os iniciantes e até os mais experientes em jardinagem é que o processo é bastante simples. Então, saiba mais sobre as rosas e vamos cultivar ! 

1. Faça a escolha do galho da roseira

No início, vale lembrar que a qualidade das flores depende também da sua origem. Portanto, para conseguir rosas com cores intensas e perfumadas, você vai precisar de uma roseira. Caso não tenha uma, a muda de rosa pode ser adquirida em mercados de flores.

A primeira etapa de como fazer muda de rosas é escolher o galho da sua roseira. Prefira as opções que sejam mais grossas, com a espessura de um lápis, por exemplo. Não é necessário retirar os espinhos (mas lembre-se de usar as luvas de borracha para não se machucar). 

Confira o passo a passo para fazer o corte das mudas novas de rosas:

  • corte com uma tesoura três estacas com hastes cortadas bem curtas, com até 20cm de comprimento;
  • após, limpe as estacas retirando as folhas.
  • dica: deixe pelo menos duas folhinhas em cada estaca para incentivar a seiva.

Se caso estiver fazendo as mudas em roseiras formadas, o processo é um pouco diferente: o corte das hastes é de dois terços do comprimento do galho. A periodicidade do corte é de 40 a 45 dias a partir da primeira floração.

2. Monte um recipiente para plantar a muda

Pode ser com garrafa pet e até caixa de leite, corte a parte superior do recipiente e faça alguns furos no fundo para receber a areia ou terra, como também para ajudar no escoamento de água. Posteriormente, basta preencher o recipiente com areia ou terra. Logo após, coloque a estaca da roseira no meio até ficar bem firme. 

3. Luminosidade e rega

jardim com flores rosas brancas
As rosas são flores que precisam receber luz solar direta e rega diariamente.

Depois do plantio, começam as etapas de cultivo. A rega deve ser feita em abundância. Esse cuidado é necessário para que a areia ou terra firme adequadamente no recipiente. Coloque água até notar que ela está escorrendo pelos furos do vaso. Então, mantenha o recipiente suspenso até o escoamento total do excesso do líquido.

Para deixar a estaca sempre bem posicionada, você deve manter a terra sempre úmida, mas cuidado para não exagerar, muita água faz mal à planta. Em relação a luminosidade, coloque a estaca na luz solar direta, em áreas que recebam bastante iluminação durante o dia. Uma dica é colocar um saco plástico ou uma garrafa pet por cima para criar uma mini-estufa. 

6 dicas de como cuidar de uma roseira

Já aprendemos como fazer muda de rosas, muito simples, não é mesmo? Agora vamos falar sobre a troca da muda para um vaso definitivo.

1. Troca da muda para o vaso

Para isso, é necessário que você espere, pelo menos, dois meses após a planta começar a brotar. É importante que ela crie raízes suficientes para continuar forte e aguentar a mudança de local.

2. Prepare o solo para plantio de rosas em vaso

Depois de escolher o vaso para plantar a sua espécie de roseira, é preciso preparar o solo. O mais indicado é usar um composto que ofereça nutrientes essenciais para a planta, como terra vegetal ou adubo orgânico (húmus de minhoca ou esterco).

3. Como plantar rosa em vaso

como fazer muda de rosa com galho
Uma maneira bem simples de plantar rosas é pelos galhos.

Na hora de transferir a muda para o vaso definitivo, faça um buraco na terra e adicione com delicadeza a planta, depois basta cobrir o local com terra ou substrato. Atenção: o buraco deve ter um tamanho suficiente para abrigar a muda. Isso é importante para não danificá-la.

4. Faça regas periodicamente

A rega deve ser feita uma ou duas vezes por semana. Porém, cuidado com a quantidade para encharcar. O excesso de água tende a levar ao apodrecimento das raízes da planta, sendo a porta de entrada para o surgimento de pragas e doenças.

5. Adube a roseira

Sobre como fazer muda de rosas, o adubo é essencial para repor os nutrientes na terra e contribuir para o desenvolvimento e saúde da planta. O mais indicado é usar adubos ou fertilizantes que são ricos em potássio, esse nutriente é um poderoso aliado no florescimento da roseira.

6. Faça a poda da rosa

Além de ser responsável por estimular o surgimento de novas flores, a poda da rosa também ajuda a deixar o espaço livre e necessário para o crescimento da planta. O recomendado é fazer a poda no final do inverno ou até o início da primavera, cortando as hastes, brotos laterais e caules amontoados, com equipamentos de corte para jardinagem.

plantio de flores em casa

Pronto, agora você já sabe como fazer muda de rosas. Chegou a hora de deixar o seu jardim repleto dessas lindas flores. Lembre-se de utilizar equipamentos próprios para jardinagem, só assim as suas plantas vão crescer lindas e saudáveis. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Aparecida de Santi Carrega disse:

    Tenho lindas rosas no meu jardim,vermelhas,laranjadas, e rosas.hj mesmo recebi elogios pela beleza delas e outra flores do jardim.Tenho um pouco de dificuldade de fazer mudas,perco muitas.Gostei das explicações.

  2. E vá de Oliveira Barbosa disse:

    Amei as explicações, vou tentar fazer!!espero acertar. Muito obrigado mesmo.

Deixe o seu comentário