Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Begônia Rex: Conheça a Rainha das Begônias

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
vasos com begônia rex
A begônia se destaca pela beleza das folhas

A Begônia Rex é uma planta conhecida por seu visual único e sofisticado, marcada pela textura e coloração viva de suas folhas. Saiba tudo sobre a Rainha das Begônias e aprenda como cultivá-la em casa.

O que é a Begônia Rex?

A Begônia Rex tem o nome científico de Begonia rex hybrid, sendo originária de florestas tropicais úmidas. Isso quer dizer que ela é uma planta que deve ser cultivada em locais com sombra, longe do contato direto com a luz do sol.

A principal característica dela é a variedade da coloração das folhas que podem ser brancas, vermelhas, verde, rosa, cobre e roxo, com texturas diversas. Além disso, ela é uma espécie de planta venenosa, o que pode causar intoxicação em crianças e animais de estimação. Por isso, muito cuidado.

A Begônia Rex é tóxica?

Essa é uma das principais dúvidas de quem deseja cultivar begônias em casa e tem animais de estimação. A Begônia Rex produz uma substância chamada Oxalato de Cálcio, que se ingerida por cachorros e gatos, pode causar sintomas como salivação e vômitos. Por isso, ao perceber esses sintomas, não deixe de ir ao médico-veterinário de confiança.

Como cultivar a Begônia Rex

Como todos os tipos de plantas que gostam de sombra, cultivar a Begônia Rex exige uma série de cuidados do apaixonado por jardinagem. Confira o que é preciso para que ela cresça saudável e bonita.

1. Lugar ideal para a Begônia

folha de begônia rex
Ela é uma planta para decoração interna

A Begônia Rex é essencialmente uma planta para ambientes internos, porém necessita de exposição indireta ao sol por duas ou três horas por dia. Então, procure deixá-la em locais iluminados, por exemplo: em cima de estantes, mesas de centro, prateleiras ou próximo às janelas e varandas.

Uma curiosidade é que a Begônia Rex não se dá bem em climas frios. Se você mora em locais com temperaturas baixas ou está cultivando a begônia durante o inverno, o recomendado é colocá-la em um local protegido dos ventos gelados e das chuvas.

2. Qual é o melhor vaso para a planta?

As begônias de modo geral têm raízes muito sensíveis à umidade do solo. Por isso, prefira cachepôs e vasos de cerâmica, já que eles facilitam o escoamento da água devido à sua porosidade, preservando a saúde da planta.

3. Como escolher o substrato ideal?

Um ponto muito importante e que também vai influenciar no desenvolvimento da planta, é a escolha da terra e do substrato. Devido à sensibilidade da Begônia Rex e a tendência ao mofo, opte por um solo leve e que facilite a drenagem da água.

Uma boa dica é misturar substratos à base de cascas de árvore e cascalhos com a terra. Assim, você garante a drenagem ideal para que o solo fique sempre seco. Não se esqueça de fazer a adubação do solo a cada 15 dias com NPK 10 10 10.

vaso com begônia rex
vaso de begônia rex no sol
Vaso com planta begônia
vaso com begônia rex
O aspecto único das plantas cria um visual sofisticado
vaso de begônia rex no sol
A Begônia Rex não deve ficar exposta ao sol
Vaso com planta begônia
Prefira vasos de cerâmica para cultivar a begônia

4. Como fazer a rega?

O processo de rega da Begônia Rex deve ser feito com muito cuidado, pois se houver exagero, há o risco da planta morrer. O indicado é fazer a rega do solo a cada dois dias. Porém, antes de começar, verifique se a terra do vaso está úmida. Se tiver, não há a necessidade de regar.

5. A importância da poda das folhas

Realizar a poda periódica das folhas da Begônia Rex é essencial para que ela se mantenha saudável por mais tempo. Retirar folhas amarelas ou mortas, evita que elas roubem os nutrientes que poderiam ser absorvidos pelas folhas que estão vivas.

Você tem uma Begônia Rex em casa? Conte para a gente nos comentários como você faz para manter a sua planta sempre bonita.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Lúcia disse:

    Gostei muito de conhecer melhor a begônia espero que a minha se dê bem e eu saiba cuidar
    Ela é muito sensível!

  2. Alessandra nobre disse:

    Olá boa noite tudo bem gostaria de saber como tirar mudas da begônia já agradeço.

Deixe o seu comentário