Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro salivando muito? Aprenda a identificar se é um problema

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Observar um cachorro salivando um pouquinho mais do que o usual não significa necessariamente um problema. Afinal, semelhante ao que acontece com os humanos, a produção de saliva nos pets auxilia seus organismos a executarem diversos processos cotidianos.

É ela, por exemplo, uma das responsáveis por etapas do processo digestivo ao facilitar a descida do alimento pela garganta, bem como regular o pH estomacal.

Essas funções explicam por que os bichinhos tendem a produzir mais saliva quando estão diante de uma comida que adoram. É como se o cérebro estivesse avisando: “se prepara que lá vem comida!”.

Devido a essa ligação intrínseca entre a saliva e os processos naturais do corpo do animal, identificar quando um cachorro salivando em maior volume pode indicar algum problema de saúde é uma tarefa para lá de desafiadora.

Este artigo tem como objetivo oferecer algumas pistas importantes para que tutores possam identificar esses casos em que a anormalidade na saliva pode representar um sinal de alerta.

Funcionalidades da baba na digestão ajudam a identificar quando um cachorro salivando pode ser motivo de preocupação

Conhecer as funções da saliva no organismo do pet é o primeiro passo para se identificar os cenários nos quais um cachorro salivando pode ser um legítimo motivo de preocupação.

Afinal, a produção em excesso da popular baba pode ser uma reação do organismo do pet a uma dificuldade em realizar essas tarefas diárias.

Como você já viu neste texto, a saliva é um dos mecanismos de início da atividade digestiva dos animais. E é por isso que eles começam a babar acima do normal quando eles estão ansiosos para começar a comilança.

A ligação entre saliva e digestão sugere que, quando esse aumento de salivação natural se torna exacerbado, é possível que o cachorro esteja com problemas no seu sistema digestivo.

Em geral, existe um problema: o cão salivando em excesso apresenta também sintomas complementares, como vômito e letargia.

Portanto, ao observar um cachorro salivando e vomitando, é fundamental que o tutor se apresse para levá-lo a uma clínica veterinária. Isso porque esses sinais podem tanto indicar problemas mais simples, como uma náusea causada pelo balançar do carro durante o passeio, quanto questões mais sérias, como a intoxicação alimentar.

Além de problemas nos locais mais internos do sistema digestivo, o aumento da baba também pode indicar questões relacionadas à boca, órgão que dá início ao processo de digestão. Questões como a presença de tártaro, fraturas dentárias e infecções são alguns dos problemas possivelmente indicados por um cachorro babando muito.

Além de compor o processo de digestão, saliva também ajuda a controlar a temperatura

A maioria das pessoas apaixonadas pelo mundo canino já ouviu dizer que os cachorros suam pela boca. Mais do que uma crença popular, essa afirmação faz, de fato, algum sentido.

De acordo com especialistas, a salivação é um dos mecanismos de regulagem da temperatura desses pets.

Nesse contexto, o cachorro estar salivando muito pode ser indicativo de excesso de calor, algo comum em dias muito quentes ou após intensos momentos de atividade física.

Como no caso das questões relacionadas à digestão, é importante, porém, saber identificar quando esse mecanismo normal estiver se apresentando em excesso.

Por isso, ao ver um cachorro babando muito mais que o normal, é recomendável que o tutor o leve para locais mais frescos e utilize até mesmo toalhas molhadas. Isso ajudará o pet na hora de se refrescar.

Quer saber mais sobre cuidados com a saúde dos cachorros? Confira no blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário