Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tipos de tosa para Shih Tzu: conheça

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tipos de tosa para shih tzu

Shih Tzus são cachorros pequenos. Aliás, diferentemente do significado de sua raça – cachorro leão –, eles não têm o tamanho de um leão, nem a agressividade. Os animais, originários da China, mais precisamente do Tibete, têm uma aparência extremamente amigável. Para melhorar ainda mais essa aparência, que tal conhecer os tipos de tosa para Shih Tzu?

Além do aspecto físico, a personalidade divertida faz com que esse pet seja o amigo perfeito para famílias com filhos de todas as idades. Está pensando em adotar e quer saber como cuidar de um? Continue lendo!

Cuidados com os Shih Tzus

Os cuidados com os pets vão além de comida, amor e garantir que eles tenham brinquedos para se divertir. É claro que o tipo de ração pode influenciar na qualidade de vida do seu amigo, mas outra coisa que vai evitar alguns problemas é o tipo de corte nos pelos dele. Então, que tal saber mais?

Tipos de tosa para Shih Tzu

Tosa bebê

Um pouco antes do Shih Tzu completar um ano de idade, se inicia uma troca de pelos que pode gerar inúmeros nós e machucar seu pet. Por isso, é importante manter os pelos tosados e curtos. E para que o resultado seja o esperado, o ideal é deixar que um profissional faça isso.

Há três possibilidades de tosa desse tipo: curta, deixando seu pet com os pelos bem curtos; média, em que a pelagem não é grande, nem curta, com cerca de quatro dedos de comprimento; e grande, com até seis dedos de comprimento. 

Tosa longa

Se o tutor do Shih Tzu opta por deixar os pelos grandes, é indispensável que use condicionador e os dedos para tirar os nós que se formarão. Depois da lavagem, o ideal é passar a escova para manter o aspecto bonito. 

Por mais que a pelagem do animal seja muito bonita, não é o ideal mantê-la assim ao natural. Isso porque o pet pode sofrer com esses nós e acabar se machucando. 

tipos de tosa para shih tzu

Tosa leão

Esse tipo de tosa dá sentido ao nome da raça – cachorro leão –, mas não no quesito aparência, porque ele fica ainda mais fofo! A tosa leão é quando apenas o pelo comprido que fica ao redor da cabeça não é tosado, ou seja, o corpo, as patas e o rabo são. 

Quando escovado da maneira certa, o pelo fica com bastante volume, o que dá a ideia de uma juba de leão – por isso o nome. Além disso, é uma forma de dar um ar divertido ao seu pet, e também sair um pouco do comum com ele. 

Tosa higiênica

Esse tipo de tosa é muito importante e indispensável para o Shih Tzu, assim como para qualquer cachorro. E o que é a tosa higiênica? É quando se tira um pouco dos pelos nas regiões da virilha, barriga, bumbum e sola da pata. 

Além dessas partes, os pelos da orelha e da região dos olhos também precisam ser aparados, pela sensibilidade dos locais. 

Aliás, é importante que a tosa – não só a higiênica, como qualquer uma – seja feita uma vez por mês, porque os pelos dessa raça crescem muito rápido.

Quer mais detalhes sobre o pet? Assista o vídeo abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário