Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tosa higiênica: o que é, para que serve e qual a importância?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tosa higiênica poodle

A tosa higiênica é um serviço de estética, higiene e embelezamento em animais que representa uma fatia significativa em pet shops e clínicas veterinárias. Isso porque esse procedimento é altamente recomendado e importante para cuidar da higiene e saúde de cães e gatos.

Se você possui um pet em casa, precisa saber tudo sobre o que é, qual a importância, para que serve e muito mais sobre banho e tosa. Por exemplo, qual a frequência para realizar o procedimento? Vamos explicar para você tudo referente a tosa higiênica em cachorros e gatos. Confira!

O que é a tosa higiênica?

Rápido, indolor e seguro, a tosa higiênica nada mais é do que um procedimento destinado a  ajudar a manter cachorros e gatos limpinhos e saudáveis, ou seja, melhorar a higiene do seu bichinho de estimação e, com isso, contribuir para a saúde dele.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como é feita tosa higiênica? De forma prática, o cuidado é realizado nas seguintes etapas: aparar os pelos da região anal, perianal, da barriga e da parte de baixo das patas (almofadas plantares), inclusive aquelas que crescem entre os dedinhos do pet.

Então, para saber o que inclui na tosa higiênica do cachorro e gato, é preciso analisar qual a pelagem e necessidade de cada animal. Vale ressaltar que cada raça tem suas próprias características de volume, densidade, comprimento e textura dos pelos, portanto cada animalzinho é individualmente avaliado para determinar o melhor tipo de tosa higiênica. Em alguns casos, pode ser feita também a limpeza dos ouvidos, o corte e o lixamento das unhas, e a limpeza dos olhos.

Qual a importância da tosa higiênica?

banho e tosa higiênica
A tosa higiênica é uma solução muito comum em pet shops, que contribui para manter a higiene e a saúde do animal em dia.

Por que é tão importante fazer a tosa higiênica? São diversos benefícios e vantagens que podemos destacar sobre esse cuidado, como por exemplo, o conforto que proporciona ao animal, como também garantia de ter mais higiene para o seu bichinho. Esse tipo de tosa, é benéfica por ajudar a prevenir diversas doenças e odores desagradáveis causadas por ácaros, fungos e bactérias.

Além disso, também promove vantagens em relação à segurança. Como a tosa também é feita nos pelos nas patinhas, isso vai evitar com que escorregue em pisos lisos. Dentre outros benefícios que destacam a importância da tosa higiênica, estão: 

  • Facilitar manutenção da higiene diária;
  • Evitar que alimentos, fezes ou gravetos fiquem enroscados nos pelos;
  • Combater o acúmulo de secreção e umidade;
  • Diminuir a ação de fungos e bactérias;
  • Ajudar em casos de cuidados pré e pós cirúrgicos;
  • Facilitar fêmeas prenhes, próximo à hora do parto e amamentação;
  • Colaborar na higiene de animais paraplégicos/ tetraplégicos; 
  • Evitar assaduras e feridas;
  • Auxiliar no tratamento de dermatites e outras afecções.

Tudo isso sem contar que os pets ficam ainda mais bonitos, mesmo que não seja especificamente um procedimento estético.

Qual a frequência da tosa higiênica?

Para algumas raças, em especial as que são muito peludas, se a tosa não for realizada com frequência pode gerar acúmulo de sujeira e, consequentemente, doenças. Então, se a dúvida é quando deve ser feita a tosa higiênica? A resposta é depende.

Isso vai variar de quão rápido o pelo do animal cresce, como também do seu comprimento. Apenas um veterinário pode ajudar a definir a frequência correta baseado nas características do seu pet. Mas de forma geral, é comum que a tosa higiênica ocorra uma vez por mês. 

Quais raças precisam fazer a tosa higiênica?

Todos os tipos de cachorro podem se beneficiar da tosa, com exceção daqueles que naturalmente possuem a pelagem bem baixinha e rente ao corpo. Algumas raças têm nesse cuidado um importante aliado na manutenção da saúde.

A tosa higiênica no yorkshire, por exemplo, além da questão da saúde, contribui para a sua segurança. Como os pelos desse cãozinho são muito longos, ele pode cair e se machucar caso não sejam periodicamente aparados. Além disso, o embaraço dos pelos e a formação de nós é muito doloroso para o cão.

tosa higiênica shih tzu
A tosa higiênica não é um procedimento estético ou um luxo, mas sim um cuidado que se torna necessária de acordo com a raça do cão.

Em outro caso, a tosa higiênica em poodle também tem fatores de preservação das características da raça, além das questões de saúde que já mencionamos. O corte dos pelos do poodle em determinados formatos reforça as características dos pelos, que são densos e bem crespos, podendo ser feita na cauda, raspar as patas (fêmeas) e o focinho.

Já a tosa higiênica em shih tzu já se tornou uma marca registrada da raça: chamada frequentemente de tosa bebê, esse tipo de manutenção dos pelos consegue deixar até mesmo os cachorros velhinhos com carinha de filhote. Além de ser higiênico, é fofo!

Esses são só alguns exemplos, mas em determinadas raças de cães, a tosa é um procedimento indispensável, devendo ser realizada frequentemente para garantir a saúde e higiene do animal. Confira algumas das raças de cães: 

Gato pode fazer tosa higiênica?

Se você está achando que a tosa só beneficia os cachorros, vamos te contar sobre as maravilhas que ela pode fazer também pelos gatos!

Além de contribuir com a limpeza do bichano, a tosa higiênica em gatos pode ajudar os pets mais peludos a se sentirem mais dispostos no verão, e quem sabe até reduzir a formação de bolas de pelo, que se formam a partir do hábito do gato de se lamber para fazer a própria higiene.

Em todo caso, é recomendado procurar um especialista para garantir que o banho e tosa higiênica seja feita da melhor maneira para o pet. Se tiver dúvidas, não deixe de conversar com o médico-veterinário da sua confiança.

Qual a diferença de tosa para tosa higiênica?

cachorro no pet shop
A tosa higiênica é realizada nas regiões da barriga, perianal e anal, e almofadas plantares.

O principal objetivo da tosa é, como o próprio nome sugere, contribuir para a limpeza do pet. Assim, quando o bichinho faz suas necessidades fisiológicas, não ficam restinhos de xixi ou cocô presos aos pelos do corpo, o que pode provocar diversas doenças e infecções, além do mau cheiro.

Na tosa completa, o pelo do corpo todo do pet é cortado bem curtinho, para aliviar a sensação de calor que pode causar bastante mal estar aos animais muito peludos durante o verão. Tanto a tosa higiênica quanto a tosa completa podem ser feitas com tesoura ou à máquina, vai da preferência do tutor e do que costuma funcionar melhor com o pet.

Porém, para ambos os serviços é indispensável que o procedimento seja realizado em clínicas com profissionais capacitados e especialistas em tosa. 

Tosa higiênica: a importância de levar seu pet em um lugar de confiança

Seja para o primeiro banho e tosa higiênica do filhote ou para realizar os cuidados necessários do seu pet mais velhinho, esse procedimento precisa ser feito por quem entende do assunto.

Se você tem um cão ou gato com grande quantidade de pelos, o serviço de banho & tosa da Pet Anjo, parceira da Cobasi, é o melhor lugar para cuidar do seu amigo do jeito que ele merece. Seu bichinho é tratado por profissionais especialistas – treinados para manejar o animal da forma correta e acalmá-lo – garantindo que ele passe por uma experiência relaxante durante todo o processo. 

poodle com pelagem curta

Então, não perca tempo e agende agora mesmo os cuidados de banho & tosa da Pet Anjo. É simples, entre nesse link e encontre a clínica mais próxima de você. Agora você já sabe a importância da tosa higiênica e onde fazer. Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários que vamos te ajudar. Até a próxima! 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Marta Duarte disse:

    Eu ganhei um casal de Chow Chow primitivo. Eles estão bem mal tem que fazer o banho em casa eles estão bem peludos parece que não toma banho a muito tempo .qual seria o valor . Para dar uma geral eles?

Deixe o seu comentário