

Uma dúvida que aparece entre tutores de cachorros com pelo longo é sobre os tipos de tosa e qual a ideal para o seu pet. Afinal, cada raça tem as suas características e cortar a pelagem do bichinho impacta diretamente na sua saúde e bem estar. É por isso que aprender sobre tosa e higiene faz a diferença.
Saiba mais sobre como manter o pelo do seu cão bonito e quais as opções de corte para a raça dele.
Assim como existem inúmeros cortes de cabelo para nós, os cachorros de pelo longo também ganham uma variedade de escolhas na hora de cortar a pelagem. Entretanto, alguns tipos de tosa se destacam por sua praticidade ou aparência que dá para o pet, saiba mais sobre cada uma.
O corte é apropriado para qualquer raça, pois consiste em fazer uma limpeza das principais partes do corpo do bichinho, entre elas, as patas, rosto, barriga e região íntima. Por tirar apenas o excesso da pelagem, ela é mais fácil de realizar e ajuda a diminuir o acúmulo de sujeira nas regiões.
O tipo de tosa, como o próprio nome diz, imita a aparência de um leão e, por isso, os pelos ficam maiores por todo o dorso do animal, além das patas e cauda. É um corte que faz sucesso entre os tutores de Spitz Alemão, por exemplo.
Um rosto angelical conquista qualquer pessoa, por isso os tutores de cães adoram a tosa bebê. O corte consiste em deixar o pelo bem rente ao corpo, e no caso de cachorros de porte pequeno, a aparência remete aos tempos de filhote. É uma ótima opção para evitar os nós na pelagem.
Depende muito, isso porque determinadas raças nunca devem ser tosadas na máquina por conta da sua pele sensível. Além disso, o equipamento também é um risco para cães que possuem subpelo, como o Lulu da Pomerânia, Chow Chow e Husky. Nestes casos, a tesoura de trimming é a primeira recomendação.
Você é livre para escolher o tipo de corte que deseja no seu pet, sendo que certas raças possuem a tosa padrão, isto é, uma aparência específica que inclusive é levada bastante a sério em competições. Entretanto, certos tipos de tosa fazem sucesso entre os tutores de raças conhecidas, veja só!
É até divertido escolher um entre tantos tipos de tosa para Shih Tzu, até porque a pelagem longa da raça é propícia para inúmeros cortes. Os tutores que procuram praticidade na hora de cuidar do pelo do animal, a mais comum é a tosa bebê.
Porém, se você quer ousar mais entre os tipos de tosa para Shih Tzu fêmea, aposte em opções como a tosa japonesa, que tira o excesso do pelo do corpo deixando apenas o rosto peludo.
Por conta do seu pelo comprido, os tipos de tosa para Lhasa Apso mais procuradas são a tosa higiênica, tosa japonesa e a tosa bebê. Contudo, depende bastante do que o tutor procura, pois se a opção for manter o pelo longo, os cuidados são maiores.
O aspecto dourado do pelo da raça é uma das características físicas que mais chama atenção, ainda mais quando a pelagem se mantém comprida. Agora, se o tutor não pretende escovar frequentemente o pelo com uma rasqueadeira, o melhor é investir em um dos tipos de tosa para Yorkshire que dão menos trabalho, é o caso da tosa bebê Yorkshire.
Uma das aparências mais buscadas por tutores entre os tipos de tosa para Poodle é a padrão, ou seja, aquela que imita um pompom no topo da cabeça, orelhas e rabos. Ainda entre as opções está a bebê, que é ótima para manter a pelagem com aspecto saudável e evitar nós.