Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tipos de tosa: os cortes mais comuns para cada raça

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tipos de tosa para cachorro

Uma dúvida que aparece entre tutores de cachorros com pelo longo é sobre os tipos de tosa e qual a ideal para o seu pet. Afinal, cada raça tem as suas características e cortar a pelagem do bichinho impacta diretamente na sua saúde e bem-estar. É por isso que aprender sobre tosa e higiene faz toda a diferença.

Saiba mais sobre como manter o pelo do seu cão bonito e quais as opções de corte para a raça dele.

Quais são os tipos de tosa?

Assim como existem inúmeros cortes de cabelo para nós, os cachorros de pelo longo também ganham uma variedade de escolhas na hora de cortar a pelagem. Entretanto, alguns tipos de tosa se destacam por sua praticidade ou aparência que dá para o pet, saiba mais sobre cada uma.

Tosa higiênica

O corte é apropriado para qualquer raça, pois consiste em fazer uma limpeza das principais partes do corpo do bichinho, entre elas, as patas, rosto, barriga e região íntima. Por tirar apenas o excesso da pelagem, ela é mais fácil de realizar e ajuda a diminuir o acúmulo de sujeira nas regiões.

Tosa leão

grooming dogs Spitz Pomeranian in the cabin. Professional care for the dog.

O tipo de tosa, como o próprio nome diz, imita a aparência de um leão e, por isso, os pelos ficam maiores por todo o dorso do animal, além das patas e cauda. É um corte que faz sucesso entre os tutores de Spitz Alemão, por exemplo.

Tosa bebê

tipos de tosa bebe yorkshire

Um rosto angelical conquista qualquer pessoa, por isso os tutores de cães adoram a tosa bebê. O corte consiste em deixar o pelo bem rente ao corpo, e no caso de cachorros de porte pequeno, a aparência remete aos tempos de filhote. É uma ótima opção para evitar os nós na pelagem.

Máquina ou tesoura na hora de tosar o cachorro?

Depende muito, isso porque determinadas raças nunca devem ser tosadas na máquina por conta da sua pele sensível. Além disso, o equipamento também é um risco para cães que possuem subpelo, como o Lulu da Pomerânia, Chow Chow e Husky. Nestes casos, a tesoura de trimming é a primeira recomendação. 

Existe uma tosa específica para cada raça?

Você é livre para escolher o tipo de corte que deseja no seu pet, sendo que certas raças possuem a tosa padrão, isto é, uma aparência específica que inclusive é levada bastante a sério em competições. Entretanto, certos tipos de banho e tosa fazem sucesso entre os tutores de raças conhecidas, veja só!

Shih Tzu

É até divertido escolher um entre tantos tipos de tosa para Shih Tzu, até porque a pelagem longa da raça é propícia para inúmeros cortes. Os tutores que procuram praticidade na hora de cuidar do pelo do animal, a mais comum é a tosa bebê.

Porém, se você quer ousar mais entre os tipos de tosa para Shih Tzu fêmea, aposte em opções como a tosa japonesa, que tira o excesso do pelo do corpo deixando apenas o rosto peludo.

Lhasa Apso

Por conta do seu pelo comprido, os tipos de tosa para Lhasa Apso mais procuradas são a tosa higiênica, tosa japonesa e a tosa bebê. Contudo, depende bastante do que o tutor procura, pois se a opção for manter o pelo longo, os cuidados são maiores.

Yorkshire

O aspecto dourado do pelo da raça é uma das características físicas que mais chama atenção, ainda mais quando a pelagem se mantém comprida. Agora, se o tutor não pretende escovar frequentemente o pelo com uma rasqueadeira, o melhor é investir em um dos tipos de tosa para Yorkshire que dão menos trabalho, é o caso da tosa bebê Yorkshire.

Poodle

tipos de tosa para poodle

Uma das aparências mais buscadas por tutores entre os tipos de tosa para Poodle é a padrão, ou seja, aquela que imita um pompom no topo da cabeça, orelhas e rabos. Ainda entre as opções está a bebê, que é ótima para manter a pelagem com aspecto saudável e evitar nós.

Cada raça possui um tipo de pelagem diferente e, com isso, os cuidados também mudam. Faça sempre o acompanhamento veterinário do seu pet e prefira pet shops com profissionais especializados para banho e tosa, como a Spet. Ainda tem dúvidas? Deixe a sua pergunta nos comentários!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Angela disse:

    Vi vários tipos de tosa para várias raça, mas ñ vi a tosa para o Maltês, e p mim está difícil achar um tosador de Maltês.

  2. Angela disse:

    Não consigo um tosador que acerte a tosa da minha Fox terrier . Erram sempre.

  3. Renata disse:

    Quais raças não podem ser tosadas com máquina?

  4. Marta disse:

    Preciso comprar máquina pra tosar
    Patinhas , carinha é fazer tosa higiênica também orelhas
    Tem uma máquina que dá pra fazer essas regiões???

  5. Ângela Maria disse:

    Eu tenho cachorros York geralmente faço tosa bebê neles e o que mas combina com eles obrigada

Deixe o seu comentário